Quando a premissa é falsa?

Perguntado por: iferrari . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Uma falsa premissa é uma proposição incorreta que dá forma à base de um silogismo lógico. Uma vez que a premissa (proposição ou assunção) não é correta, a conclusão traçada pode ser errônea. O silogismo baseado em premissas falsas é também conhecido como silogismo erístico.

Silogismo

  • Primeira premissa: chamada de premissa maior, funciona como uma afirmação geral. É constituída pelo termo maior e o termo médio.
  • Segunda premissa: definida como premissa menor, é uma afirmação específica. ...
  • Conclusão: determina a relação lógica entre as duas premissas anteriores, pois elas servem de evidência.

Elas podem ser baseadas em fatos, opiniões, crenças ou suposições, e servem como o ponto de partida para o raciocínio lógico. Em resumo, as premissas são as proposições que são aceitas como verdadeiras ou justificadas, a partir das quais uma argumentação ou uma conclusão é desenvolvida.

1 – assumir que a conclusão (isto é, a alternativa de resposta) é falsa; 2 – tentar deixar todas as premissas verdadeiras; 3 – É possível? Então o argumento é inválido.

Feitas estas considerações, podemos dizer que um argumento dedutivo é válido quando as premissas e a conclusão estão de tal maneira relacionadas que é impossível o caso de as premissas serem verdadeiras e a conclusão falsa.

A falácia é um tipo de argumento utilizado com a intenção de parecer correto, porém quem opta por esse recurso geralmente omite algumas informações por trás do discurso. Por definição, a falácia se refere a qualquer ideia equivocada ou falsa crença em algo. Como, por exemplo, na frase “nenhum homem presta”.

Uma proposição falsa é sempre falsa. Uma proposição não pode ser verdadeira e falsa simultaneamente. Uma proposição só pode ter dois valores verdades, isto é, é verdadeiro (V) ou falso (F), não podendo ter outro valor.

O uso de informação insuficiente nas premissas também é um tipo de falácia muito comum que ocorre quando fazemos generalizações ou estabelecemos relações de causa e efeito. Essas falácias são chamadas de falácias indutivas e falácias causais.

Definição de Termo: Premissa. Premissas são fatores que, para fins de planejamento, são considerados verdadeiros, reais ou certos sem prova ou demonstração. As premissas afetam todos os aspectos do planejamento do projeto e fazem parte da elaboração progressiva do projeto.

As premissas são sentenças consideradas como verdades que não podemos necessariamente comprovar, pois elas dependem de fatores externos. Podemos, por exemplo, considerar como premissa do projeto Construção de um prédio a seguinte frase: “Não irá faltar operário durante a obra”.

Desse modo, para que o silogismo seja válido, o termo médio deve ocupar pelo menos uma das posições em que seja tomado universalmente, deixando para os outros dois (maior e menor) a maior parte das posições em que são tomados particularmente.

- Indicadores de premissa: pois, desde que, como, porque, assumindo que, visto que, admitindo que, isto é verdade porque, a razão é que, em vista de, como consequência de, como mostrado pelo fato que, dado que, sabendo-se que, supondo que, etc.

Se premissas verdadeiras garantem uma conclusão verdadeira, então o argumento é válido.

As premissas e a conclusão de um argumento, formuladas em uma linguagem estruturada, permitem que o argumento possa ter uma análise lógica apropriada para a verificação de sua validade.

- Premissas contraditórias: a pessoa incorre nessa falácia quando formula duas premissas que são, entre si, contraditórias. Exemplo: posso fazer tudo, só não posso voar. Ora, um enunciado contradiz o outro, e isso gera a falácia.

Ela ocorre em enunciados que têm mais de uma interpretação possível, o que dificulta seu entendimento. A ambiguidade no enunciado causa mais de uma interpretação possível, gerando dúvidas a respeito do que se quis comunicar.