Qual o traço para piso grosso?

Perguntado por: uguimaraes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 3 votos

O traço sugerido para contrapiso pela NBR 13753 é de 1:0, 25:6 considerando volume de cimento, cal hidratada e areia. Sobre os diferentes tipos de contrapisos, os principais usados se dividem em contrapiso convencional, autonivelante, com argamassa pronta e com isopor (usado em isolamento térmico e acústico).

RESPOSTA: Aproximadamente 2,03 sacos para cada metro quadrado de construção.

A ordem de um traço de concreto é identificada por numerais, por exemplo, um traço comum de 1:2:3 indica que a proporção é de 1 parte de cimento por 2 de areia e 3 de brita, sempre nesta sequência de materiais.

O concreto para piso perfeito é aquele tem uma exsudação nula, ou o mais perto da nula possível.

A principal diferença, portanto, é que o contrapiso é usado para receber o piso do acabamento final, garantindo uma instalação sem erros e proporcionando mais durabilidade para o revestimento. Outra diferença é que o piso pode ser usado no revestimento de diversos cômodos da casa, em ambientes secos e molhados.

Cálculo para os materiais do concreto

  1. Cimento = volume total x rendimento do cimento;
  2. Areia média = volume total x rendimento da areia;
  3. Pedra brita 1 = volume total x rendimento da pedra.

A tela foi desenvolvida para substituir as telas metálicas e galvanizadas no reforço de contrapiso evitando trincas e rachaduras com a movimentação que ocorre sobre a estrutura de concreto, dando maior resistência e garantia na obra.

Por isso, antes de fazer o contrapiso é necessário aplicar uma camada de concreto. Esta base tem de 10 a 15 cm de espessura e é feita com concreto de baixa resistência. Este tipo de concreto é chamado popularmente de concreto magro.

Para descobrir quantidade de sacos de cimento que serão utilizados a conta é: cada saco (50kg), correspondente a aproximadamente 38 litros, vamos dividir 300l por 38litros/saco = 7,9 sacos. Isso significa que para cobrir 80m² de parede, serão necessários 8 sacos de cimento.

1 saco de cimento 50 kg; 4 latas de 18 litros de areia; 5 latas e ½ de 18 litros de brita; 1 lata e ¼ de 18 litros de água.

Neste exemplo o volume pode ser calculado como:

  1. Volume contrapiso = largura x comprimento x espessura. Volume contrapiso = 5 x 6 x 0,05. Volume contrapiso = 1,5m³ ...
  2. Cimento = volume contrapiso x rendimento do cimento. Cimento = 1,5 x 5. ...
  3. Areia = volume contrapiso x rendimento da areia. Areia = 1,5 x 1,08.

Um traço de 1:2:3, por exemplo, indica que a proporção será de 1 parte de cimento por 2 partes de areia e 3 partes de brita, sempre obedecendo essa ordem. Já a quantidade correta de água varia porque depende da umidade da areia e da trabalhabilidade final do concreto.

A técnica usada nesse tipo de piso consiste em polvilhar o cimento em pó sobre a argamassa de contrapiso recém-executada, fazendo o acabamento (chamado de queima) do piso com uma desempenadeira metálica lisa. Essa técnica também pode ser feita em cima de contrapisos já existentes.

Pode sim . Desde que esteja nívelado e com aderência. Quanto a junta de dilatação o bom é seria fecha - la com uma nata de cimento depedendo da espessura.

Uma dosagem diferente para cada situação
Por exemplo, para fazer uma fundação, o traço de concreto é de 5 latas de 18L de areia, 6 latas da mesma medida e meia de pedra e 1 lata e meia de água para cada saco de cimento.

de 8 a 12cm

As calçadas são geralmente feitas com duas camadas de concreto e tem espessura média de 8 a 12cm. A primeira camada é feita com concreto magro, e serve para formar uma base com 3 a 5cm. Se preferir, você pode utilizar pedra brita compactada.

Medida para fazer Concreto
Em geral, utiliza-se um traço composto por 1:2:3. 1 parte de cimento. 2 partes de areia. 3 partes de brita.

O cimento CP V-ARI em um contrapiso somente se justificaria se houvesse a necessidade de se lançar o piso imediatamente após, ou seja, muita pressa. Este cimento é mais caro e, por ser muito rápido, tem a tendência de provocar retração e consequentes fissuras. Caso contrário, o mais indicado seria o cimento CP II-Z-32.

A NBR 13753 recomenda uma espessura média de 1,5cm a 2,5cm.

Entenda o que é contrapiso
Ao ser feito diretamente sobre o solo, utiliza-se uma base com concreto magro, ou seja, um concreto que tem baixa resistência. Entretanto, caso seja necessária uma estrutura mais resistente, como para construção de laje, adiciona-se malha de aço.