Qual a vida útil de um tênis?

Perguntado por: abarros5 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Existe um consenso entre a maioria das marcas de que a durabilidade dos calçados esportivos é de 600 km de uso na corrida ou caminhada. No entanto, essa medição não é confiável, já que são muitos os fatores que influenciam o momento de aposentar seu tênis.

Um dos grandes diferenciais dos tênis Asics é a utilização de amortecimento em gel, o qual costuma ter uma durabilidade maior que o EVA, que pode se desgastar mais rapidamente. Desse modo, é uma das melhores marcas para quem busca um tênis que dure por anos.

A durabilidade de 500km é apenas um padrão que foi calculado levando em conta que o atleta corra entre 4 e 6 vezes por semana e que conserve o tênis adequadamente. Funciona como uma baliza para os consumidores. Entratanto, naturalmente, há calçados que duram mais do que 500km (já vi casos que chegaram a durar 840km).

Embora muitos sapatos tenham uma vida útil de cinco anos em média, é possível estender este período com alguns cuidados específicos. Afinal, não é nada fácil ter que abandonar um par queridinho e que exigiu um investimento considerável. E o melhor é que os métodos de conservação são superpráticos.

Então, afinal, quantos tênis devo ter? Pensando nesses fatores, caso o atleta treina 3 a 4 vezes na semana, o ideal seria que tivesse pelo menos 2 tênis. Já para pessoas que treinam de 5 a 6 vezes na semana, o ideal seria ter no mínimo 3 tênis para realizar o rodízio.

Se a durabilidade dos produtos é de em média 6 meses mesmo...

O tamanho e a forma devem corresponder ao tamanho e forma do seu pé. Seus dedos não devem se estender pela frente ou pelos lados. A ponta, por sua vez, deve chegar mais ou menos onde os dedos dos pés se estreitam.

As tendências de calçados estão o tempo todo se renovando, mas o conforto nunca sai de moda e por isso os tênis continuam sempre em alta.
...
Os tênis do momento

  1. 1 – Tênis do papai (dad sneakers) ...
  2. 2 – Tênis flatform. ...
  3. 3 – Tênis-meia. ...
  4. 4 – Tênis esportivo. ...
  5. 5 – Tênis customizado.

Solid Gold OVO x Air Jordan
Chegou a hora de você saber qual é o tênis mais caro do mundo. Avaliado em 2 milhões de dólares (10,4 milhões de reais), o Solid Gold OVO, da Nike, foi desenvolvido para o rapper Drake, utilizando ouro puro sólido de 24 quilates em sua composição.

Da próxima vez que for adquirir uma chuteira ADIDAS, saiba que ela tem uma durabilidade pequena. Menos de 30h de jogo. Se você joga uma vez ou outra, ali no final do ano com o pessoal da firma ou da família, tudo bem. Mas se joga pelo menos uma vez por semana, esqueça.

O ponto forte da Nike definitivamente é o seu poder de inovação, que mantém seus clientes permanentemente engajados com a marca. Isso acontece por meio de suas grandes comunidades.

A empresa há muito tempo é líder na produção de calçados esportivos, roupas, acessórios e produtos relacionados, não é apenas produtos para atletas, mas também uma loja amada por aqueles que valorizam conveniência, qualidade e estética.

Quando nos referimos aos calçados, esta reação química pode acontecer principalmente em decorrência de três fatores: armazenagem inadequada, sujeira ou falta de utilização. É justamente por isso que uma bota ou um tênis guardado por muito tempo pode começar a se “desfazer”.

Evite deixar os sapatos em caixas de papelão, propensas ao aparecimento de traças e baratas, ou sacos plásticos, que impedem que o ar circule. Ou seja, o ideal é colocar os pares dentro de sacos de flanela ou de TNT, de preferência com um visor.

Use espaços secos e arejados para guardar seus calçados
Para evitar o mofo, não armazene os sapatos em partes da casa com umidade ou vapor. Também evite guardá-los dentro de caixas de papelão, pois esse material acumula umidade do ar e pode passá-la para os calçados.

Utilizar o mesmo par de sapatos todos os dias, por muitas horas, é o mesmo que caminhar pela grama molhada, neve ou poça d'água — o grau de umidade é bastante semelhante. O ambiente escuro e aquoso é ideal para a proliferação de fungos e bactérias, que podem provocar de simples micoses e frieiras até infecções graves.

É mais comum na região dos tornozelos. Quase sempre aparece acompanhada de dor e inchaço. Por incrível que pareça, usar tênis o dia todo pode provocar dores na coluna. Principalmente se o calçado não tiver o amortecimento adequado e quando não estamos com a postura ajustada.

Mais de 90% das pessoas tinham uma diferença ao menos milimétrica entre os pés esquerdo e direito, sendo que em quase 30% a variação era mais significativa — até 2 centímetros.

O Olympikus Rastro é o tênis ideal para quem busca conforto e maior performance nas suas corridas. O seu cabedal é confeccionado em tecido de dupla camada com tecnologia OXIBREATH 2.0, para alta performance, com aberturas localizadas em pontos estratégicos para maior respirabilidade e conforto.

O ideal seria 3 vezes por semana no mínimo, não apenas com aulas, mas jogando partidas para treinar situações e bolas diferentes.

Sabendo identificar o tênis Olympikus original
A sua principal característica a ser observada é que nunca se encostam em dois pontos específicos, a direita e a esquerda. Nos tênis de corrida Olympikus essa logomarca sempre é vista na lateral externa, bem visível.