Quando a água ferve o que ela sofre?

Perguntado por: asanches2 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

No processo de ebulição da água formam-se bolhas na superfície do líquido pelo fato de a pressão do vapor da água ser igual à pressão na superfície do líquido. Quando fornecemos calor às substâncias, elas têm sua temperatura elevada. Assim, elas tendem a mudar de fase, ou seja, passam de um estado para outro.

A água é encontrada na natureza em três estados físicos, a saber: Líquido, Sólido e Gasoso. Assim, o ciclo da água corresponde ao movimento da água da natureza e, portanto, apresenta os processos de transformação da água.

Quanto maior a altitude, menor será o ponto de ebulição.
Nesse local, a água entra em ebulição muito mais rápido do que ao nível do mar, possuindo um ponto de ebulição de aproximadamente 71°C.

“O momento em que a água começa a ferver é o momento em que ela entra em ebulição, ou seja, passa do estado líquido para o gasoso”, conta.

Significado de água fervente: A água quando atinge o seu estado de ebulição. Água ardente, ebuliente...

Por causa da geometria de suas moléculas. Quando a água está na forma líquida, elas ficam bem juntinhas umas das outras. Já no estado sólido, como gelo, acabam se separando. Isso acontece porque o gelo é formado por moléculas de água arranjadas geometricamente em forma de cristais.

A evaporação dá-se quando as partículas de uma determinada substância passam do estado líquido ao estado gasoso. Para que isso aconteça é necessária energia: no caso da água, quando mais depressa a aquecermos, mais depressa ela evapora. Este processo está ligado à criação de nuvens, chuva e neve.

Os três estados físicos da água

  • Sólido: a água no estado sólido pode ser observada, por exemplo, nos polos, no pico das montanhas e nos icebergs. ...
  • Líquido: a água no estado líquido é encontrada nos rios, lagos, mares, oceanos e nos lençóis subterrâneos. ...
  • Gasoso: a água no estado gasoso pode ser observada na atmosfera.

O ato de ferver a água mata os microorganismos (organismos pequenos demais para serem vistos a olho nu) presentes na água que podem fazer com que você fique doente. Ao ferver a água e matar os microorganismos, a água se torna segura para beber.

Quando um líquido é aquecido, sua pressão de vapor aumenta até ficar igual à pressão do gás. Com isso, formam-se bolhas de líquido vaporizado (gás) que sobem para a superfície da panela, onde elas estouram e liberam o gás. Para formar vapor as moléculas do líquido superam as forças de atração entre elas.

Ebulição é a mudança do estado líquido para o estado gasoso. Ela acontece quando uma porção de líquido, submetida a uma dada pressão, recebe calor e atinge uma determinada temperatura. A quantidade de calor que o corpo deve receber para se transformar totalmente em vapor, depende da substância que o constitui.

Existem várias maneiras de retirar o cloro da água antes de consumi-la e ferver é uma forma simples de se fazer. Isso porque a alta temperatura, além de matar bactérias e outros organismos, faz com que o cloro evapore rapidamente.

Ao entrar em ebulição, a água começa a perder oxigênio. “O sabor dela fica parecido com o de uma água deixada por muito tempo aberta na geladeira, fica ruim”, compara Rocco.

Ambas águas mineral e de torneira possuem pH próximo de 6.0 ±0.1 e as fervidas de 6.8 ±0.1.

Quanto menor for a pressão atmosférica, mais rapidamente essa igualdade acontecerá e menor será a temperatura da água para que ocorra. Sabemos que quando a pressão atmosférica é de 1 atm, a água entra em ebulição a 100°C mas, se diminuirmos a pressão, ela ferverá a uma temperatura menor, nunca atingindo os 100°C.

Para ferver água, encha uma panela e coloque-a no fogão em fogo alto. Aguarde até que a superfície comece a produzir vapor e borbulhar constantemente para depois adicionar a comida.

Na água em geral pode-se afirmar que a maioria das bactérias morre entre os 40 e 100°C. A temperatura é um dos fatores mais relevantes que afeta o crescimento e a sobrevivência dos micro-organismos.