Qual Santa tem manto preto?

Perguntado por: efreitas3 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

O hábito na imagem de Santa Rita representa sua vida religiosa. O véu preto representa seus votos perpétuos de pobreza, castidade e obediência.

Neste dia 16 de outubro, a Igreja celebra Santa Edwiges, conhecida como protetora dos pobres e endividados. A santa, celebrada pela sua história e vida de caridade, tem sido a esperança de muitos brasilienses que acabaram desempregados ou endividados devido à crise financeira surgida com a pandemia.

A imagem de santa Bárbara sofreu algumas variações ao longo do tempo e pode aparecer com alguns detalhes diferentes. Os mais comuns são a torre, a espada, o cálice e a palma. Outros atributos foram adicionados de acordo com a proteção que as pessoas atribuíam à santa.

Porque a imagem de Nossa Senhora Aparecida é negra? Pesquisadores acreditam que a cor verdadeira da imagem não era negra, mas que ficar anos submersa na água fez com que ela ficasse escura.

A imagem era colorida
Manto azul com forro em vermelho vivo, pele clara, túnica esbranquiçada, com detalhes em amarelo. A imagem de Aparecida era assim quando foi produzida, provavelmente no século XVII, pelo Frei Agostinho de Jesus.

Canonizada em 1267 pelo papa Clemente 4º (1190-1268), Santa Edwiges tornou-se a padroeira dos pobres e endividados.

A oração de Santa Edwiges é conhecida para reestruturar a vida financeira. Acredita-se que traz força para conseguir emprego, condições para pagar dívidas e aprendizagem para organizar os gastos.

Assim, Santa Edviges, é considerada a padroeira dos pobres e endividados e protetora das famílias. Sua morte ocorreu no dia 15 de outubro de 1243. E foi canonizada no dia 26 de março de 1267, pelo papa Clemente IV.

A trajetória de caridade da freira está agora representada na simbologia da Santa Dulce dos Pobres.

São Francisco de Assis
Ele é, provavelmente, o mais famoso dos santos pobres que deixou tudo para seguir o Senhor. Ele ficou conhecido pela dedicação aos pobres e pelo amor à natureza e aos animais.

- Acenda com cuidado uma vela branca em um pires e coloque uma moeda de baixo valor ao lado. Reze uma Salve-Rainha, pedindo o que deseja a Santa Edwiges.

Hoje é dia de Santa Bárbara ou, seguindo o sincretismo religioso, Dia de Iansã, a orixá Guerreira, senhora das almas, dos ventos, das tempestades, dos raios e relâmpagos.

Sob o título de guerreiras, têm a cor vermelha como entrelace. Eis o símbolo do fogo. Nos céus, se conectam aos relâmpagos e às tempestades.

Além disso, Santa Bárbara é considerada a padroeira de todos os profissionais que lidam com o fogo, como bombeiros, e protetora contra tempestades e trovões.

Tanto o manto azul de Maria quanto o manto vermelho de Jesus são utilizados na iconografia cristã até hoje, principalmente nas pinturas e esculturas como o Sagrado Coração de Jesus e a Maria, Passa na Frente.

O dourado e o branco em Nossa Senhora das Dores
Algumas representações de Nossa Senhora das Dores a apresentam com um véu branco branco sob o véu azul. Este branco simboliza sua virgindade e pureza. Em outras representações, a Virgem Maria tem dourado sob o véu, que simboliza sua realeza.

No Candomblé e na Umbanda, Oxum é sincretizada à Nossa Senhora Aparecida e representa a beleza e a pureza. Ela é evocada nos templos de Umbanda para limpeza fluídica das pessoas e do ambiente dos templos. Por representar a moral e o modelo de mãe, ela é respeitadíssima nos templos de Umbanda.

O manto cobre os ombros, descendo em movimentos ondeados dos dois lados, pintado nas cores verde e dourada. Na parte de trás, o manto não tem decoração. Peanha vermelha com baixos relevos dourados.