Quando a ansiedade é grave?

Perguntado por: egomes4 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

A ansiedade passa a ser patológica quando começa a prejudicar o dia a dia, causando transtornos físicos e emocionais e interferindo na qualidade de vida do indivíduo, que não consegue controlá-la.

Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)
A pessoa não consegue relaxar, pois apresenta preocupação excessiva com a vida e em relação a tudo que envolve sua rotina: estudos, vida profissional, condições de saúde e segurança dos amigos e familiares.

Dor de cabeça; Alteração nos hábitos intestinais; Náuseas; Aperto no peito; Dores musculares.

A doutora explica que “quando a crise de ansiedade passa afetar a vida da pessoa, ela deve procurar um médico. Por exemplo, quando isso afetar um relacionamento ou o trabalho, ficando tão ansiosa que acaba não conseguindo desenvolver suas tarefas diárias”.

5 sintomas de ansiedade

  • Tensão musculares. Você constantemente sente dores pelo corpo? ...
  • Insônia. Os dias são extremamente corridos e novas demandas não param de surgir. ...
  • Dores de barriga. Má digestão, diarreia e azia. ...
  • Tonturas repentinas. A cobrança pela entrega das tarefas está cada vez maior. ...
  • Falta de ar.

A psicóloga Nikolli Evelyn Gubert esclarece que a ansiedade tem um limite. “Se torna um problema, quando o paciente deixa de fazer até as atividades mais simples do dia a dia por conta de uma preocupação exagerada ou por medo”, explica.

De acordo com uma pesquisa do Estudo Longitudinal de Saúde (Elsa-Brasil), dados mostraram que o aparecimento de distúrbios psiquiátricos como ansiedade e depressão estão associados ao risco de doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

O teste DASS-21
A função principal do teste DASS-21 é avaliar a severidade dos sintomas centrais da depressão, ansiedade e stress.

Evangelho de Mateus, 6: 25-33-34 diz: “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?

Crise de ansiedade ou ataque de pânico é o momento em que os sintomas da ansiedade se manifestam de forma abrupta e intensa. Assim, são caracterizados principalmente por taquicardia, respiração irregular, medo e tremores no corpo.

"Pessoas com transtornos de ansiedade são pessimistas. Elas acreditam que algo ruim está prestes a acontecer, mesmo que não haja nenhuma evidência que aponte para isso. Elas temem o futuro e acham muito difícil evitar esse tipo de preocupação", descreve a pesquisadora.

“Os transtornos ansiosos são condições crônicas. Se não forem tratados, a tendência é que se agravem com o passar do tempo. Os sintomas que, no início do quadro, quase não incomodam ou mal são notados pelo paciente e pelos familiares, passam a incapacitar o indivíduo”, afirma o psiquiatra Gustavo Faria.

Internação para quem tem Transtorno de Ansiedade
A internação para pacientes com ansiedade é uma decisão difícil para a família, mas pode se tratar, em quadros muitos avançados, de uma questão de vida ou morte.

Uma crise de ansiedade, também chamado de ataque de pânico, geralmente dura minutos, porém, pode acontecer de ter mais de uma crise por dia por vários dias. Os principais sintomas incluem aperto no peito, angústia, dificuldade para respirar, taquicardia, tremores, sudorese e sensação iminente de morte.

A curto prazo, os medicamentos utilizados para o tratamento de diversos transtornos de ansiedade são os ansiolíticos, especialmente os benzodiazepínicos. Eles têm um efeito sedativo que auxilia na diminuição dos sintomas de ansiedade.

Quando é necessário encaminhar o paciente a uma internação? A necessidade de internação deve ser sempre avaliada e recomendada por um médico em diferentes casos. Além de problemas relacionados à depressão e ansiedade, a dependência química e o consumo abusivo de álcool também devem ser considerados.

Como controlar a crise de ansiedade?

  1. Desvie a atenção dos sintomas. ...
  2. Diminua o ritmo da respiração. ...
  3. Relaxe os músculos. ...
  4. Se distraia. ...
  5. Use a imaginação guiada.

Sensação de fraqueza ou cansaço
A ansiedade não causa a fraqueza muscular em si, mas, sim, promove constante sensação de cansaço ou enfraquecimento dos membros. Esta é intensificada durante uma crise ou ataque de ansiedade.

Quando se está ansioso tendemos a respirar de forma mais curta e mais rápida, isso gera uma hiperventilação no organismo, o que pode ocasionar uma espécie de gás na caixa torácica bem acima do coração, por isso dá a sensação que o coração está doendo.

ANSIEDADE: Veja 5 CHÁS para reduzir os sintomas de ansiedade

  1. Camomila. Além da ansiedade, o chá de camomila também pode ajudar no tratamento do estresse e da hiperatividade, porque contém apigenina, uma substância que acalma o sistema nervoso central. ...
  2. Capim limão. ...
  3. Cidreira brasileira. ...
  4. Lavanda. ...
  5. Folhas de maracujá

“Existem algumas graduações para a ansiedade utilizadas na prática clínica: leve, moderada e grave”, afirma a psiquiatra Claudia Chaves Dallelucci.