Quando o boleto vai para cartório?

Perguntado por: edinis . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4 / 5 19 votos

Realizar o protesto de um boleto é mais simples do que parece. Após reunir os documentos que comprovem que o boleto não foi pago e dar entrada no protesto, o devedor tem até 3 dias úteis para quitar o pagamento. O valor deve ser pago no cartório ou direto na empresa. Caso não seja realizado, o devedor será protestado.

até 30 dias

Com quantos dias a empresa pode protestar um boleto? De acordo com a Lei Federal 9.492/97, o protesto de um boleto é permitido a partir da data de vencimento do título. No entanto, vale reforçar que a boa prática do mercado é aguardar até 30 dias após o vencimento para realizar o protesto.

Basicamente, significa entrar com um processo em um Cartório de Protesto de Títulos para comprovar a inadimplência de uma pessoa física ou jurídica e tentar recuperar o dinheiro para a sua empresa.

Para pagar dívida em cartório, é possível procurar o local onde o protesto foi formalizado e quitar o valor ali mesmo. Outra opção é procurar o credor, negociar e pagar diretamente para ele. Na negociação, é importante estabelecer a quantia que você está disposto a desembolsar e apresentar sua proposta.

Caso o devedor não realize o pagamento total dentro do prazo, o título da dívida é protestado e o cartório informará aos órgãos de proteção ao crédito sobre existência do processo. Então, o nome do devedor fica negativado.

A partir desta quinta-feira (28), o protesto de dívidas em cartório – também conhecido como protesto extrajudicial – é um serviço gratuito em todo o Brasil.

Com o advento da Lei Estadual nº 10.710/2000, a partir de 30 de março de 2001 o protesto passou a ser ato gratuito. Assim, o credor que antes tinha de pagar para protestar títulos vencidos e não pagos, agora não precisa mais dispendiar os valores referentes às custas do cartório.

O protesto ou contestação de uma dívida deve ser feito em um Cartório de Protesto de Títulos ou Tabelião de Protestos; No caso de boletos bancários, é preciso fazer uma duplicata, antes de ir ao cartório; Após o processo iniciar, o devedor tem até 3 dias úteis para pagar.

As custas podem ser pagas diretamente no cartório responsável pelo protesto ou pode ser gerado boleto de pagamento on-line no site da Central Nacional de Protesto (CENPROT). Para acessar o CENPROT, o devedor deve antes se cadastrar ou possuir certificado digital.

Multa por atraso em pagamento de boletos não pode ser maior que 2% da prestação.

Cancelamento de protesto: saiba como fazer

  1. Procure o CREDOR.
  2. Efetue o pagamento do título.
  3. Peça ao CREDOR para fornecer a autorização de cancelamento (anuência) pelo site da CENPROT-SP;
  4. Faça o cancelamento do protesto no site para regularizar seu nome.

O protesto em cartório ocorre quando uma pessoa deixa de pagar uma dívida e se torna inadimplente. Ao não receber o valor devido, a empresa ou pessoa física abre o protesto, forçando o devedor a resolver suas pendências.

É importante destacar que, mesmo após a quitação da dívida, o título protestado não caduca e permanece nessa condição até que o cancelamento do protesto seja realizado e o pagamento da dívida seja comprovado.

Quando você deve para uma empresa ou pessoa e não realiza o pagamento na data correta, dá ao credor o direito de fazer com que passe para o nível de dívida registrada em cartório. Esse registro se chama “protesto” e acontece nos tabelionatos de protesto de dívida.

Pagamento parcelado de débitos protestados em cartório
A partir do agendamento eletrônico, o servidor responsável irá iniciar a análise da solicitação, reunindo o processo administrativo/judicial e a legislação pertinente, bem como irá atualizar o valor da dívida, caso necessário.

Segundo a lei Nº 9.492, de 10 de setembro de 1997, artigo 26, § 1º e 2º, o procedimento de cancelamento de protesto é de responsabilidade do inadimplente. Ou seja, cabe ao devedor, após o pagamento da dívida, providenciar a baixa do protesto em cartório.

A consulta de protesto é grátis, basta consultar seu CPF no site do Serasa Consumidor. Assim, você fica sabendo o número e a localidade do cartório onde seu nome foi protestado.

Na maioria das instituições financeiras, basta acessar o internet banking ou aplicativo bancário e cancelar o agendamento do pagamento do boleto, sem precisar entrar em contato com o atendimento.

Sim. Os boletos vencidos são aceitos em qualquer banco e podem ser pagos em diferentes canais: agências bancárias, aplicativo, lotéricas e caixa eletrônico. Escolha a opção que for mais prática e viável para você quitar a dívida.