Quando a moto demora a pegar o que pode ser?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
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A principal causa para o motor de uma motocicleta não pegar, principalmente as que têm partida elétrica, é a bateria. De maneira simplificada, o sistema funciona da seguinte maneira: ao acionar o botão da partida, é liberada energia da bateria ao motor de arranque; o motor de arranque gira.

Quais são os sintomas de uma vela que precisa de ser trocada? São os seguintes: o motor fica falhando, apresenta um problema no desempenho, dificuldade na partida, e até excesso de consumo do combustível.

Primeiro, verifique se os fusíveis do veículo estão em ordem. Se sim, cheque também a bateria do veículo. Nesse caso, limpe os polos da bateria antes de fazer o teste. Caso um ou mais fusíveis estejam queimados, é necessário levar até um especialista para realizar a troca.

Teste a bobina de ignição, fio verde e fio preto com amarelo, no valor de 0,8 ohms; Por fim, meça a tensão entre o fio verde e o cabo da bobina sem o cachimbo, se o valor de 7,58 kiloohms aparecer, provavelmente o defeito está no CDI.

Dica importante: nunca acione o acelerador para ajudar na partida, mesmo nas carburadas.

1- O que danifica ou estraga um motor de partida ? A falta de manutenção é o maior causador de falhas. É importante destacar que os fatores externos danificam e aceleram o desgaste entre os componentes que têm contato elétrico ou mecânico (movimento).

As principais causas de defeitos no induzido são o uso constante do arranque ou quando o bendix fica preso ao volante, mas também pode ocorrer como consequência natural de desgaste. Os sinais são similares aos de defeito na escova, então é sempre importante verificar o conteúdo antes para confirmar.

Falha no induzido
Por estar gasto, devido ao uso normal, o induzido perde a sua capacidade de manter o campo magnético, afetando o funcionamento dos demais componentes do motor de partida. Em certos casos, o giro pode nem acontecer. Ou seja, o motor fica estático, como se estivesse muito pesado.

Um dos visíveis sinais de que as velas vão dar problema é quando surgem manchas no isolamento do eletrodo central, de tom amarelado. Esses resíduos são consequência geralmente de combustíveis de má qualidade e quando submetidos a altas temperaturas tendem a se tornar condutores, prejudicando o funcionamento da vela.

Isso pode ser por conta de uma bateria descarregada ou por um defeito na ligação do motor de arranque. Algo comum de acontecer também é um problema na própria chave de ignição. Para testar se o seu problema é elétrico, confira os fusíveis do veículo e também a bateria automotiva, inclusive os seus polos.

diminuição da potência do motor. aumento do consumo de combustível. o carro morre em marcha lenta. falhas na partida ou em marcha lenta.

Quanto mais baixa a temperatura, maior a tendência do etanol de entrar no motor em estado líquido. E aí ele não pega mesmo, de jeito nenhum.

O CDI é um circuito eletrônico que é responsável por dar o sinal para a bobina inicie o processo de faísca das velas, ou seja, o CDI é uma central que funciona antes mesmo que o próprio sistema de ignição em si, que muitos pilotos acreditam que começa com a ligação do motor na fase de combustão apenas.

A CDI original de fábrica é programada com uma curva de ignição padrão, com o uso de escapamento, filtro, vela e carburação originais. Qualquer mexida nesses componentes, em tese, modificaria a queima, ocasionando mais desgaste, e/ou mais consumo, e/ou mais ou menos desempenho.

Por fim, quando as bobinas apresentam defeito, o veículo pode engasgar regularmente no momento da partida e em altas velocidades. Além disso, ele também pode apresentar vibração quando está em ponto morto ou parado em um sinal ou cruzamento.