Quando a luz da reserva começa a piscar?

Perguntado por: ecavalcanti4 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

Quando a luz da reserva acende no painel do veículo, significa que o carro acabou de entrar no primeiro limite estipulado. Em alguns modelos, a luz começa a piscar no momento em que o carro se encontra em um nível crítico da reserva, ou seja, nos últimos níveis de combustível estipulados.

A principal causa do não funcionamento ou operação irregular do marcador de combustível é a boia da bomba. Chamada de flutuador, ela é feito de plástico, mas pode sofrer com a ação corrosiva da gasolina e do etanol, podendo encharcar-se de combustível e assim afundar. Isso acaba alterando a medição do sensor de nível.

Por isso, se você souber a quantidade de litros da reserva poderá ter uma ideia de quantos quilômetros pode percorrer com base no consumo do seu automóvel. Em um cálculo conservador, levando em conta um carro pequeno com 5 litros na reserva, é possível rodar 50 quilômetros (10 quilômetros por litro).

O mais provável é que seu carro esteja com um problema no sistema de medição do nível de gasolina. Uma das possibilidades é a boia, responsável por informar o sensor do nível de combustível quantos litros há no compartimento, estar com defeito.

Para não correr riscos desnecessários, saiba que, em média, a reserva de combustível de um automóvel permite percorrer cerca de 60 quilómetros, a partir do momento em que a luz avisadora se acende.

Por quê? Porque esse alerta não é do tanque principal, mas sim do tanquinho de gasolina do sistema de partida a frio dos motores flex.

O profissional vai precisar avaliar. Caso seja realmente o sensor, ele deverá abrir o compartimento da bomba para acessar a peça com defeito, reparar ou fazer a troca. Esse item pode variar muito de preço, a faixa vai de R$ 150,00 até R$ 600,00, dependendo do veículo.

Como saber quando o carro entrou na reserva
É possível saber que o carro entrou na reserva quando acende a luz de reserva no painel do veículo. Por convenção e para a melhor compreensão dos motoristas, o indicador no painel é o desenho de uma bomba de combustível de posto ou as letras “R” ou “E”, para indicar o alerta.

Como a maioria dos tanques de combustível modernos possuem de 50 a 70 litros, o aviso ocorre ao restar entre 5 a 8 litros no reservatório. Alguns modelos criam um segundo estágio no qual a lâmpada passa a piscar, no qual restam de 3 a 5 litros, a fim de evitar a pane seca.

Para saber a disponibilidade de combustível, é só fazer a divisão de acordo com a marcação do combustível na régua. Por exemplo, se há meio tanque disponível o volume máximo é de 10 mil litros de gasolina, então há ali 5 mil litros.

Mas e se o consumo for diferente, quantos km faz 1 litro de gasolina? Para isso, basta fazer o cálculo como mostramos acima. Com 600 km rodados, por exemplo, e 50 litros abastecidos, o cálculo seria: 600 km ÷ 60 litros = 10 km/l. Ou seja, o veículo roda em 10 quilômetros um litro de gasolina.

Se você encheu o tanque com 50 litros, então 500 dividido por 50 é igual a 10 km/L, que é seu rendimento.

Assim, a quantidade de gasolina que um carro tem na reserva costuma girar entre 5 e 10 litros, conforme o tamanho dele.

Precisa abastecer a partida a frio? Sim. Com qualquer tipo de gasolina, como Comum, Aditivada, Octapro, Podium e Premium. Todas elas vão ter um bom desempenho na combustão do seu veículo.

Em síntese, encher o tanque de combustível pode ajudar em quesitos de economia somente no início do consumo, quando ainda não há ar contribuindo para a evaporação. Nesse sentido, você teria que mantê-lo sempre cheio com o intuito de se beneficiar com a prática.

Se acendeu depois de abastecer, é sinal de combustível adulterado. Não é necessário parar o veículo, mas ele deve ser levado a uma oficina o mais rápido possível.

Se tem pouco combustível, ela tende a esquentar, aumentando, assim, a sua probabilidade de queimar. Além disso, dirigir com o ponteiro na reserva faz com que possíveis sujeiras que se depositam no fundo do tanque passem para o sistema de injeção.