Qual suco é bom para infecção intestinal?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.1 / 5 11 votos

Suco de laranja tem potencial para equilibrar a microbiota intestinal.

Já a laranja e a mexerica necessitam cuidado, pois são frutas que contêm bagaço e são ricas em fibras, e podem interferir na recuperação do funcionamento intestinal saudável nos pacientes com diarreia.

Para aqueles que tiverem problemas de infecção intestinal, a coordenadora do herbário sugere a tintura de raiz de caixeta (Dydimopanax morototoni), que age como anti-séptico intestinal, desinfetando o intestino e combatendo a disenteria e outros sinais da infecção.

O exame de fezes é um dos exames solicitados para detectar a doença. Inclusive, com ele, é possível determinar qual tipo de agente infeccioso está presente no organismo. Além disso, exames de sangue e uma avaliação clínica também são recomendados para investigar e diagnosticar o quadro.

A inflamação no intestino pode durar cerca de cinco dias, e os sintomas podem permanecer por até 15 dias. Na maior parte dos casos, o quadro melhora sozinho, principalmente se for causado por vírus ou bactéria. No entanto, é indicada a avaliação médica para diagnóstico e análise da gravidade da inflamação.

Confira os direitos dos trabalhadores infectados
É necessário justificar o afastamento por meio de atestado médico, que tem limite máximo de 14 dias. Esse período é bancado pela própria empresa.

suco de maçã

Maçã e pêra também são indicadas, principalmente em forma de suco. O suco de maçã em caixinha, sem açúcar e conservante, também é indicado. As verduras são importantes para o combate à diarreia, de acordo com Karin.

É importante, durante o quadro agudo da doença, evitar alimentos ácidos, como as frutas e sucos cítricos, e com cafeína. O consumo de leite também deve ser suspenso por alguns dias.

Consumir alimentos ricos em fibras diariamente
Por isso, para restaurar a flora intestinal, é muito importante incluir alimentos ricos em fibras, assim como alimentos naturais, como os legumes e vegetais, para promover o bom funcionamento do sistema gastro-intestinal.

Prendendo o intestino com frutas

  • Goiaba. Rica em vitamina C, a goiaba é uma aliada do sistema imunológico. ...
  • Caju. ...
  • Banana. ...
  • Maçã ...
  • Jabuticaba. ...
  • Pera.

Maçã (sem casca)
A maçã ajuda a amenizar o fluxo intestinal por contar com fibras capazes de regular o intestino. “Limpam” o organismo e aliviam a inflamação causadora da diarreia. Seja a sua ingestão crua ou até cozida, a maçã é uma excelente aliada.

Fármacos para doença inflamatória intestinal

  • 5-Ácido aminossalicílico (mesalamina 5-ASA)
  • Corticoides.
  • Fármacos imunomoduladores.
  • Agentes biológicos.
  • Antibióticos e probióticos.

O recomendado é ingerir pelo menos 30 gramas de fibra por dia. E aumentar a ingestão de fibras em apenas 6 gramas por dia (a quantidade presente em uma tigela de cereal com alto teor de fibras ou em duas fatias grossas de pão integral) demonstrou ter um efeito sobre as bactérias intestinais.

Ciprofloxacino: 15 mg/kg a cada 12 horas, via oral, por 3 dias. Ceftriaxona: 50 a 100mg/kg, intramuscular, uma vez ao dia, por 2 a 5 dias, como alternativa.

A doença inflamatória intestinal é provavelmente causada por uma reação inadequada do sistema imunológico às bactérias naturais do intestino. Essa reação leva à manifestação de um processo inflamatório que causa crises ao longo de toda a vida.

Não deixe de buscar orientação médica.

  1. Hidratação. A hidratação é o remédio para diarreia mais importante de todos; pois a desidratação causada pela diarreia pode ser fatal, principalmente em crianças e idosos. ...
  2. Probióticos. ...
  3. Alimentos para ingerir. ...
  4. Alimentos para evitar. ...
  5. Gengibre. ...
  6. Chá de pitanga.

mamão

O mamão é uma fruta tropical que pode ajudar a proporcionar alívio para aqueles com intestinos inflamados. Ele contém uma enzima conhecida como papaína, que ajuda a reduzir sintomas como dor e desconforto na área abdominal. O mamão também tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a domar a inflamação no intestino.

Alimentos como feijão, repolho, condimentos fortes, bebidas gaseificadas, alimentos gordurosos, frituras e leite (no caso de intolerantes à lactose) costumam causar uma sensação de estufamento e inchaço.