Qual o significado espiritual da Oliveira?

Perguntado por: aaragao . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Símbolo de fertilidade e paz, a planta está presente na mitologia grega, sendo consagrada aos deuses Minerva, Júpiter e Apolo.

A folha de oliveira é a folha da árvore na qual nasce a oliva, mais conhecida como azeitona – tanto a verde quanto a preta. Basicamente, a folha da oliveira é fonte de propriedades medicinais promotoras de ação curativa e, por isso, ela pode ser usada em benefício da saúde do corpo humano.

Mui- to ilustrada na Bíblia, a oliveira, em hebraico zayit que significa oliveira, azeitona) é uma ár- vore da família das oleáceas.

A oliveira desempenha um papel muito importante, porque não só ela utiliza terra que é inadequada para outras culturas, mas também ajuda a proteger o solo da erosão. Os produtos principais produzidos da oliveira são azeite e azeitonas de mesa. O bagaço da azeitona é também importante para uso industrial.

Significado de Oliveira
substantivo feminino [Botânica] Gênero da família das oleáceas, árvores de países quentes, que fornecem a azeitona. (A oliveira era considerada, na Antiguidade, símbolo de sabedoria, de paz, de abundância e de glória.).

As origens da Oliveira
Na sua forma primitiva, a oliveira surgiu na Era Terciária, sendo mais antiga que o Homem. O seu aparecimento deu-se na região da Ásia Menor, provavelmente na Síria ou na Palestina, onde foram descobertos vestígios de lagares e fragmentos de vasos da Idade do Bronze.

“Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação. ”

Parte comestível: O fruto conhecido como azeitona é uma drupa de cor verde ou negra de forma ovoidal e elipsoide.

O que faz das oliveiras ter tantas propriedades especiais como: ação antialérgica, anti-inflamatória e antioxidante. É também hipotensor, febrífugo, espasmódico, diurético, hipoglicemiante.

Além de possuir uma atividade de proteção vascular, ajudando a reduzir a pressão arterial. Os benefícios da folha da oliveira já eram conhecidos no antigo Egito. Atualmente já se comprovou, em diversos estudos, que o seu uso tem ação protetora dos sistemas cardiovascular e imunológico.

O banho de oliveira é um banho atrativo para sorte, sucesso, vitórias e bem estar. Esta erva é vinculada á Júpiter, o planeta que atrai boa sorte e multiplica as bençãos. Os gregos á utilizavam em busca de cura, fertilidade, paz e sucesso.

A videira pode ser vista como a Igreja espiritual e a figueira como Israel nacional. As demais árvores são as outras nações. A oliveira é a união dos remanescentes de Israel com as nações pela fé. Joel profetizou que a videira e a figueira produziriam fruto ao mesmo tempo no fim dos tempos (Joel 2.22).

Esta família teve seu mais antigo membro de uma das famílias portuguesas. Dom Pedro de Oliveira foi o iniciante desta tradicional linhagem que constituía o Solar dos Oliveiras, na freguesia de Santa Maria na região dos Arcos de Valdevez, lugar de onde se ramificou por todo Portugal esta nobre família.

ginkgo biloba

A árvore escolhida foi um ginkgo biloba, considerada um símbolo de paz, esperança e longevidade. Uma espécie extremamente resistente, que existe há cerca de 200 milhões de anos, tendo, inclusive, sobrevivido à radiação da bomba de Hiroshima.

No Budismo, a árvore da vida é representada pela árvore Bodhi, local onde Buda recebeu uma iluminação. No Cristianismo, versão a qual estamos mais habituados, o item tem relação direta com sabedoria e imortalidade.

Oliveira (ou de Oliveira) é um sobrenome toponímico de origem lusa, associado ao Paço da Oliveira, na freguesia de Santa Maria da Oliveira, em Arcos de Valdevez, norte de Portugal. O primeiro a usar o sobrenome foi Pedro de Oliveira, que viveu no século 13.

A azeitona é o fruto da oliveira (Olea europaea), seu nome é de origem arábica, a qual surge da junção do árabe clássico (zaytünah) com arameu (zaytünã), sendo que esse último, faz referência a palavra azeite, daí surge então a palavra azeitona.

A azeitona é o pequeno fruto de sabor amargo da oliveira, Olea europea. As azeitonas são classificadas como frutas porque: Formam-se a partir do ovário da flor da oliveira. Têm estruturas que geram sementes – os caroços que você deixa ao lado do prato.

A oliveira é uma árvore perene, suas folhas podem ser coletadas ao longo do ano, enquanto as frutas são colhidas no final de setembro a meados de novembro. As folhas coletadas a partir das oliveiras crescem em estado selvagem são ditas para incluir maior intensidade dos elementos ativos da planta.