Qual o tipo de linguagem utilizada no barroco?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

A arte barroca é vinculada à contrareforma. Caracteriza-se pela linguagem rebuscada, uso de hipérbole e de metáforas. No Brasil, o Barroco foi introduzido com o poeta: Bento Teixeira.

O barroco literário é normalmente identificado com a predominância de certas figuras de linguagem nos textos. As célebres antíteses e os paradoxos, além de inversões sintáticas, anadiploses, quiasmos etc., caracterizam a literatura do Seiscentismo.

As principais características da literatura barroca são o fusionismo, o cultismo e o conceptismo. No Brasil, os dois principais escritores desse estilo são Gregório de Matos (1636-1696), autor de poesias sacras e satíricas, além de Pe.

Linguagem rebuscada, dramática e exagerada; Uso de figuras de linguagem: antítese, paradoxo, hipérbole e metáforas; Cultismo ou Gongorismo (jogo de palavras); Conceptismo ou Quevedismo (jogo de ideias).

As principais Figuras de Linguagem são Metáfora, Símile, Analogia, Metonímia, Perífrase, Sinestesia, Hipérbole, Elipse (ou Zeugma), Silepse, Hipérbato (ou Inversão), Polissíndeto, Antítese, Paradoxo, Gradação (ou Clímax) e Personificação (ou Prosopopeia).

A Linguagem do Barroco é provocadora e rebelde. Ela retrata a inquietação, a inconformidade do homem e o seu conflito do corpo e da alma, da razão e da fé (dualismo e contradição). Isso tudo em virtude do contexto histórico em que se insere, especialmente ao Renascimento e à Contrarreforma.

Embora a arquitetura tivesse maior importância, foi a escultura que foi mais difundida durante o período barroco, sendo caracterizada até como uma forma de arte cristã.

As figuras de linguagem mais utilizadas no barroco são: Paradoxo e Antítese, uma vez que nessa escola literária o rebuscamento e a extravagancia estavam muito presentes nas artes como um todo.

Aqueles tradicionalmente tidos como os principais são: o nível fonético-fonológico, o nível morfológico, o nível sintático. Esses três níveis constituem a gramática de uma língua.

c) O Barroco apresenta, como característica marcante, o espírito de tensão, conflito entre tendências opostas: de um lado, o teocentrismo medieval; de outro, o antropocentrismo renascentista.

As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Na literatura barroca, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes.

As principais características do Barroco
Valorização do detalhe; Dualismo e contradições; Obscuridade, complexidade e sensualismo; Barroco literário: cultismo e conceptismo.

Suas principais características são o fusionismo, o culto ao contraste, o cultismo e o conceptismo. Assim, as principais obras literárias desse estilo no Brasil são Prosopopeia, de Bento Teixeira; Os sermões, de Padre António Vieira; além da poesia de Gregório de Matos.

Os versos barrocos são caracterizados por utilizarem uma linguagem rebuscada, elaborada, com muitos detalhes. Há também o emprego de muitas figuras de linguagem fazendo um verdadeiro jogo com as palavras.

Os tipos de linguagem são: verbal, não verbal e mista. A linguagem verbal recorre à palavra, falada ou escrita. Exemplos: notícia de jornal, e-mail, chamada telefônica. A linguagem não verbal recorre à imagem, cor, gesto, som.