Quando e que acontece a fusão?

Perguntado por: ijesus . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

A fusão é a transformação física da matéria do seu estado sólido para o estado líquido. Esse processo ocorre quando a matéria é submetida a uma determinada pressão, que recebe calor (energia) e sua temperatura alcança um valor.

Ponto de fusão é o nome que se dá à temperatura na qual ocorre a fusão de uma substância sólida sob pressão de 1 atm. Na temperatura do ponto de fusão também ocorrerá a solidificação dessa mesma substância, quando estiver no estado líquido sendo resfriada.

Para uma substância pura, a solidificação ocorre quando ela é resfriada até uma determinada temperatura, usualmente chamada de ponto de fusão (já que a fusão também ocorre nessa temperatura, durante o aquecimento).

E para a transição de um estado físico para outro ocorre segundo variações de temperatura e pressão. Sob pressão normal (1atm), a água entra em fusão a 0 °C, então até -1°C as moléculas dessa substância se encontram em estado sólido e a partir dos zero graus ela passa para o estado líquido.

Fusão Mudança do estado sólido para o estado líquido da água, provocada por aquecimento, por exemplo, um gelo que derrete num dia de calor. Além disso, o denominado "Ponto de Fusão" (PF) é a temperatura que a água passa do estado sólido para o líquido. No caso da água, o ponto de fusão é de 0ºC.

Fusão: passagem de uma substância do estado sólido para o líquido. Para que isso ocorra, é necessário que a substância ganhe calor. A fusão pode ser observada quando vemos o gelo derretendo.

A fusão nuclear é um processo em que dois núcleos se combinam para formar um único núcleo, mais pesado. Um exemplo importante de reações de fusão é o processo de produção de energia no sol, e das bombas termonucleares (bomba de hidrogênio).

Lei: sob pressão constante, a fusão de uma substância cristalina se processa à temperatura constante. A fusão ou solidificação de uma substância cristalina é aquela em que aparecem, em presença uma da outra, as fases sólida e líquida. 2ª Lei: para uma dada pressão, cada substância possui a sua temperatura de fusão.

O calor de fusão é a quantidade de energia necessária para fundir um mol de uma substância ou de um elemento químico. Existem três estados físicos nos quais toda matéria pode ser apresentada, dependendo da sua respectiva temperatura : sólido, líquido e gasoso.

O ponto de fusão corresponde à temperatura em que determinado material passa do estado sólido para o líquido; e o ponto de ebulição é a máxima temperatura em que um material pode existir na fase líquida, sob determinada pressão.

Quando um líquido é aquecido, sua pressão de vapor aumenta até ficar igual à pressão do gás. Com isso, formam-se bolhas de líquido vaporizado (gás) que sobem para a superfície da panela, onde elas estouram e liberam o gás. Para formar vapor as moléculas do líquido superam as forças de atração entre elas.

Fusão e solidificação
Quando uma substância se encontra no estado sólido e começa receber calor, a sua temperatura aumenta, assim como o estado de agitação das suas moléculas. Se continuarmos com esse aquecimento, a agitação molecular se tornará tão intensa que as ligações entre as moléculas irão se romper.

A temperatura na qual um corpo se solidifica é chamada de ponto de solidificação ou ponto de congelamento, que é a mesma do ponto de fusão, quando há passagem do estado sólido para o líquido. Neste momento de transição, a substância fica em equilíbrio dinâmico entre as duas fases, até que se solidifique totalmente.

0 °C