Qual peixe pega a noite?

Perguntado por: ogois . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

Espécies como a corvina, o xerelete e a marimbá são boas opções para o período da noite.

Saiba que a maioria dos peixes costuma ser ativos durante o dia e descansam durante a noite, assim como os seres humanos.

Melhores horários
Alterando as técnicas, é possível pescar traíra o dia todo. Porém, os horários mais propícios são durante a manhã, entre 7h e 9h, quando a água está numa temperatura mais favorável para o peixe; e no período da tarde, a partir 15h30 ou 16h, até o escurecer.

O amanhecer é considerado um dos melhores horários, devido à movimentação das marés e, consequentemente, dos peixes. Muitos pescadores acreditam que os animais são mais ativos em uma janela de uma hora antes e uma hora depois do Sol nascer. No restante da manhã, é provável que o fluxo caia bastante.

ultimamente as mudanças climáticas já está intervindo bastante. tem dia que é inverno e tá calor tem dia que é verão está frio é tudo isso conta também mas a realidade é que o verão é a época melhor para se capturar mais.

Para atrair os peixes, é possível utilizar iscas naturais ou artificiais. Como exemplo de isca natural, temos as minhocas e outros animais que podem ser usados, como alguns crustáceos. As artificias costumam ser mais utilizadas por não perecerem.

A lua minguante, assim como a lua cheia, é uma fase em que a pescaria é indicada pois existe luminosidade e movimentação das águas e os peixes estão mais ativos em busca de alimentos, assim, sobem mais à superfície.

Esta é uma pergunta recorrente entre pescadores e muitas vezes levam a desistências de última hora. Alguns acreditam que sinal de chuva é igual a poucos peixes e fisgadas. Pois saiba que pescar nesses dias pode ser igualmente bom, ou até melhor, do que com o céu sem nuvens.

pacu/tambaqui/tambacu: salsicha, mortadela, queijo, pão, minhoca, minhocuçu, goiabada, pequenas tilápias e frutinhos.

Indicada para pescar: pacu, piau, piapara, piraputanga, piracanjuba, piavuçu e outros. Dica: utilize 2 grãos do milho verde para preencher e encobrir todo o anzol, tornando a isca maior e mais atraente para o peixe.

As iscas são um dos equipamentos mais importantes para atrair o peixe, mas o funcionamento delas vai depender muito do comportamento de cada espécie. Em dias mais quentes, por exemplo, grande parte das espécies costuma ficar mais próxima a superfície, portanto iscas como o popper podem se mostrar mais eficientes.

É um importante fator no comportamento alimentar dos peixes (a maioria das espécies são alimentadoras visuais), sendo que esses enxergam por contraste entre a água, a luz e o alimento, havendo indícios de serem capazes de diferenciar também as cores.

Muitos peixes têm hábitos diurnos. Ou seja, o proprietário pode dar comida a qualquer hora do dia que ele vai comer. Algumas espécies, porém, como o Catfish, possuem hábitos noturnos. O ideal é alimentá-lo à noite, quando ele vai estar mais ativo.

Por exemplo, a tilápia-de-Moçambique (Oreochromis mossambicus) dorme durante a noite, descendo para o fundo, diminuindo sua frequência respiratória e imobilizando seus olhos.

O lambari é uma das presas favoritas de traíras adultas, por isso ele é a melhor isca natural que pode ser usada para pescá-las. Sendo facilmente encontrado em todo o Brasil, o lambari coexiste com a traíra, o que facilita a pesca, já que ela já está acostumada a caçá-lo.

A traíra é uma espécie que gosta do calor. No entanto, ela tem características propícias para ser fisgada mesmo no frio, exigindo atenção por parte dos pescadores. Geralmente, as traíras ficam sempre no mesmo lugar, ou seja, aposte em um ponto perto de galhos e da vegetação.

Para locais com pouca correnteza, o mais provável é que as traíras estejam localizadas em áreas escuras, com pouco movimento. Nesse caso, tanto as iscas naturais como as artificiais garantem boas fisgadas. Se você for pescar em algum ambiente aberto e com correnteza, a isca artificial é a melhor escolha.

Nesse caso, é possível apostar na pesca em locais mais fundos ou de meia água. Assim, você terá sucesso na captura. Seja na natureza ou nos pesqueiros, a dica para a pesca de pacu é sempre procurar pelo peixe logo antes do amanhecer ou logo antes do entardecer. Ele costuma estar mais ativo e propenso a atacar a isca.