Qual valor normal do osso nasal?

Perguntado por: iparis . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

O osso nasal foi mensurado em todos os casos, sendo que o comprimento médio variou de 1,69 mm a 2,94 mm.

Os ossos nasais são dois ossos pequenos e simétricos da face (crânio), que constituem a ponte do nariz. Seus limites superiores e corpos formam a ponte do nariz (glabela). Os limites inferiores se conectam com a cartilagem nasal para formar a margem superior da abertura nasal.

O valor da translucência nucal normal deve ser abaixo de 2,5cm. Quando está acima desse valor, pode estar relacionada à síndrome de Down, síndrome de Edwards e síndrome de Patau, além de problemas cardíacos.

Diagnóstico síndrome de down
A síndrome de Down pode ser descoberta antes mesmo do bebê nascer, pelos exames recomendados durante a gravidez. Existem exames de triagem, como o de NIPT e ultrassom morfológico, que podem trazer o risco do bebê ser portador da Síndrome de Down.

Recomenda-se que o exame seja feito entre a 11ª e a 13ª semana de gestação. Quando realizada nesse período e de forma apropriada, a medida da translucência nucal consegue identificar cerca de 95% dos casos de anomalias cromossômicas, como as síndrome de Down, de Edwards e de Patau.

Como a maioria das variáveis biométricas fetais, a medida da prega nucal aumenta com a idade gestacional e, após a 20ª semana de gestação, valores acima de 6mm são mais comuns130-132.

O percentil fetal é uma medida estatística utilizada para dividir uma amostra de valores, ordenados em ordem ascendente, em cem partes. De uma maneira simples podemos dizer que é uma maneira de dizer se o seu bebê é pequeno, médio ou grande em relação a outros bebês com a mesma idade.

O tratamento é de aumento, por meio do uso de enxertos de cartilagem. Podem ser colocados enxertos rígidos ou em forma de preenchimento, quando é utilizada a cartilagem “picotada”. Nesse último caso, é aplicada uma “pasta” de cartilagem, que preenche a parte afundada do nariz, tornando-o reto.

Os sintomas mais comuns que indicam rinite no bebê incluem:

  1. Coriza intensa e nariz entupido;
  2. Espirros frequentes;
  3. Ficar esfregando as mãos no nariz, olhos ou orelhas;
  4. Tosse constante;
  5. Roncar durante o sono.

Risco corrigido: 1 em 1000
Isto significa que o risco, considerando-se apenas a idade da mãe, é de 1 em 100 (ou seja, 1%). Após a medida da translucência nucal, este risco foi corrigido para 1 em 1000 (ou seja, 0,1%). Considera-se o risco alto quando ele é superior a 1 em 100 (maior que 1%).

O vômer, um osso fino e plano, forma a parte posteroinferior do septo nasal, com alguma contribuição das cristas nasais da maxila e do palatino. A cartilagem do septo tem uma articulação importante com as margens do septo ósseo.

Ultrassom morfológico no segundo trimestre
É recomendado fazer esse exame de gravidez entre 20 e 24 semanas de gestação.

As fraturas nasais (FN) são as fraturas faciais mais frequentes, sendo ainda o terceiro osso mais comumente fraturado do esqueleto humano1. Tal fato ocorre devido à sua posição proeminente na face e reduzida espessura dos seus ossos.

Em nosso estudo observou-se que a média do comprimento do osso nasal aumentou em função da idade gestacional, variando de 1,69 mm a 2,94 mm.

A real prevenção, considerada primária, seria estimular as famílias a terem filhos enquanto jovens, pois o risco aumenta de forma significativa com a idade do casal, especialmente por parte da mãe. Hoje, a vida reprodutiva de uma mulher pode ser, em média, de 14 a 46 anos.

O aumento da translucência nucal (TN) é uma expressão fenotípica comum nos fetos cromossomicamente anormais e com malformações fetais estruturais e síndromes gênicas 1.

O resultado é considerado como fraco quando o risco de trissomia está compreendido entre 1/1001 e 1/20 000 nas- cimentos. Isto significa que seriam necessários mais de 1000 nascimentos para encontrar um caso de trissomia.