Quando se usa ofício?

Perguntado por: ogomes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

O ofício é uma correspondência. Nela, são veiculadas ordens, solicitações ou informações com o objetivo de atender a formalidades e produzir efeitos jurídicos. Assim, o documento representa a comunicação oficial do remetente para o destinatário, pois usa do canal escolhido pela lei ou pelas partes para esse fim.

Pergunto se tem algum ofício tipo referente a empresas, ou indicar a quem devo perguntar. Os ofícios são cartas dos departamentos do Estado Português. As cartas comerciais provêm das empresas. Obedecem a convenções, que variam segundo as épocas, os utilizadores e os países.

Ela vem do latim ex officio, que significa "por lei, oficialmente, em virtude do cargo ocupado". Se diz que o ato de um administrador público ou de um juiz foi "de ofício" quando ele foi executado em virtude do cargo ocupado: sem a necessidade de iniciativa ou participação de terceiros.

Ofício significa ocupação, emprego, função. É também uma atividade ligada a determinada profissão. Ex: Ensinar, é ofício do professor; tratar os doentes, é ofício do médico etc.

Ele é utilizado a fim de comunicar, requerer ou solicitar algo para determinado órgão público ou privado ou mesmo entre autoridades. Por ser um documento importante nas repartições, exige-se que sua linguagem seja clara e direta.

O ofício é o tipo mais comum de correspondência oficial expedido por órgãos públicos, em objeto de serviço. Seu destinatário, no entanto, além de outro órgão público, pode ser também um particular.

Os documentos oficiais são aqueles provenientes de atos oficiais, os quais apresentam atos da administração pública que produzem efeito jurídico, por exemplo, atos administrativos em geral, portarias, resoluções, editais, entre outros. Também os contratos e convênios podem ser considerados como documentos oficiais.

Por ser um documento oficial, por meio do ofício uma entidade se comunica com outra, com empresas privadas ou com pessoas físicas. Trata-se de um gênero formal, assim o ofício deve ser redigido seguindo a norma-padrão, e o seu conteúdo deve ser objetivo, claro, conciso e coerente.

Isso pois, pode ser que eventualmente seja necessário comprovar que você realmente deu conhecimento de alguma informação ao destinatário. E o seu ofício pode ser enviado por e-mail registrado através do AR Online, garantindo maior celeridade e segurança jurídica!

O papel sulfite, também chamado de apergaminhado, Off-Set ou papel ofício, é um papel que pode ser encontrado em várias cores, principalmente nas cores branca e, quando reciclado, bege.

Art. 481: O juiz, de ofício ou a requerimento da parte, pode, em qualquer fase do processo, inspecionar pessoas ou coisas, a fim de se esclarecer sobre fato que interesse à decisão da causa.

Realização de um ato processual pelo juiz, sem requerimento das partes.

A expedição de ofício, por sua vez, é um procedimento utilizado pelo juiz para solicitar informações ou providências a outros órgãos ou autoridades. Isso ocorre quando o juiz precisa de dados adicionais ou de cooperação de terceiros para o andamento do processo.

O ofício é composto das seguintes partes: número de controle, local e data, vocativo, corpo, anexos, fecho, assinatura do signatário e identificação do destinatário.