Quando ocorre a consumação?

Perguntado por: omonteiro . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

IV) Consumação – ocorre quando todos os elementos que se encontram descritos no tipo penal forma realizados. Conforme vimos acima, o crime se consuma quando foram realizados todos os elementos, isto é, o verbo do tipo penal.

Conceito: crime consumado “é aquele em que foram realizados todos os elementos constantes de sua definição legal” (CAPEZ, 2019, 323). EXEMPLOS: 1) furto se consuma com a inversão da posse, que caracteriza a subtração da coisa alheia móvel; 2) homicídio se consuma quando a vítima efetivamente morre.

Art. 14 - Diz-se o crime: Crime consumado I - consumado, quando nele se reúnem todos os elementos de sua definição legal; Tentativa II - tentado, quando, iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente.

1) cogitação: é o momento de ideação do delito, ou seja, quando o agente tem a ideia de praticar o crime; a. 2) deliberação: trata-se do momento em que o agente pondera os prós e os contras da atividade criminosa idealizada; a. 3) resolução: cuida do instante em que o agente decide, efetivamente, praticar o delito.

1. Fazer desaparecer pelo uso ou gasto. 2. Gastar; devorar; destruir.

Significado de Consumação
substantivo feminino Ação ou efeito de consumar, concluir. Ação de carregar alguma coisa para o seu fim, de chegar ao final: viu no jogo a consumação de seu dinheiro. Ação de acabar através da devastação ou do extermínio: o alcoolismo foi a consumação da sua vida.

Fato concluído, completo, cujos efeitos não podem mais ser alterados.

Significado de Consumado
adjetivo Cujo desenvolvimento ou procedimento se encontra realizado por completo ou que existe uma grande possibilidade que o mesmo se realize: sua bolsa de mestrado é um acontecimento consumado.De grande proficiência ou competencia; competente: um consumado médico.

fato realizado, irremediável.

A consumação é um ingresso consumível onde a sua entrada já está dentro do preço e pode ser usado para comprar bebidas no bar da Selva.

O crime material só se consuma com a produção do resultado naturalístico, como a morte no homicídio. O crime formal, por sua vez, não exige a produção do resultado para a consumação do crime, ainda que possível que ele ocorra.

O agente não conseguiu nem mesmo atingir o objetivo pretendido para que o crime fosse consumado. Nessa modalidade, o agente consegue atingir o seu objetivo, mas não consuma o delito. O agente ativo utiliza todos os meios possíveis ao seu alcance, mas mesmo com diversas tentativas não consegue consumar o crime.

No crime subjetivamente consumado a intenção do agente era de matar; no crime objetivamente consumado, efetivamente o agente matou a pessoa; no crime objetivamente tentado, o agente não conseguiu matar a pessoa por circunstâncias alheias, a qual justifica a diminuição da pena. (CUNHA, 2015).

O Código Penal prevê para o furto pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa.A lei prevê aumento de pena para quem cometa o crime durante a noite, e para os casos de furto de pequeno valor, permite diminuição ou até perdão de pena, aplicando-se apenas a pena de multa, é o chamado furto privilegiado.

O chamado latrocínio é uma forma qualificada do crime de roubo, com aumento de pena, quando a violência empregada resulta em morte. Esta enquadrado no artigo 157, §3, II do Código Penal, que consta no capitulo dos crimes contra o patrimônio e não dos crimes contra vida como muito pensam.

Teoria da concretatio: o furto se consuma no momento em que o agente toca o bem. 2.

De acordo com o artigo 14, I, do Código Penal, diz-se consumado o crime quando nele se reúnem todos os elementos de sua definição legal. No homicídio, por exemplo, o tipo penal consiste em "matar alguém" (artigo 121 do CP), assim o crime restará consumado com a morte da vítima.

Crime e fato típico
É composto por quatro elementos: conduta, resultado, nexo causal (relação de causalidade) e tipicidade.

O iter criminis é o caminho do crime, ou seja, o roteiro que é percorrido até culminar com a consumação do delito. Divide-se em duas fases, a interna — que é o aspecto psicológico do crime — e a externa — quando o agente exterioriza sua intenção.

CONSUMIR, em bom português, é "gastar, devorar, destruir, extinguir, aniquilar, anular, enfraquecer, abater, desgostar, afligir, mortificar, esgotar". CONSUMAÇÃO [do verbo CONSUMAR] é o "ato de consumar, terminar, concluir, completar, praticar". Exemplos: O réu CONSUMOU o delito.

3. A consumação mínima é a prática pela qual o estabelecimento comercial (fornecedor) cobra do consumidor um valor mínimo que este consumidor tem que pagar, consumindo ou não. Em outras palavras, é uma imposição de consumo.