Qual os benefícios da pomada Dermacerium?

Perguntado por: onogueira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

DERMACERIUM® é um creme antimicrobiano, cicatrizante tópico, indicado para a prevenção e tratamento de infecções em queimaduras e feridas de difícil resolução, como úlceras crônicas de membros inferiores e mal perfurante plantar. A ação inicia-se no momento da aplicação.

Dermacerium 1% + 0,4%, caixa com 60 bisnagas com 50g de creme de uso dermatológico. Por este produto precisar ter apresentação de receita a sua venda é destinada a lojas próximas, devendo ser retirado presencialmente na farmácia.

A sulfadiazina de prata é um agente cicatrizante e antimicrobiano tópico na terapia de queimaduras, feridas cirúrgicas, úlceras e escaras infectadas. Previne infecções nos cateterismos vasculares. A ação inicia-se no momento da aplicação.

Aplicar uma vez ao dia. Pode ser aplicado duas vezes ao dia no caso de lesões muito exsudativas (úmidas) ou a critério médico. Utilizar Dermacerium® até a cicatrização da ferida. Não deve ser aplicado na região dos olhos.

Os nitratos são vasodilatadores que relaxam ou dilatam os vasos sanguíneos, para reduzir a resistência. Isto reduz a pressão arterial e facilita o fluxo sanguíneo no corpo, melhorando os sintomas. Alguns nitratos são tomados regularmente.

A sulfadiazina de prata trata de feridas principalmente aquelas com grande potencial de infecção e risco de evolução para infecção generalizada: queimaduras, úlceras de perna, escaras de decúbito e feridas cirúrgicas.

No caso de queimaduras, a sulfadiazina de prata retarda a cicatrização e não deve ser utilizada. Em vez dela, a prata nanocristalina, ou alternativas como octenidina e poliexanida, tendem a reduzir as infecções e favorecem a cicatrização rápida.

O Atrauman-Ag® foi utilizado em 15 dos 29 pacientes e, apesar da escassez de estudos de sua aplicaçao em queimaduras, mostrouse uma alternativa interessante como substituto do creme de sulfadiazina de prata, com trocas entre 4 a 7 dias, principalmente em crianças.

O nitrato de cério tem aplicação no tratamento de queimaduras e apresenta efeito antimicrobiano, inclusive contra C. albicans. Uma nova estratégia terapêutica para a estomatite protética, baseada na incorporação de um biomaterial é relevante para prática clínica.

Segundo a RDC nº 138/2003, os medicamentos contendo Sulfato de Neomicina e Sulfato de Neomicina associado com Bacitracina e com indicação terapêutica para infecções bacterianas da pele são medicamentos de venda sem prescrição.

A compra desse item está sujeita à apresentação, avaliação e retenção da receita original pelo farmacêutico na loja.

Foram relatados raros casos de leucopenia transitória em pacientes recebendo terapia com sulfadiazina de prata. Em geral ocorrendo entre 3 a 4 dias do início do tratamento, com retorno aos níveis normais de 5 a 7 dias, mesmo com a manutenção da terapia4,20,21.

Sulfadiazina de prata deve ser evitado para uso por gestantes no final da gestação, em crianças prematuras e recém natos nos dois primeiros meses de vida. Não deve ser aplicado na região dos olhos. Não deve ser ingerido. Deve ser utilizado apenas por via local.

O uso da medicação deve continuar até a cicatrização da área queimada ou até que a região esteja em condições de receber um enxerto. Usar prolongadamente a medicação – por mais que dois meses – pode causar infecção fúngica e bacteriana, sendo comum a infecção por C. difficile associada a colite pseudomembranosa.

Dermacerium® deve ser evitado para uso por gestantes no final da gestação, em crianças prematuras e recém-natos nos dois primeiros meses de vida. Não deve ser aplicado na região dos olhos. Não deve ser ingerido. Deve ser utilizado apenas por via local.