Quando começaram a contar as horas?

Perguntado por: erosa . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

Acredita-se que o homem começou há medir o tempo há cerca de 5.000 anos. Nossos ancestrais, mais primitivos, só tinham conhecimento do dia e da noite, ignorando completamente o correr das horas e suas divisões.

A partir da observação das estrelas, os egípcios foram os primeiros a contar períodos anuais e também pioneiros em criar 12 subdivisões de tempo baseadas nas estações. O historiador e geógrafo grego Heródoto escreveu no ano 3 a.C. sobre essa habilidade dos chamados “mestres do tempo”.

Os babilônios, povo que viveu entre 1950 a.C. e 539 a.C., na Mesopotâmia, foram os primeiros a marcar a passagem do tempo. Ao construir o relógio de sol, dividiram o dia em 12 partes e, depois, em 24, que são as horas que usamos até hoje.

Os antigos gregos usavam a clepsidra, um relógio d'água, que consistia de um reservatório de água dotado de um furo. Media-se o tempo que a água levava para passar da vasilha superior para a inferior. Usava-se também a ampulheta, que marcava o tempo pelo escoamento da areia de um compartimento para o outro.

De acordo com o gráfico, as primeiras evidências de vida datam de 3,5 bilhões de anos, período em que o dia durava 12 horas.

Os Sumérios (povo residente na mesopotâmia) chegaram a elaborar um calendário, que dividia o ano em 12 meses de 30 dias, sendo que os dias eram divididos em 12 períodos (que equivalem a duas horas), e dividiam cada um destes períodos em 30 partes (aproximadamente 4 minutos).

30 de agosto de 1911

Contagem foi transformada em município em 30 de agosto de 1911, pela Lei nº 556. Antes disso pertenceu à Comarca do Rio das Velhas, distrito do município de Sabará e, em 1901 foi vinculada à Santa Quitéria, atual Esmeraldas.

As primeiras representações numéricas apareceram em razão da necessidade de se fazer a contagem dos animais, por exemplo. Os pastores soltavam seu rebanho pela manhã e contavam esses animais através de pedrinhas que eram colocadas num saco. Para cada animal, usava-se uma pedrinha.

Antigamente, os povos usavam o sol como mecanismo de orientação. Basicamente, entendiam que quando o sol estava no céu era dia e a ausência dele era noite. Foi assim que passaram a dividir o dia em 24 horas, cada hora em 60 minutos e cada minuto em 60 segundos.

Assim, em 1670, surgiu o “minutum” que, em latim, significa “pequeno”. Foi o cientista holandês Christian Huygens, responsável pela divisão, quem decidiu manter a tradição suméria. Foi na Suméria, mais precisamente na cidade de Uruk, que pela primeira vez se dividiu o tempo em horas e minutos.

Na Terra, marcamos a passagem do tempo em dias, que são divididos entre um período de luz solar e a noite. A rotação da Terra, o giro em torno de si mesma, leva 23 horas e 56 minutos.

"Foram os astrônomos que, contando 24 horas seguidas, adotaram o princípio ao meio-dia. Ptolomeu fixou o início ao meio-dia, Hiparco à meia-noite e Copérnico novamente ao meio-dia. "Tal costume se perpetuou até o início do século 20, quando os astrônomos decidiram iniciar à meia-noite.

Resumos. Os anos egípcios eram de 365 dias contados a partir da subida ao trono de cada rei. Esta contagem era independente das três estações em que se subdividia o ano solar, marcadas pelas necessidades agrícolas.

Existem vários instrumentos que utilizamos para medir essa grandeza: controlamos os dias em relação ao ano com base no calendário, controlamos as horas, os minutos e os segundos com base no relógio, e, para medir a variação de tempos mais curtos, utilizamos cronômetros. Leia também: Quais são as medidas de comprimento?