Qual país fica 3 meses de noite?

Perguntado por: landrade . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Rússia

Uma cidade localizada na Rússia passa três meses em completa escuridão, sem o sol aparecer. Saiba os detalhes. Mesmo em dias muito nublados é facilmente possível diferenciar o dia e a noite. Há uma região habitada, no entanto, que durante três meses do ano é apenas noite e o sol não aparece.

A Noruega é conhecida como a terra do sol da meia-noite. A melhor opção para vê-lo é ir à região norte do país. Nas Ilhas Svalbard, entre o final de abril e o final de agosto, você ainda pode se deparar com ursos polares nos passeios pelas geleiras.

Conheça abaixo alguns dos lugares onde o Sol não se põe em certos períodos do ano. A Noruega é uma nação costeira, que fica no norte da Europa.

Na Lapônia, o sol se mostra o tempo todo, durante o dia e à noite. Luossavaara, em Kiruna, é a cidade mais ao norte de toda a Suécia. O local é é o melhor do país para assistir a um espetáculo que só acontece no verão: o sol brilhando com intensidade, com beleza, à meia-noite. É um presente da natureza.

Os dias mais longos são em junho, com até 17:40 horas. As noites mais longas e escuras, por outro lado, são as de inverno. Uma noite de dezembro em Moscou dura quase 17 horas e os dias começam cerca de 5 horas horas mais tarde. Wer in diesen Tagen den Sonnenaufgang betrachten möchte, muss morgens früh aufstehen.

Alasca. No Alasca, o Sol da Meia Noite está presente entre Abril e Agosto, entretanto, é em Junho que a luz do Sol fica exposta por 24 horas no céu. O fenômeno é um marco na cidade de Fairbanks, que oferece até um festival para celebrar o fenômeno.

Svalbard, Noruega
De maio até o final de julho, os noruegueses não veem o sol se pôr. Isso garantiu ao país o apelido de Terra do sol da Meia-Noite. O caso mais extremo acontece em um arquipélago onde o sol fica acima da linha do horizonte durante 76 dias.

Norilsk é um dos poucos lugares do mundo onde uma pessoa pode perguntar se é de dia ou de noite sem ter medo de que alguém ache que ela está maluca. Três meses por ano, de novembro a fevereiro, o sol não nasce em Norilsk e somente a aurora boreal rompe a escuridão da longa noite.

Entenda por que quando é dia no Brasil é noite no Japão.

Todos os anos, as comunidades ao norte do Círculo Ártico experimentam a “noite polar” quando o sol não nasce sobre o horizonte. Em Utqiagvik, a comunidade mais setentrional do Alaska, a noite polar dura 65 dias”, escreveu a página.

No ponto mais oriental do Brasil encontramos a Ponta do Seixas, local que não pode faltar em sua visita à Paraíba, ali o sol nasce primeiro como diz a música, "hino" da Paraíba.

18 horas

As noites mais longas e escuras, por outro lado, são no inverno (no hemisfério sul é o contrário). Em dezembro, a noite em Oslo dura quase 18 horas e os dias começam cerca de 6 horas mais tarde. Mais ao norte, é ainda mais extremo.

Nas zonas polares em todo verão ocorre um fenômeno conhecido e denominado popularmente como Sol da meia noite. Isso se desenvolve por causa da incidência de dias após dias sem noites, pois esses não se escurecem nas regiões polares.

Países “Sem Noite
O fenômeno acontece em regiões que atravessam a zona, por exemplo, o Canadá (Yukon, Territórios do Noroeste e Nunavut), Dinamarca (Groenlândia), Finlândia, Noruega, Rússia, Suécia, Estados Unidos (Alasca) e extremidades da Islândia.

Rússia

Rússia está no topo da lista de países gelados
Em 1933, a república russa Sakha (também conhecida como Iacútia) chegou a experienciar -67.8°C — o que é uma das menores temperaturas registradas em toda a história.

Levando isso em conta, o primeiro território do mundo a receber a luz do Sol é a ilha Millennium, na região de Kiribati. O local, também conhecido como Ilha Caroline, é desabitado.

Yakutsk

Foi desta forma que chegou a Yakutsk, na Rússia. Capital da vasta região da Sibéria, Yakutsk é amplamente conhecida como a cidade mais fria do mundo. “Nenhum outro lugar na Terra regista esta temperatura extrema”, diz.

Os dias mais longos são em junho, com até 16:10 horas. As noites mais longas e escuras, por outro lado, são as de inverno. Uma noite de dezembro em Paris dura quase 16 horas e os dias começam cerca de 3 horas horas mais tarde.

Existe sempre luz, ou seja, nunca é efetivamente de noite. No entanto, é importante referir que as zonas da Noruega situadas ao norte do Círculo Ártico disfrutam de umas maravilhosas 24 horas de sol em aturas do verão. Quanto mais ao norte, mais dias de sol há.