Quando latim deixou de ser falado?

Perguntado por: hmuniz9 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

A longa decadência do Império Romano do Ocidente, no século 5, marca o início do fim do latim. A partir de então, a língua entrou em um processo de transformação.

O Vaticano a adota como sua língua, sendo o único país do mundo a utilizá-la. O Rito Romano da Igreja Católica tem o latim como sua língua oficial.

A língua latina é muitas vezes usada por lingüistas e cientistas. E, na verdade ainda é a língua oficial de um único país: O Vaticano, embora a forma com que a língua é falada seja muito diferente da forma antiga.

Além do latim, dentre as línguas mortas mais estudadas estão o sânscrito, o anglo-saxão, o grego arcaico e o antigo egípcio. O aramaico ainda não está totalmente extinto e o hebraico foi revitalizado como língua oficial.

"Jesus era um falante nativo do aramaico", disse sobre a língua semítica quase extinta que tem grande relação com o hebraico. "Mas ele também teria conhecido o hebraico porque havia escritos religiosos em hebraico."

A principal razão pela qual o latim é uma língua morta é histórica. O latim não é mais usado, simplesmente porque o Império de Roma não existe mais.

O Latim é oriundo da região do Lácio, em Roma, e deu origem às chamadas línguas românicas, entre elas, o nosso querido idioma, o português.

O português e o francês são as línguas cuja fonética mais se afasta do latim, devido à influência das línguas celtas (a língua lusitana, no caso do português, e a língua gaulesa, no caso do francês).

Confira a seleção abaixo com os idiomas mais difíceis do mundo para brasileiros!

  • 6 – Russo. Esse idioma europeu com cerca de 166 milhões de falantes nativos faz parte da ramificação leste da família eslava. ...
  • 5 – Vietnamita. ...
  • 4 – Coreano. ...
  • 3 – Japonês. ...
  • 2 – Mandarim. ...
  • 1 – Árabe.

A língua acádia é conhecida como o idioma mais antigo do mundo — seu registro data de 14 a.C.

O italiano deriva do latim volgare falado pelos soldados, mercadores e colonos de terras conquistadas pelo Império Romano, diferente do latim clássico que era usado apenas pela corte e por pessoas cultas. Séculos de conquistas e sucessões foram necessários para a conformação do idioma como o conhecemos na atualidade.

O processo mais comum que se leva à morte uma língua é aquele em que a comunidade de falantes de um idioma assimila outro, tornando-se bilingue, e gradualmente muda a fidelidade para o segundo idioma deixando gradativamente de usar seu idioma original.

Chinês mandarim: o idioma com mais falantes nativos
Com 918 milhões de falantes nativos, é a língua com mais falantes nativos do mundo, embora se somarmos a esta cifra os falantes de mandarim como língua estrangeira, este número chega a 1,12 bilhão, o segundo idioma mais falado no mundo.

Alto Valiriano é o idioma antigo de Valíria, que estava localizado no continente oriental de Essos. Grande parte de Essos já foi dominada pelos valirianos há milhares de anos, estendendo-se das cidades livres a oeste, até a baía dos escravos no leste.