Quando se diz bom dia ou boa tarde?

Perguntado por: oagostinho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

É “bom dia” até ao meio-dia e “boa tarde” depois dessa hora.

Mais uma vez: com determinante (artigo, pronome, numeral, adjetivo), “bom-dia”, “boa-tarde” e “boa-noite” são substantivos e usam hífen. Meras saudações, sem o determinante, são mensagens destituídas de hífen, uma vez que a leitura é literal. Boa leitura a todos!

Os dicionários informam que “bom dia” é um cumprimento que se faz no período da manhã. Esta, como se sabe, é definida como “parte inicial do dia que vai do levantar do Sol ao meio-dia” (Houaiss).

Como procurámos demonstrar, o uso dos pontos de exclamação é facultativo. Na correspondência postal, não se justifica a saudação bom dia porque não sabemos a que horas a missiva será lida pelo receptor.

Em 2019, no dia 21 de janeiro, com ampliação do Bom Dia Praça, o Bom Dia Brasil passa a ser das 08h00 até as 09h00 da manhã! O Bom Dia Brasil ganhou novo estúdio com novo cenário e grafismos, estreado em 5 de agosto do mesmo ano.

Bom dia é uma expressão usada para saudar as pessoas durante toda a manhã, até o horário de meio dia.

O uso do advérbio muito como determinante do adjetivo está correto, tratando-se da construção do grau superlativo absoluto analítico, como em «muito quente» ou «muito frio». Podemos, pois, dirigir-nos às pessoas e saudá-las, dizendo «muito bom dia!».

Vejamos alguns exemplos práticos: Boa tarde, Joana! Joana, boa tarde! Prezado Diretor, bom dia!

Bom dia! Que hoje seja tão iluminado quanto a minha vida depois que você chegou. Estou te mandando essa mensagem logo cedo para que você não se esqueça do quanto é importante para mim. Tenha um dia incrível!

Bom dia para você! Que seja um dia bem especial, com delicadezas, com gestos de carinho, com harmonia... mas acima de tudo que hoje o seu sorriso seja sua melhor companhia! Hoje seu dia será especial. Muito melhor que ontem e um aprendizado para amanhã.

Os homens enviam esses cumprimentos para mostrar que gostam de alguém. Se tiver afeição por ele, pode comemorar, já que isso indica que o boy já tem sentimentos mais profundos por você! Na maioria dos casos, eles não fazem isso com qualquer um, apenas com quem já entrou no coração deles.

Se a pessoa a quem se deu "Bom dia!" não deu resposta, algo pode estar indo mal no dia dela (ou seja, ele está tendo um "mau dia"). Então, é melhor esperar que ela se exponha; ou dar a ela o direito de se omitir.

Ponto de exclamação duplicado ou triplicado
Visa enfatizar e intensificar o sentimento que está sendo expresso. Sim!!

Ao escrever "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite" para alguém, não se esqueça do uso da VÍRGULA, pois ela é obrigatória com o uso do VOCATIVO (termo utilizado pelo falante para se dirigir ao interlocutor).

Bom dia, pela manhã, antes do meio-dia; Boa tarde, após o meio-dia e antes das 18h; Boa noite, após às 18h e antes da meia-noite.

Quando passa da meia-noite não é dia, é apenas outro dia, mas é madrugada. Bom dia só depois das cinco horas da manhã.

Embora a rigor signifique o momento exato em que começa um novo dia, a palavra “meia-noite” e suas traduções são fonte de potencial confusão (quanto a qual dia se referem – se ao que se inicia ou ao que acaba de terminar). Por essa razão, recomenda-se o uso preferencial dos horários 23h59 ou 00h01.

Não se trata de uma palavra, é uma expressão formada por duas palavras. “Bom” vem do Latim BONUS, “bom”. E “dia” vem do L. DIES, “dia”.

"Foram os astrônomos que, contando 24 horas seguidas, adotaram o princípio ao meio-dia. Ptolomeu fixou o início ao meio-dia, Hiparco à meia-noite e Copérnico novamente ao meio-dia. "Tal costume se perpetuou até o início do século 20, quando os astrônomos decidiram iniciar à meia-noite.

Todos um termo globalizante, inclusivo. Quando se diz “bom dia a todos”, a audiência feminina já está incluída. Portanto, se dissermos “bom dia, a todos e todas”, isso equivale a dizer “bom dia a todos e todas e a todas”, pois, no pronome indefinido “todos”, a audiência feminina já está incluída.