Como descrever a brincadeira de Pega-pega?

Perguntado por: ocosta . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Escolhe-se um pegador e os demais se espalham pelo espaço de jogo. Quando alguém é pego, dá a mão para o pegador e passa a atuar em dupla com ele. Em seguida, em trio, quarteto e assim sucessivamente, formando uma “corrente”, até que reste apenas um fugitivo, que será declarado vencedor.

Habilidades trabalhadas neste jogo: Agilidade, Condicionamento físico, Coordenação motora, Atenção, Concentração, Expressão corporal. Um dos participantes é escolhido como líder e ficará à frente do grupo.

Mencionando que estas brincadeiras desenvolvem a coordenação motora, o raciocínio, a oralidade, a memorização, a atenção e equilíbrio. Também destacam, quando a criança brinca, aprende.

Pega-pega também é chamado de pira, trisca, picula e manja, em diferentes regiões do país.

Desenvolve competências para a vida: brincar na infância constrói habilidades importantes para a vida. A brincadeira ajuda a desenvolver equilíbrio corporal, destreza motora fina, propriocepção (saber onde estamos no espaço), coordenação mão/olho e força física.

Pega-pega sensorial
Nesta brincadeira, todo mundo deve estar com uma venda nos olhos. A pessoa escolhida para ser a “pegadora” também estará vendada e deverá usar os sons emitidos pelas outras crianças para encontrá-las.

Isso incluiu correr, mexer as mãos, pular e até fazer caretas. Tudo isso representa atividades psicomotoras, porém, você sabia que essas ações podem ser trabalhadas para melhorar a aprendizagem infantil? Bem, é isso que vamos apresentar no artigo de hoje.

estimula a criatividade; ajuda no entendimento da importância de regras e limites; contribui para o desenvolvimento de laços afetivos; promove a interação e o compartilhamento.

Confira 8 habilidades desenvolvidas por meio de videogames:

  1. Paciência e perseverança. Essas são qualidades que ajudam as pessoas a terem sucesso, tanto profissional quanto pessoal. ...
  2. Resolução de problemas. ...
  3. Estratégia. ...
  4. Concentração. ...
  5. Liderança. ...
  6. Habilidades sociais. ...
  7. Pensamento crítico. ...
  8. Reconhecimento de padrões.

Podemos destacar aqui como pontos principais deste aspecto psicomotor os seguintes tópicos:

  • Orientação na condução de problemas que surgem ao longo do dia a dia;
  • Estímulo a autoestima;
  • Indução à criança a estabelecer uma visão sobre as diferenças individuais;

Games em geral tem ação direta na coordenação motora, capacidade de escolha, facilidade em tomar decisões rápidas e até mesmo na facilidade em socializar. Esses feitos são mais perceptíveis em crianças e adolescentes, mas não quer dizer que os adultos não podem tirar benefícios disso.

Os jogos e as brincadeiras vêm ganhando espaço e importância em todas as abordagens referentes à infância, sobretudo como recurso para o desenvolvimento e a aprendizagem de habilidades cognitivas, sociais, afetivas e motoras.

A habilidade EF12EF01 consiste em: Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.

Antigamente as brincadeiras eram divertimentos para os adultos e as crianças compartilhavam da mesma diversão. Com o passar dos anos a brincadeira foi se tornando divertimento, aprendizagem e cultura para as crianças e parte do processo de seu desenvolvimento infantil.

7 variações de Pega-Pega, a brincadeira infantil.

A brincadeira oferece uma melhor compreensão do mundo e é importante para o crescimento cerebral. Neurocientistas descobriram que jogos e brincadeiras podem estimular esse desenvolvimento. Atividades como dança da cadeira e morto-vivo permitem aprender regras e combinados, muito benéficos para a primeira infância.

A brincadeira é uma linguagem intrínseca à infância. Ao brincar, a criança imagina, cria e pode se desenvolver corporal, cognitiva e emocionalmente. Muito além do mero entretenimento, a brincadeira ensina uma série de competências e habilidades imprescindíveis para uma educação integral.

Os jogos e as brincadeiras tem um papel muito importante na educação infantil e para a vida de uma criança, pois ao brincar a criança espontaneamente adquire uma aprendizagem mais prazerosa, é um momento de comunicação consigo mesma buscando através de sua realidade a sua imaginação.

Através da brincadeira a criança tem a oportunidade de se desenvolver, aprimorar seus sentidos e capacidade cognitiva. É um momento de crescimento e compreensão do eu e do outro. (Brinquedista bolsista A). Do desenvolvimento social, psicológico e emocional.

O professor tem como papel de organizar o ambiente do jogo no espaço da escola principalmente na educação infantil, já que envolve mais atenção por ser criança pequena, o professor precisar estar atento, pois é ele que institui o jogo sem que a criança acabe sendo atrapalhada por atividades que exige mais espaço.