Quando o corpo não obedece a mente?

Perguntado por: aborges . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.4 / 5 15 votos

A psicossomatização é o termo usado pelos psicólogos para se referir a esse fenômeno e os estudos das doenças psicossomáticas avançaram muito. Atualmente, não se faz mais uma divisão entre corpo e mente, pois se entende que tudo está interligado e que os comportamentos e emoções são produtos do contexto em que vivemos.

Geralmente acredita-se que a mente comanda o corpo, mas investigação recente aponta crescentemente para o contrário. A postura corporal, as expressões físicas e os movimentos influenciam em boa medida o que pensamos e sentimos.

A Dispraxia, ou Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC), é um problema comum que ocorre na coordenação motora fina e grossa em crianças e adultos. Dificuldades de coordenação afetam a participação e o funcionamento das habilidades da vida diária na educação e no trabalho.

Sinais de que a mente não está bem
Um dos primeiros sinais enviados é o da respiração. Se estamos ansiosos, não respiramos normalmente. Vamos ficando ofegantes, com respiração cada vez mais curta. Quando percebemos, estamos praticamente sem respirar.

A ansiedade pode provocar vários sintomas físicos como arritmia / taquicardia (alteração no ritmo cardíaco ou do coração), vertigens ou tonturas, boca seca, dificuldade respiratória (falta de ar), entre outros.

Há muito tempo se fala que a meditação cura o corpo e mente de seus praticantes.
...
A técnica consiste em uma variedade de práticas que são eficientes para cuidar do corpo e da mente, pois:

  1. promovem o relaxamento,
  2. estimulam a concentração,
  3. geram bem-estar físico e mental.

COMO A MEDITAÇÃO MELHORA A CONEXÃO MENTE-CORPO
A meditação pode ajudar a aumentar a consciência da conexão mente-corpo e proporcionar benefícios tanto para a saúde física quanto mental. Por exemplo, a meditação atenta e as técnicas de relaxamento meditativo unem a calma da mente com a calma do corpo.

A mente segue o sentimento e mesmo quando calamos emoções o corpo fala. O sistema energético humano mantém uma ligação profunda com o sistema emocional, que por sua vez mantém uma ligação com o sistema mental, que por sua vez sustenta todo o sistema de crenças, isto é, as coisas em que uma pessoa acredita.

Você já ouviu a frase: “Quando a boca cala, o corpo fala”? Pois é, o corpo e a mente estão totalmente conectados! E o estado emocional de uma pessoa se manifesta de diversas maneiras no físico, especialmente por meio de problemas de saúde, o que damos o nome de “doenças psicossomáticas”.

A condição também pode ser uma consequência de hipoglicemia e hipertensão, por isso, é importante se atentar com sua saúde no geral. Seus principais sintomas são as tonturas e vertigens. Em outros casos, também pode vir acompanhada de náuseas, vômitos, sudorese, alterações gastrintestinais, perda de audição e zumbidos.

Ataxia Cerebelar - o que é? O termo ataxia tem origem grega "a" sem "taxis" "ordem" e caracteriza uma dificuldade de ordenar e coordenar o movimento. Segundo pesquisa da Practical Neurology, a ataxia cerebelar refere-se a um grande grupo de doenças em que a ataxia é causada por lesões no cerebelo e suas vias.

É a sensação de que os objetos ou a própria pessoa está se movendo, sem que haja um movimento real. Pode ser como uma instabilidade, desequilíbrio, sensação de queda, desvio da marcha ou uma flutuação.

Depressão, estresse, síndrome do pânico e nomofobia (medo de ficar sem celular) são outros exemplos de situações que ocorrem com muito mais frequência nas últimas décadas. Especialistas dizem que a síndrome do pensamento acelerado não é uma doença, mas sim um sintoma vinculado a um quadro de transtorno de ansiedade.

Causas do raciocínio lento
traumas ou problemas emocionais, como desemprego ou fim de relacionamento; trabalho excessivo e agenda sempre lotada; estresse, ansiedade e depressão; alimentação insuficiente em certos nutrientes e compostos bioativos.

Pensar sobre as coisas boas em sua vida pode ajudar a equilibrar esse viés, dando a seu cérebro o tempo extra que é necessário para registrar e lembrar um evento positivo. Para ajudar o seu cérebro a armazenar eventos positivos, reflita sobre o que você é grato pelo menos uma vez por semana.

A ansiedade não afeta apenas os órgãos mais óbvios, como cérebro e coração: ela atinge até as funções internas, como o baço e as células sanguíneas.

6 remédios caseiros comprovados para ansiedade

  1. Kava-kava. ...
  2. Valeriana. ...
  3. Ashwagandha. ...
  4. Erva cidreira. ...
  5. Camomila. ...
  6. Lavanda.

Fazer atividades físicas traz diversos benefícios para o corpo e mente, e essa relação é trabalhada de forma mais saudável e presente, percebendo a interferência de pensamentos nas atitudes e atividades e ao contrário também. Por isso, ao realizar seus exercícios físicos, preste atenção em onde está seu pensamento.

Conheça 8 ferramentas de cura para sua mente

  1. Wei Wu Wei. Esse nome oriental pode ser entendido como a "não ação". ...
  2. O Poder do Agora. ...
  3. Mindfulness. ...
  4. Ciclos ultradianos. ...
  5. Ócio criativo. ...
  6. Estado de nada sei. ...
  7. Meditação. ...
  8. Hipnose.

As caminhadas e corridas são um ótimo exemplo de como aliar a saúde física e mental num único momento. Os exercícios ajudam a aliviar a tensão do corpo e relaxar os músculos, além disso, liberam endorfinas no cérebro. Corpo menos tenso, mente menos tensa.

Dicas para aumentar sua força mental

  1. Invista no autoconhecimento. O autocontrole é sinônimo de força mental, e esta é uma habilidade que só pode ser desenvolvida por meio do autoconhecimento. ...
  2. Defina seus objetivos. ...
  3. Direcione sua energia para coisas produtivas. ...
  4. Aprenda a dizer não. ...
  5. Desenvolva sua Inteligência Emocional.