Quando a ressaca é preocupante?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 10 de janeiro de 2023
4.4 / 5 18 votos

Existe um padrão preocupante chamado ''binge'', que é quando o homem bebe cinco doses ou mais e quando uma mulher bebe quatro doses ou mais, no prazo de mais ou menos duas horas (Estudos relacionam esse padrão a graves consequências, como acidentes de trânsito).

Perda de eletrólitos, podendo causar dores musculares; Aumento da produção de suco gástrico, que pode causar irritação gastrintestinal e resultar em dor abdominal, náusea e vômitos. Hipoglicemia induzida pelo álcool, que pode afetar o funcionamento cerebral, levando ao cansaço e mudanças de humor observados na ressaca.

Gatorade na prevenção da ressaca
Recomenda-se ingerir água de coco ou uma bebida esportiva como Gatorade entre as doses de bebida alcoólica para já adiantar o reabastecimento de fluidos e eletrólitos que são perdidos por conta do consumo de álcool.

Atire a primeira garrafa quem nunca teve uma ressaca.
...
Por ordem decrescente:

  • Conhaque.
  • Vinho tinto.
  • Whisky.
  • Vodka.
  • Gim.
  • Álcool puro (WTF??)
  • Cerveja.

O refrigerante, por ter alto nível de açúcar, também ajuda a repor a energia, já que a bebida diminui muito a glicose do corpo. A cannabis tem substâncias que podem auxiliar a diminuir o enjoo.

Manter a ingestão de líquidos mesmo depois da “bebedeira”. O uso de analgésicos, como paracetamol ou dipirona, e antieméticos, medicações contra náuseas, também pode ajudar.

Os sintomas de intoxicação mais grave costumam ser desinibição, náuseas, vômitos, atenção reduzida, fala arrastada, perda de controle dos movimentos corporais, sonolência e perda de consciência (apagões). Pessoas gravemente intoxicadas podem ficar muito frias, desidratadas e podem chegar a ter convulsões.

A queda na glicose causa tremores e a acidez do sangue é responsável pelo enjoo e a falta de apetite. Não raro, pode ocorrer também a ressaca moral, um misto de arrependimento com confusão mental e perda de memória. Para amenizar os efeitos da ressaca é necessário, antes de tudo, dar tempo ao tempo. Por isso, descanse.

O álcool é metabolizado pelo fígado a uma taxa de cerca de 0,15 g/100mL/hora, ou seja, quase um quarto de cerveja por hora, dependendo da quantidade ingerida, pode levar de 30 minutos a 3 horas para ser completamente eliminado do organismo.

Então, você bebeu demais e foi logo dormir – pelo menos você terá uma boa noite de sono, certo? Errado. Além de deixar você com a inevitável ressaca, beber álcool também reduz drasticamente a qualidade do seu sono.

Overdose é o termo que usamos quando referimos a doses excessivas de determinada substância no corpo, causando intoxicação no indivíduo. No caso do álcool, se você bebeu muito, provavelmente sentirá tonturas, vômitos, se sentirá eufórico – ou deprimido, dentre outras características.

A médica também avisa que pode ser importante evitar frituras e alimentos ricos em gorduras e preferir carnes magras. Finalmente, ela ressalta os benefícios da prática de atividade física, principalmente aeróbica, para aumentar a resistência física.

Na falta de água de coco e missoshiro, adicione 1/2 colher de chá de sal e 2 colheres de sopa de açúcar a 2 litros de água para ajudar o corpo a se recuperar.

“É importante beber água entre as doses de bebida alcoólicas que for consumir e, sempre que possível, consumir pelo menos 500 mL de água antes de dormir para diminuir a ressaca”, ressalta Ceni.

Neste caso, a melhor solução é soro glicosado injetado na veia. Se a pessoa não estiver com esse sintoma, o açúcar pode trazer benefícios, já que ingestão de álcool pode levar a um quadro de hipoglicemia (falta de açúcar no sangue).

O álcool deprime a ação dos neurônios, o que reduz a produção desse neurotransmissor. Quando você dorme, o corpo volta a produzir glutamina desreguladamente, perturbando o sono.

"A melhor maneira de evitar uma ressaca é beber de forma moderada", diz Stephens. Mas se já for tarde demais, um analgésico e uma omelete podem ajudar a diminuir a inflamação e restaurar os níveis de glicose no sangue.

O consumo excessivo de álcool pode gerar uma série de consequências ao organismo, inclusive vômitos. Isso pode acontecer, pois o álcool é um importante irritante da mucosa gástrica. Além disso a quantidade de líquidos ingerida costuma ser grande, facilitando o refluxo.