Quando o marido fica com raiva de tudo?

Perguntado por: vramos . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.3 / 5 2 votos

Uma má comunicação com o cônjuge pode ser a fonte de muitos conflitos e discussões. A pessoa que se irrita por tudo talvez tenha uma forma de comunicação que dificulta a expressão do que ela quer e sente e isso gera irritação, pois ela não se entende com o restante das pessoas.

No momento do ataque, procure evitar o confronto. Ouça mais e fale menos. Sugira que a pessoa se acalme para depois retomar a conversa. Procure perceber o que o outro está dizendo e como ele/ela está se sentindo.

Seja grato pelo que tem.
Isso nem sempre é fácil, principalmente quando se está num relacionamento infeliz. Mesmo assim, esse tipo de atitude pode ajudar você a enfrentar a situação, trazendo certa alegria à sua vida. Todos os dias, tire um tempo para pensar nas coisas pelas quais é grato.

É comum que sentimentos de amor e ódio façam parte dos relacionamentos românticos, por mais contraditório que isso pareça. Isso ocorre por causa das expectativas que as pessoas nutrem em relação ao outro: quando esperança é frustrada, pode ser que o indivíduo acabe desenvolvendo rancor, raiva e até ódio.

Quais são os sintomas? Após o período de incubação, surgem os sinais e sintomas clínicos inespecíficos (pródromos) da raiva, que duram em média de 2 a 10 dias.

Entre os sintomas estão: Alterações de comportamento – confusão mental, desorientação, agressividade, alucinações. Espasmos ao sentir água ou vento - hidrofobia. Mal-estar geral.

Essas ações costumam ser sinal de abuso psicológico. A chantagem emocional e a manipulação que se exerce sobre a pessoa quem se atribuiu a culpa não são inócuas: com o passar do tempo podem gerar problemas psicológicos como falta de autoestima, falta de segurança em si mesmo(a), ansiedade, depressão, dependência, etc.

“O burnout de relacionamentos tem sintomas como o esgotamento no se relacionar, e características como cansaço de tentativas de mudança, falta de motivação para investir no parceiro ou parceira, desesperança, tristeza, apatia, raiva”, fala a psicóloga Daniela Faertes, diretora do Espaço Ciclo, no Rio Janeiro.

LEIA MAIS: Como superar o término de um relacionamento

  1. 2.1 Faça uma autoanálise da sua relação.
  2. 2.2 Inicie seu processo de tomada de decisão.
  3. 2.3 Tome a decisão com segurança e assertividade.
  4. 2.4 Busque ajuda.
  5. 2.5 Faça terapia.
  6. 2.6 Seja paciente.
  7. 2.7 Cuide de si mesmo.
  8. 2.8 Seja firme na sua decisão.

Dicas de como lidar com marido nervoso

  1. Procure um bom momento para conversar com ele. ...
  2. Seja uma pessoa mais paciente e compreensiva. ...
  3. Entenda o comportamento grosseiro do seu marido. ...
  4. Tenha cuidado com o que você diz a ele. ...
  5. Não rebata palavras negativas. ...
  6. Cuide da sua autoestima. ...
  7. Não deixe que ele se sinta na razão.

3. Desgaste, grosseria, desprezo e negatividade. Então, quando tudo é motivo para brigas, ao passo que vocês se tratam de maneira grosseira ou com desprezo, viverem jogando farpas um para o outro, bem como não tendo mais nada legal para falar sobre o relacionamento, só existe uma solução: se divorciar.

Quando o casal já não consegue conversar, seja por falta de tempo ou porque tudo vira motivo de discussão, a comunicação se torna impossível e a separação pode ser uma questão de tempo.

Aumente o seu repertório de expressão, tente acusar menos e expressar mais como você está se sentindo. Da mesma forma, não reprima a raiva, mas crie momentos para falar sobre questões não resolvidas de forma a encontrar soluções com o seu amor, juntos, sem acusações ou culpabilizações.

O que é bloqueio emocional? É um mecanismo de defesa inconsciente que tem como objetivo evitar dor e sofrimento em situações futuras como reflexo de experiências negativas passadas e não processadas.

O ódio pode surgir das crenças e preconceitos que temos, de conflitos entre grupos e dos problemas econômicos, ou das turbulências e promessas políticas que frustram as pessoas.

A raiva é uma doença infecciosa grave causada por um vírus do gênero Lyssavirus. A infecção, que pode afetar humanos, rebanhos e animais domésticos, causa a inflamação progressiva do cérebro, com letalidade próxima a 100%.

Infelizmente não é possível erradicar esse vírus assim como ocorreu no caso da varíola, pois o vírus da raiva infecta também os mamíferos não humanos, sendo praticamente impossível eliminar o vírus de todos os mamíferos do mundo.