Qual parte do boi e a jabá?

Perguntado por: agomes5 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

O charque também é conhecido como carne-seca, carne-do-sertão, xergão, chalona, xarqui, jabá ou paçoca. A peça é obtida do dianteiro do boi, a ponta de agulha, que reúne a qualidade, textura e gordura que conferem sabores especiais do tradicional charque.

Charque. Este tipo de carne seca é geralmente feito com carnes de segunda, como ponta de agulha e outras partes dianteiras do boi. Ela é bem mais rústica e desidratada que a carne seca, pois é feita com mantas mais finas de carne, e com carnes menos nobres.

carne bovina

Uso atual. O charque de hoje é feito com carne bovina, principalmente de vitela ou carne jovem, de cortes menos nobres, como acém ou músculo.

Diferentemente do jabá, o charque recebe salga úmida e salga seca. Além disso, tem a etapa de lavagem e secagem das peças. Se a carne de sol não vai ao sol, o charque sim fica exposto ao sol. Em alguns casos, as estufas cumprem o papel do sol na industrialização.

Os cortes traseiros costumam ter menos gordura e uma carne mais macia. Cortes dianteiros são mais gordurosos e costumam ser mais saborosos.

Também conhecida como charque ou jabá, há registros de sua existência no Antigo Egito e alguns pesquisadores acreditam que ela já existia inclusive na pré-história. No Brasil, praticamente todos os principais eventos históricos tiveram a presença desse alimento.

substantivo masculino [Gíria] Suborno, dinheiro com que se compra um jogador adversário.

Resposta: Em Tupi, essa palavra significaria “esconder-se, fugir”. A explicação é que quando uma pessoa resolvia fugir levaria consigo, por ser fácil de transportar e nutritiva, uma porção de jabá, que hoje significa “charque, carne seca”.

O mais indicado é comprar a carne seca embalada a vácuo. Ela é feita de mais de um corte, portanto pode ser mais, ou menos, gordurosa – nós preferimos com menos gordura, que dá menos trabalho na hora de limpar. Testamos a da marca Vapza, já cozida e dessalgada.

É uma carne salgada e seca ao sol com o objetivo de mantê-la própria ao consumo por mais tempo. Tem uma salga e exposição solar maiores que outras carnes dessecadas, sendo empilhado como mantas em lugares secos para desidratação.

Jerked Beef é um tipo de carne seca a qual recebe em seu processo a adição de salmoura com sais de cura e secagem ao sol. É produzido, em sua maioria, de cortes do dianteiro e do traseiro bovino.

Entre as iguarias feitas com ela estão almôndegas, salame, mortadela, salsicha, sashimi (carne crua) e carne defumada.

Já o charque é uma carne salgada, mas não tão industrial. Seu uso é parecido com o da carne-seca: você dessalga e usa em preparo de receitas. Já a carne de sol é feita por um processo artesanal e, apesar de ser salgada, ela não é tão desidratada como as outras e dá para comê-la grelhada, que o resultado é macio.

Típica do nordeste brasileiro, a carne de sol, denominada também carne de vento e carne do sertão, é um método de conservar alimentos de origem animal salgando-se e secando-se, em local coberto e bem ventilado, peças de carne, em geral bovina. Apesar do nome, não é exposta aos raios solares.

Carne equina é a carne extraída dos cavalos. É um alimento levemente adocicado, macio, pobre em gordura e rico em proteínas.

Continuar lendo Qual animal é o jabá?