Quantas vezes um bebê de 2 meses acorda à noite?

Perguntado por: ipilar . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

O sono do bebê com 2 meses ainda não é muito regular, com duração de 14 a 16 horas por dia e podem acordar cerca de 2 a 3 vezes durante a noite por algum desconforto, como fome, ou urina e fezes na fralda.

Durante a noite, costuma adormecer cedo, por volta das 20h ou 21h. Acorda para mamar aproximadamente de três em três horas, dormindo logo em seguida. Esse padrão se estende pelos primeiros três meses de vida. Para alívio dos pais, muitos bebês passam a dormir a noite inteira a partir dos quatro meses.

De 0 a 3 meses
É normal o bebê dormir bastante nos primeiros meses e acordar com fome e/ou chorando. Para organizar essa rotina é indicado que os pais dividam o sono em 4 sonecas durante as 24 horas.

A maior parte dos bebês é fisicamente apta a dormir a noite inteira a partir dos 6 meses, embora haja muitas variações nessa faixa etária. Assim como o dos adultos, o ciclo de sono de uma criança está relacionado ao seu cotidiano de alimentação, temperatura corporal e descargas hormonais.

Bebês com um mês de 16 a 18 horas de sono dia. Dois meses de 15 a 16 horas sono dia. Quatro meses de 09 a 12 de sono durante a noite e duas horas soneca durante o dia que varia de 02 a 03 horas cada uma. Seis meses, dorme 11 horas por noite e duas horas soneca durante o dia, de 02 a 03 horas cada uma.

Se estiver bem alimentado, um bebê pode dormir até 8 horas seguidas sem problema algum, mas isso, a partir do 2º ou 3º mês de vida. Enquanto isso viva um dia de cada vez e as noites mal dormidas igualmente.

Entre três e seis meses de idade, muitos bebês começam a dormir a noite toda. É improvável que seu filho durma 10 horas de uma vez, mas provavelmente dará início a um sono longo e sem interrupções, acordando para mamar apenas uma vez durante a noite. Aos três meses, deverá dormir de 9 a 10 horas por noite.

Essa é a famosa crise dos 3 meses — a primeira da vida dos pequenos! Se você é uma mamãe de primeira viagem, dizemos isso porque, via de regra, as crianças mudam o seu comportamento a cada 3 meses até completar 1 ano. Esses períodos são conhecidos como as crises dos 3, 6, 9 e 12 meses.

Dicas para evitar os despertares noturnos

  1. Evite dias agitados.
  2. Permita as sonecas.
  3. Realize o ritual do sono.
  4. Coloque o berço do bebê no seu quarto para evitar os despertares noturnos.
  5. Reproduza o ruído branco.
  6. Nine a criança em situações de despertares noturnos.
  7. Estimule a criança a cair no sono sozinha.

Quando chegam ao segundo mês de vida, os bebês começam a visualizar as cores e a primeira delas é o vermelho, mas ainda permanecem com a visão bem opaca. Somente a partir do terceiro mês é que os vultos começam a ganhar traços um pouco mais definidos.

Geralmente, bebês com seis meses de vida começam a permanecer sentados, ainda com apoio. Mas só aos nove meses, em média, é que eles conseguirão se manter sentados sozinhos, sem o apoio. Porém, cada criança tem seu ritmo!

Aos 2 meses, o bebê melhora a sustentação da cabeça, levantando a cabeça quando é colocado de bruços. Além disso, o bebê consegue perceber alguns sons e acompanha com o olhar o movimento das pessoas, explorando mais o que está à sua volta.

O recomendado é que, nos primeiros meses, o neném possa mamar com livre demanda, sem rigidez de horários. Ele vai acordar a cada três horas, mas caso não acorde sozinho, a mãe deve intervir. É importante destacar que as mamadas ocorram, pelo menos, de 8 a 12 vezes durante as 24 horas do dia.

Normalmente, após os 6 meses, se a criança vem se desenvolvendo adequadamente, já não há mais a necessidade de alimentá-la nesse horário. Porém, alguns bebês são mais gulosos e criam esse hábito.

O bebé deve tomar banho todos os dias e a hora ideal para o fazer é ao final do dia. Isto porque o banho tem normalmente um efeito calmante e é a altura do dia em que é mais provável estarem presentes a mãe e o pai. Se, pelo contrário, o banho tem um efeito excitante no seu bebé, prefira fazê-lo durante a manhã.

Nesta fase, você pode estimular seu bebê através de atividades sonoras e estímulos sensoriais. Ele vai virar em direção a um som, mas só conseguirá localizar sons que estiverem na frente dele, como podem observar no vídeo abaixo, onde Clara, de 6 anos, brinca com o irmão Lucca de 2 meses.

Por volta do primeiro mês de vida, ele já consegue seguir um objeto com os olhos. Adora olhar para o rosto da mãe e do pai e começa a notar o tamanho das coisas. A partir de seis semanas, consegue ver o verde e o vermelho. Aos quatro meses, adquire a visão binocular, lhe permitindo compreender a distância.

Quando dar água para bebê? Bebês a partir de 7 meses de vida já podem começar a beber água. A oferta de água ocorre simultaneamente com a introdução alimentar. Isso porque ao começar a ingerir certos alimentos, o bebê passa a sentir mais sede.

Os responsáveis pela pesquisa acompanharam 298 recém-nascidos durante os seis primeiros meses de vida e observaram que, para cada hora acrescentada ao sono noturno — período entre 19 horas e 8 horas, os bebês passaram a ter um risco 26% inferior de engordar.

Deixe o bebê chorar um pouquinho, acalme-o e volte para o berço ou carrinho (ou outro local em que você pretende que ele permaneça). Faça assim até que ele desacostume do colo. – Dedique um momento do seu dia especialmente ao seu filho.

Tamanho e peso
Seu bebê está crescendo rapidamente: em média, aos três meses, os menininhos pesam 5.8 kg e a média de comprimento está em torno de 60 cm; as menininhas, 5.3 kg e 59 cm, respectivamente.