Quando deve ser utilizado um sistema de proteção para o circuito elétrico?

Perguntado por: oribeiro . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

Conforme a norma ABNT NBR 5410, o uso do IDR é obrigatório em áreas molháveis (banheiros, cozinhas, áreas de serviço, garagens) e em circuitos que alimentem tomadas em áreas externas à edificação.

Dispositivos de segurança são aparelhos responsáveis pela interrupção da corrente elétrica, caso a intensidade dessa corrente seja maior que a suportada pelo aparelho. A consequência dessa intervenção preserva os outros elementos que constituem o circuito.

Função: o DTM auto desarma quando reconhece uma fonte de calor atípica, que é um sinal claro de corrente excedente. Modelos: você pode comprar DTM elétrica no mercado especializado com tipologias com diversos números de polos. Além disso, o dimensionamento pode ser ajustado em monopolar, bifásico ou trifásico.

Eles atuam quando a corrente que passa pelo circuito elétrico é superior ao que ele consegue suportar, “desligando a chave”, seccionando/interrompendo o circuito elétrico e evitando que a alta corrente cause danos e provoque incêndios.

O sistema de proteção elétrica é formado por dispositivos utilizados para proteger uma instalação elétrica ou um ambiente de eventos que possam colocá-los em risco.

São três os principais dispositivos de proteção aplicáveis a instalações prediais: disjuntor termomagnético (DTM), diferencial residual (DR) e dispositivos de proteção de surto ou sobretensões (DPS).

A proteção para circuitos elétricos e/ou eletrônicos pode ser feita utilizando a resina sintética, que além de oferecer uma excelente proteção para os componentes sensíveis, também é um isolante elétrico.

O objetivo do Sistema de Proteção é isolar o equipamento defeituoso: De forma rápida; Confiável; Minimizando o trecho de rede desconectada do sistema; De forma simples; e Econômica.

Existem 3 tipos de DTM: Muscular (Ocorre quando a musculatura do sistema mastigatório sofre um excesso de tensão), a articular (Ocorre tanto por uma sobrecarga da articulação quanto por trauma ou doenças degenerativas, como artrite, osteoartrose e artrite reumatoide) e a mista (União dos distúrbios muculares e ...

ATM é a sigla que faz referência a uma articulação do corpo humano, enquanto DTM se refere aos problemas que acometem essa articulação.

ATM É a articulação temporomandibular, uma articulação que liga o maxilar ao crânio. A DTM é a disfunção da articulação temporomandibular que pode, por exemplo, não estar funcionando adequadamente.

Os dispositivos de segurança trazem como principal função a garantia da saúde e integridade física dos colaboradores de uma empresa, e é exatamente por este motivo que temos diversas normas que buscam regulamentar tais dispositivos e garantir que eles sejam usados pelas empresas da forma que devem ser.

O disjuntor é um dispositivo de segurança que funciona de acordo com o aumento de temperatura nos fios condutores dos circuitos elétricos.

Pode ser através de uma cortina de luz, por exemplo, criando uma barreira virtual ao redor do perigo. Outros dispositivos que estão nesse grupo são os detectores de presença optoeletrônicos, laser de múltiplos feixes, barreiras óticas, monitores de área ou scanners, batentes, tapetes e sensores de posição.