Quando a cliente marca horário e não vem?

Perguntado por: upilar . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
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Clientes que atrasam e não avisam, que marcam horário e não comparecem, que pedem fiado ou até que dão o famoso “calote”? É preciso ser delicado nesses momentos, mas também assertivo para colocar limites, para fazer com que a cliente entenda quais são as regras do seu espaço.

A cobrança antecipada é ilegal porque o pagamento deve corresponder ao serviço efetivamente prestado pelo fornecedor, Código de Defesa do Consumidor (Lei 8078/90), no artigo referente às práticas abusivas.

Na prática a CLT garante que o trabalhador possui um limite máximo de 10 minutos diários de tolerância em caso de atraso, 5 minutos no início do expediente e 5 minutos durante as pausas ou ao final do mesmo. Se esse valor diário for ultrapassado, a empresa tem o direito de descontar todo o tempo excedido.

Problemas com o atendimento
Os problemas com atendimento são um dos principais motivos para seu cliente não voltar mais ao seu estabelecimento. E existem diversos problemas relacionados: a) Falta de atenção com o cliente: Isso é algo que tem se tornado comum e motivo de várias reclamações por parte dos clientes.

Estou atualizando o status de nossa conversa e fiquei com dúvida se você recebeu a proposta que te enviei semana passada. Outro: Gostaria de seu parecer a respeito da proposta emitida para X. Seu feedback é muito importante para mim, principalmente se a proposta ficou fora da sua expectativa.

Condução ao fechamento
O vendedor deve explicar detalhadamente todas as vantagens e benefícios da solução que oferece — além, claro, de todo valor que vai gerar para o cliente. Por esta técnica, você vai formulando, sem que seu interlocutor perceba, um verdadeiro “pedido pronto”.

Não havendo a consulta não houve ato médico e assim não pode o médico ser remunerado por ato não praticado. Independe de qualquer outra interpretação o pretexto de alegar prejuízos pecuniários para exigir pagamento ou retribuição por consulta ou atendimento não realizado - Isto não pode ser considerado.

“Nunca efetue o pagamento antecipado. Caso o prestador de serviços exija um adiantamento, nunca pague mais que 50% do valor combinado. Depois de executado o serviço, verifique se ele ficou conforme o solicitado. Em caso de vício ou dúvida, não pague até que o serviço seja refeito”, alertou.

Tempo é dinheiro para qualquer instituição, e isso não é diferente no setor de saúde. Por isso, existe a possibilidade de se cobrar uma taxa do paciente que não comparece às consultas agendadas. Sendo preciso estar atento para que o valor cobrado não ultrapasse o valor do procedimento.

O que fazer quando o cliente não responde

  1. “Desculpe incomodar”
  2. Mude a postura de vendedor.
  3. Tenha uma conta comercial.
  4. Conheça os motivos pelos quais as pessoas não respondem.

Ser transparente e honesto é o melhor caminho na hora de se comunicar com o consumidor prejudicado pelo atraso na entrega. Portanto, ofereça respostas claras e encontre alternativas para que ele possa escolher a melhor maneira de resolver o problema. Dessa forma, você evita mais prejuízo e frustração.

O que fazer quando há atraso na entrega do seu produto? Em caso de descumprimento do prazo de entrega do produto, o Procon recomenda que o consumidor entre em contato com a loja o quanto antes para comunicar o problema e cobrar providências.

42. Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.

Reforce o momento como algo positivo; No caso de produto, ligue (ou mande e-mail) para saber se ele foi entregue corretamente no endereço do cliente; No caso de serviços, apresente relatórios pontuais do que a sua empresa tem entregue ao cliente; Após a venda, sempre se faça presente para ajudar o cliente.

Como pedir feedback ao cliente?

  1. Permita o anonimato. ...
  2. Foque em pontos específicos. ...
  3. Faça perguntas claras e abertas. ...
  4. Incentive e agradeça a participação dos clientes. ...
  5. Crie formulários.

Por isso, é sempre mais barato manter os clientes que já conhecem sua empresa e já fizeram negócio com você.

  1. Clientes fiéis são sua melhor propaganda. ...
  2. Mantenha um atendimento consistente. ...
  3. Contrate os melhores. ...
  4. Mantenha a simplicidade. ...
  5. Conheça bem os seus clientes. ...
  6. Mantenha o contato com seus clientes.

Como cobrar de um cliente em 8 passos

  1. Tenha controle de todas as vendas e valores a receber. ...
  2. Envie lembretes antes do vencimento. ...
  3. Escolha o melhor meio. ...
  4. Esteja atento ao Código de Defesa do Consumidor. ...
  5. Seja educado. ...
  6. Faça um contato impessoal. ...
  7. Ofereça boas condições. ...
  8. Utilize um link de pagamento.