Quando a vida não tem sentido?

Perguntado por: raparicio . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.3 / 5 10 votos

A vida não tem sentido. Essa é a crença principal daqueles que experimentam o doloroso sentimento de 'viver por viver', o peso da injustiça e uma espécie de desconexão com tudo que os rodeia. É o que chamamos de vazio existencial.

O vazio existencial é um sentimento de apatia e desmotivação que faz com que as pessoas deixem de ver sentido em suas vidas. Em muitos casos, é experimentado por indivíduos que sofreram acontecimentos marcantes negativamente, como uma separação ou a perda abrupta de um ente querido, por exemplo.

A depressão, ansiedade, pânico ou qualquer condição de saúde mental não diagnosticada também pode estar por trás dessa sensação. Quando você começa a pensar que nada parece dar certo em sua vida, está na hora de parar o que você está fazendo e refletir.

Por definição, o termo anedonia significa falta ou perda da capacidade de sentir prazer ou satisfazer-se. Etimologicamente, pode ser traduzido por ausência de prazer.

Languidez ou lassidão é um termo usado para descrever um estado de vazio, falta de ânimo, um estado de espírito cansado diante dos acontecimentos do cotidiano e da vida. É um estado de apatia entre a depressão e a ansiedade. Na depressão, as pessoas sentem uma paralisação que suga as energias.

Aceitar as emoções, mesmo as desagradáveis, ajuda você a não escalonar ainda mais o que sente. Um exercício que pode ajudar neste momento é perceber se seus pensamentos estão dentro de um contexto de realidade, ou são apenas pensamentos. Deixe-os vir e ir embora, aprenda apenas a observar sem embarcar neles.

Quadros de estresse, depressão, ansiedade e até mesmo algumas doenças podem engatilhar sentimentos de insatisfação com a vida. Falta de interesse em socialização e a sensação de que as coisas não valem mais a pena também são indícios de alterações psiquiátricas.

A sensação de vazio é, na verdade, um aviso. Significa que você não está bem e precisa reavaliar a sua vida. Por mais desesperançosa que ela possa parecer, há sempre uma solução para os problemas.

Por outro lado, diferente da Depressão Patológica, uma Crise Existencial não exige a presença de muitos sintomas e pode ainda surgir a qualquer momento e sem nenhum motivo diretamente aparente.

De forma resumida, o sentimento de vazio é pensar que a nossa existência não tem fundamento; mesmo que a vida esteja boa e não haja motivos para esse devaneio.

Pra resumir, os autores afirmam que “coisas ruins tendem a acontecer” justamente em pessoas com níveis de neuroticismo elevado. Uma possível explicação para isso é que, de alguma forma, essas pessoas criam ativamente problemas para elas mesmas.

7 Dicas para obter uma nova perspectiva de vida e ir além

  1. 1 – Tire um tempo para si. ...
  2. 2 – Reflita sobre a sua trajetória. ...
  3. 3 – Faça coisas que te deem prazer. ...
  4. 4 – Enxergue todo o cenário. ...
  5. 5 – Pense em tudo o que deseja realizar. ...
  6. 6 – Repense a sua rotina. ...
  7. 7 – Dê o primeiro passo.

Valorize cada momento, observe cada detalhe, e será grato por tudo que vê e vive! Porque é um privilégio estarmos vivos e fazer parte dessa vida. Valorize tudo o que te traz paz e repreenda de tua vida tudo o que te rouba a paz de espírito!

Deus, na Sua grandeza que é própria, conhece todas as nossas necessidades e sabe tudo o que se passa em nosso coração. Deus não é indiferente a nada e nos dá meios para que alcancemos a sua graça. Isso também acontece quando o assunto é a depressão. Um desses meios é a própria Palavra de Deus.

A Bíblia nos mostra que os gigantes da fé também ficaram deprimidos, a exemplo de Jeremias, Elias, Jó, Jonas, Paulo e o próprio Jesus. Portanto, cristãos também podem ser atingidos por essa doença. Elias sentiu-se profundamente deprimido, mesmo depois de uma vitória sobre os profetas de Baal.

  1. Compartilhe suas emoções. A tristeza proporcionada pela depressão leva ao isolamento social. ...
  2. Procure acompanhamento psicológico. A depressão é uma doença atrelada à melancolia e à angústia sendo, portanto, um sofrimento psíquico. ...
  3. Tente dormir bem. ...
  4. Pratique meditação (Mindfulness) ...
  5. Procure fazer uma atividade física.

A perda global de emoções pode ocorrer após eventos que causam muita dor ao individuo, fazendo com que ele simplesmente não reaja a emoções e sentimentos. Segundo os psicólogos, as consequências podem ser muito graves, levando à depressão e até mesmo ao suicídio.