Quando o aluno falta muito o que colocar no relatório?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

falta muito e as mesmas o estão prejudicando no aprendizado. o aluno não falta, exceto se for estritamente necessário. o aluno não deverá faltar, está com excesso de faltas.

Considere um aluno distraído em sala de aula e sem uma boa estrutura familiar. Para explicar esses dois diagnósticos, o professor pode escrever no relatório: “O estudante não demonstra interesse nas atividades propostas e parece desligado da realidade. Além disso, aparenta ser desassistido pela família”.

Comunico que o aluno _________________________________________, série/ano ___________, vem apresentando, até a presente data, _______ faltas escolares, ocasionando pouco desempenho nas atividades realizadas em sala de aula.

É Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente, que deve ser preenchida quando o aluno está ausente (infrequente), tem como objetivo a verificação e acompanhamento da infrequência escolar de alunos entre 7 a 18 anos incompletos.

Como se justificam as faltas à escola? A justificação das faltas exige uma declaração escrita apresentada pelos pais ou pelos encarregados de educação ao diretor de turma. Se o aluno for maior de idade, pode ser o próprio a fazê-lo.

Pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB – Lei 9.394, de 1996), um aluno não pode ser aprovado caso apresente uma quantidade de faltas superior a 25% das horas-aula dadas no ano letivo. A LDB determina que o ano escolar deve ter 200 dias letivos.

Com o objetivo de minimizar as faltas na escola, devido às lacunas na aprendizagem durante o ensino remoto, a Escola Gabriel Hugo Rios criou o projeto “Lugar de criança é na escola: Quem falta, faz falta”,que teve início no mês de julho.

E se o aluno faltar a ponto de ficar reprovado é uma reprovação difícil de ser revertida , mas sempre é possível recorrer por intermédio da lei federal n. 8069/90 em seu artigo 53, inciso III que diz ” direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores”.

Registro de ocorrências através das unidades escolares
Em caso de uma ocorrência na escola, é necessário primeiramente comunicar o fato a Direção da Escola, que deverá fazer o registro dessa ameaça no sistema PLACON, que indicará os procedimentos para com o aluno agressor, quanto o procedimentos à vítima.

O aluno não adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado. Ainda não desenvolveu habilidades para convívio no ambiente escolar, pois… Ainda não desenvolveu hábitos próprios de higiene e de cuidado com seus pertences. Costuma não aceitar e compreender as solicitações dos adultos; Tem dificuldades em cumprir regras.

O parecer descritivo deve complementar aquilo que foi registrado na página de habilidades. Portanto, não transcreva-as; Precisamos ter um olhar inter e transdisciplinar. Portanto, vale abranger todos os campos do saber que de alguma forma se sobressaem no aluno.

Sugestões para iniciar relatórios: Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que o aluno... Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste bimestre... A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidades em...

Então, o relatório pode conter detalhes sobre:

  1. o desenvolvimento motor da criança;
  2. a participação do aluno nas aulas;
  3. a interação com os colegas;
  4. quais os interesses que o jovem demonstra;
  5. quais são seus traços comportamentais, entre outros temas.

O Conselho Tutelar é responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes e, no caso de faltas escolares, pode ser acionado para verificar a situação e tomar as medidas necessárias para garantir a frequência do aluno na escola.