Qual Orixá representa a tartaruga?

Perguntado por: uribeiro . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 6 votos

Xangô - orixá do raio, fogo, trovão e da Justiça. Cores: vermelho e branco. Gosta de quiabo, carneiro e tartaruga.

Oxóssi é a divindade da caça que vive nas florestas. Seus principais símbolos são o arco e flecha, chamado Ofã, e um rabo de boi chamado Eruexim. Em algumas lendas aparece como irmã de Ogum e de Exú . É o orixá da caça; foi um caçador de elefantes, animal associado à realeza e aos antepassados.

O cachorro, é um animal guardião, companheiro e amigo, ele está diretamente ligado a Ogum, o Orixá guerreiro e senhor dos caminhos.

Aqui está Alabahun (Tartaruga) seu pai se dedicou a colher Eyin (fruto do Ikin). Quando Alabahun cresceu, também se dedicou a mesma profissão.

Jabuti, 'símbolo de gravidade, prudência e sabedoria'

A Oferenda para Oxum
Quem deseja agradar a Oxum deve lhe oferecer flores de cor amarela, lírios, mel, frutas e alimentos doces. Além desses, podem ser ofertados milho branco, arroz, fava e feijão preto.

Filha de Iemanjá com Oxalá, Iansã é irmã de Oxum, Obá e Oxóssi. Seu nome tem origem iorubá, sendo a contração da frase “Iyá omo mésàn” que significa mãe de nove filhos. Pois seu desejo pela maternidade era tão intenso que lhe foi concedido gerar nove herdeiros.

Toda a força e sensualidade de Iansã pode ser resumida na forma de uma bela mulher que gosta de receber muitos presentes em cores vivas, principalmente vermelho ou coral, que podem ser espelhos, pentes, anéis, colares, pulseiras, brincos e batons vermelhos, além de perfumes intensos e sensuais.

Os filhos de Iansã são como ela: livres e independentes, não dão nenhuma importância à opinião alheia. Amam a natureza, adoram viajar, são alegres e gostam de diversões. Audaciosos, poderosos e autoritários como ela, os filhos deste Orixá não aceitam afrontas e encaram qualquer desafio prontamente.

As ervas quentes na força de mãe Yansã são: espada de santa Bárbara, dandá da costa, para raio, eucalipto, pinhão roxo e quebra demanda.

Então Oxóssi jurou que nunca mais comeria o mel. Pois o mel o faria lembrar de todo sofrimento seu e do seu filho. Por isso Oxóssi não leva mel e Logun é lavado com açúcar mascavo e gengibre.

Yansã é a guerreira dona dos ventos e raios. Rege a sedução, paixão e também os espíritos dos mortos. Para ter sua proteção, use às quartas-feiras roupas ou peças vermelhas e brancas e ofereça-lhe acarajé ou bobó de camarão. Seus números para sorte: 4, 9 e 11.

Quem é Oxóssi:
Normalmente, esse orixá é representado pela figura de um homem que tem em suas mãos um arco e flecha, considerado uma espécie de guardião e caçador. Para as religiões afro-brasileiras, como a Umbanda e o Candomblé, Oxóssi é ligado ao conhecimento e à natureza.

(Laroiê, Exu Gato Preto!)

Ogum São Jorge é muito solicitado para quebrar demandas e abrir caminhos. Afastar as injustiças e inimigos.

É preciso também ter cuidado na hora de contar um segredo as filhas de Iemanjá: elas são incapazes de guardá-lo! Entre suas características negativas estão ainda o fato de gostarem de brigar, de serem intolerantes e irritantes. Não perdoam facilmente, quando ofendidas. São possessivas e muito ciumentas.

Segundo o praticante da universalidade espiritualista Leonardo Almeida, do Espaço Ilumina, Xangô domina o fogo e pode ser representado por um leão, que simboliza a força ou por uma tartaruga, por conta da sabedoria.

Atrai riqueza, prosperidade, paz, boa sorte e força; Uma tartaruga traz firmeza para sua vida pessoal e profissional.

No Xamanismo, a simbologia da tartaruga, como animal de poder, está associada à Mãe Terra, à longevidade e à proteção. Nos ensinamentos dos indígenas xamânicos, a tartaruga é o mais antigo símbolo do planeta Terra. Como símbolo xamânico, esse animal representa estabilidade.

Símbolo da sabedoria universal, ela nutre o seu próprio centro para progredir um pouco mais, com paciência, calma e estabilidade. Para os irmãos nativos norte-americanos, a Tartaruga anciã representa a própria Sabedoria da Terra.

A tartaruga de estimação têm muitas vantagens: não espalham pelos, não sujam muito a casa, são silenciosas e tranquilas. Existem muitos amantes de tartaruga pelo mundo, e muitos querendo virar amantes desses animais, mas ainda inseguros, sem saber como manter e cuidar de um bicho assim.