Qual orixá representa Santo Antônio?

Perguntado por: asilva8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

No sincretismo religioso, os santos católicos Santo Antônio, São Pedro e São João, muito lembrados neste mês de festas juninas, são, respectivamente, Ogum, Xangô e Oxossi, no candomblé.

Santo Antonio de Pemba, na Umbanda, que é o Patrono de Exú, que rege as legiões desses espíritos guerreiros e mensageiros dos Anjos Superiores (orixás), que preside as batalhas navais e terrestres. Santo Antonio que protege as pessoas dos espíritos malignos e que traz o que estava perdido.

No dia 13 de junho é comemorado o dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro para os católicos, e Bará, para as religiões de matriz africana.

São Jerônimo

Costuma se dizer que São Jerônimo, que no sincretismo religioso corresponde ao orixá Xangô, castiga os mentirosos, os ladrões e malfeitores. Seu símbolo principal é o machado de dois gumes e a balança, símbolo da justiça. Tudo que se refere a estudos, a justiça, demandas judiciais e contratos, pertencem a xangô.

São Jorge

No sincretismo das religiões afro-brasileiras, Ogum é associado a São Jorge, o cultuado Santo Guerreiro da religião católica. Por isso, comemora-se o dia de Ogum no mesmo dia de São Jorge: 23 de abril. Seu dia de semana é terça-feira.

Dia 13 de junho é marcado como o Dia de Santo Antônio - santo mundialmente conhecido por interceder por quem quer encontrar o amor da vida ou para resolver conflitos com a pessoa amada. Além disso, Santo Antônio também é o padroeiro dos pobres e ajuda as pessoas a encontrarem objetos perdidos.

São Sebastião

Em diversos templos e casas, é dia de celebração à Oxóssi, o orixá que faz sincretismo com São Sebastião no Rio. Oxóssi é considerado o rei das matas, das caças e da fartura. São Sebastião era um soldado do Império Romano que se converteu ao cristianismo e foi martirizado duas vezes por conta da sua fé.

Xangô é um orixá bastante cultuado pelas religiões afro-brasileiras, considerado deus da justiça, dos raios, dos trovões e do fogo, além de ser conhecido como protetor dos intelectuais.

Ele é dono das chaves dos portais, encruzilhadas e caminhos. Suas saudações, obrigações e cortes, devem sempre ser feitos em primeiro lugar.

Sincretismo: Santo António. Saudação: Laroyê Exu, Exu é Mojubá! Orixá protetor dos animais e senhor das ervas medicinais, portanto, rege a cura.

Mesmo considerado um mestre juremeiro, Zé Pilintra, ou simplesmente Seu Zé, é umas das representações mais populares das macumbas cariocas, de onde chegou aos terreiros de umbanda, tendo seu culto difundido em todo o Brasil.

Guarde a estátua com carinho e, sempre que precisar da energia de Santo Antônio, acenda uma vela branca e faça seu pedido", diz Atalla.

Escolha um vaso bonito e plante um pé de cravo branco, cuidando dele com muito carinho e atenção até que floresça. Durante esse processo, sempre que for cuidar da planta, pense em Santo Antônio e peça sua benção. Quando as flores nascerem, escolha a mais bonita e ofereça ao santo casamenteiro.

Dentro do guarda-roupa. A princípio, pegue uma imagem de Santo Antônio e a guarde dentro do guarda-roupa. Todos os dias, antes de dormir, faça uma prece de sua escolha e repita essas palavras: "perdoe-me por deixá-lo sem ver a luz do dia, mas é assim que me sinto sem minha alma gêmea.

Xangô é o poderoso orixá guerreiro que domina os raios e os trovões.

Seu grito é “êi-í-í”. No local do culto (terreiro), também denominado de Xangô, há um altar ou congar chamado de Peji, onde são colocadas oferendas e comidas para o santo.

“Xangô é uma das entidades mais reverenciadas e queridas. Manifesta-se com ênfase, com violência, com muita força, carregando seu machado, o oxê, e o maracá, o xerê. Ele tem a ver com a justiça, o poder, a realeza”, diz o babalorixá.

Protege os agricultores, os soldados, os artesãos e seus filhos e todas as pessoas que pedem a sua ajuda nas lutas, na justiça ou até mesmo por melhores condições de vida. Orixá do elemento terra, Ogum é pleno de energia e empreendedor e suas decisões são rápidas.