Pode comer pão de ressaca?

Perguntado por: rbarreto . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.2 / 5 10 votos

O consumo de álcool irrita a mucosa estomacal e eleva a acidez no órgão. Por isso, ingerir alimentos secos e salgados, como pães e biscoitos, pode diminuir os efeitos da ressaca, uma vez que esse tipo de comida desacelera a produção do ácido estomacal.

Comer doce ajuda por que o organismo usa o açucar para queimar o álcool”, esclarece o médico. Mas é no prato que pode estar o seu principal aliado para se ver livre da ressaca: “Beber tem que ser sempre com o estômago cheio”. Depois da folia, vale abusar de frutas, gengibre e brócolis, além de muita água.

A médica também avisa que pode ser importante evitar frituras e alimentos ricos em gorduras e preferir carnes magras.

Embora a sensação de mal estar diminua, o corpo continua a sofrer com os efeitos da intoxicação pelo álcool caso você não dê a devida atenção à alimentação no dia seguinte. “Os refrigerantes fazem com que o álcool em excesso se dissipe e isso alivia a sensação ruim.

O consumo de álcool é o responsável pela ressaca e os sintomas deixam qualquer um derrubado por um bom tempo. Ao ingerir a bebida, o fígado aumenta sua atividade para retirar o excesso de álcool no sangue. Além disso, há identificação de desidratação e hipoglicemia, ou seja, baixa quantidade de glicose.

Quanto tempo dura uma ressaca? Em geral, os sintomas aparecem entre seis e oito horas após o fim do excesso alcoólico e podem ser observados por até 20 horas.

Gatorade na prevenção da ressaca
Recomenda-se ingerir água de coco ou uma bebida esportiva como Gatorade entre as doses de bebida alcoólica para já adiantar o reabastecimento de fluidos e eletrólitos que são perdidos por conta do consumo de álcool.

Ovos reabastecem o corpo com vitamina B e ajudam a combater os efeitos do álcool. Comer ovo cozido também é uma alternativa para tratar ressaca! Esse alimento ajuda a reabastecer o corpo com vitaminas do complexo B e também é fonte de cisteína (aminoácido que ajuda a proteger o fígado contra o álcool).

Para cortar o efeito mais rápido você deve levar a pessoa a tomar um banho gelado, ingerir alguma bebida doce com refrigerante ou água com açúcar e se possível fazer com que ela se deite e descanse.

Confira 8 dicas para aumentar sua tolerância ao alcool e não...

  1. Dica 1: coma bem.
  2. Dica 2: escolha sabiamente. ...
  3. Dica 3: beba água. ...
  4. Dica 4: descanse antes de beber. ...
  5. Dica 5: vitamine-se. ...
  6. Dica 6: esqueça a cafeína. ...
  7. Dica 7: considere sua tolerância. ...
  8. Dica 8: não seja besta.

Coma algo. Comer algo antes de uma noite de bebedeira pode diminuir os efeitos da ressaca. O recomendado é ingerir alimento cheios de carboidratos, como massas e pizzas, pois a gordura diminui a capacidade de absorção do álcool no corpo.

Invista em alimentos integrais
“Arroz e pão integrais ajudam a proteger o estômago. Então, é ideal que sejam consumidos com frequência. Esses alimentos também ajudam a acelerar a recuperação depois que a pessoa bebeu”, defende o médico do Hospital São Camilo Sidney Federmann, especialista em alimentos funcionais.

Então, uma sopa bem reforçada, somada ao isotônico, ajuda o seu corpo a driblar a ressaca. Vale ser aquele miojo a la brasileira com bife. E pros vegetarianos, uma boa opção pode ser a sopa japonesa chama missô, feita com pasta de soja.

Entre os principais sintomas dessa etapa, estão: irritabilidade, falta de disposição, cansaço extremo, quadros de paranoia, sonolência em excesso, ansiedade e depressão.

1. Sprite. Pesquisadores chineses analisaram como 57 tipos diferentes de bebida agiriam sobre os efeitos da ressaca, e o resultado surpreendeu: segundo eles, a Sprite é o refrigerante que tem o melhor potencial de curar o porre da noite anterior.

Normalmente, ela só dura ao longo da manhã, até que você finalmente consiga comer a primeira refeição. Mas algumas outras vezes ela pode se estender em até dois dias (e isso, certamente, te faz lembrar que não está mais na faculdade!).

Dicas para curar ressaca

  1. Tome muita água. O álcool tem efeito diurético, o que significa que ele aumenta a eliminação de líquidos pela urina. ...
  2. Não exagere no café ...
  3. Aposte nas frutas e em sucos naturais. ...
  4. Coloque mel no seu desjejum. ...
  5. Faça refeições leves. ...
  6. Tenha cuidado com os medicamentos. ...
  7. Faça repouso.

Beba água.
Se você estiver muito embriagado e precisar ficar sóbrio rapidamente, apenas pare de beber ou usar drogas imediatamente e tente hidratar-se. A água ajudará a remover as substâncias tóxicas de seu organismo. Jogue um pouco de água fria no rosto, principalmente se você tiver usado algo além de álcool.