Quando se usa também?

Perguntado por: iximenes . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

Também é um advérbio na língua portuguesa e pode ter diferentes significados, de acordo com o contexto em que for inserido. Normalmente, este advérbio é utilizado para expressar a ideia de comparação, equivalência ou similitude. Exemplo: “Tu não foste ao cinema comigo e eu também não irei ao teatro contigo”.

Por exemplo: A sua pesquisa é clara e objetiva. Ela não só dirigiu a pesquisa como também escreveu o relatório.

Exemplo: Também (,) não poderemos nos descuidar da medidas preventivas.

Sinônimos de “também”
Idem; Bem como; Similarmente; Do mesmo modo.

Além disso: 2 além disso, ainda, mais, além do mais, ademais, inclusive, até, junto, juntamente, conjuntamente, outrossim.

A vírgula antes da conjunção e só tem vez se dois requisitos estiverem presentes: a conjunção e deve ligar orações com sujeitos diferentes; a falta da vírgula pode conduzir a uma leitura ambígua.

Conjunções coordenativas aditivas estabelecem relação de adição (positiva ou negativa). As principais conjunções coordenativas aditivas são “e”, “nem” e “também”.

Expressa uma adição: 1 e, e também, também, igualmente. Exemplo: Luana fala muito bem inglês como também francês.

As conjunções coordenativas aditivas são responsáveis pela união entre duas ou mais orações com a intenção de exprimir ideia de acréscimo ou adição de uma informação. Exemplos: ainda, mais, e, também, nem (e não), não só, mas também, como também, bem como, quanto (depois de tanto), além de (disso, disto, aquilo), etc.

como «exprimem um nexo aditivo» (idem, p. 567) entre as orações de uma frase, estabelecendo uma estrutura de coordenação copulativa: O João não só viu o livro como (também) o comprou. Ele leu não só o livro mas também a revista.

Indica adição; e até (geralmente antecedido por não só).

Há muitas frases como a apresentada no dia a dia: "te telefono", "te amo", "te pego mais tarde", etc, etc, etc. O problema de todas elas é a colocação pronominal, pois não se pode começar frase com pronome oblíquo átono (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes).

mas também, não só... como (também) são locuções conjuncionais correspondentes a uma expressão descontínua e estabelecem uma coordenação binária (com não mais de dois termos coordenados). O nexo semântico é o de adição entre esses dois termos.

2 a mulher, a senhora, a dona, a dama, a moça, a menina, a jovem, a garota, a cidadã, a pessoa.

A forma correta de escrita da palavra é também, com acento agudo na vogal e. A palavra tambem, sem acentuação gráfica, está errada. Também é, maioritariamente, um advérbio, indicando que alguma coisa é semelhante a outra ou que há adição e inclusão de uma coisa em outra.

O uso de sinônimos é uma ótima ferramenta para evitar repetições na redação de um texto. Ao utilizá-los, você conserva o sentido das frases e a ideia central da mensagem. Isso torna a leitura mais fluida e agradável, uma vez que a recorrência da mesma palavra pode empobrecer a qualidade da sua redação.

1 por exemplo, como, tal como, a título de exemplo, citando caso análogo, citando caso parecido, exempli gratia, verbi gratia, exemplificando, exemplificativamente.

No entanto, uma vez que a expressão "Além de" já cumpre esse papel o termo "também" é totalmente desnecessário no período do enunciado, no qual foi empregado realmente para dar ênfase, para isso não demandando estar entre vírgulas.

Quando tivermos não apenas a locução "mas" mas também uma construção que some ideias, como o "mas também", a vírgula é facultativa. Exemplos: Naquele ano, não só o Palmeiras mas também o Corinthians foram desclassificados.

2) As conjunções adversativas, que expressam oposição, como "mas" e seus equivalentes (porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto), são obrigatoriamente precedidas de vírgula. Exemplo: "O dia foi marcado, porém os alunos não poderão vir."

8 dicas para usar vírgula e não errar mais

  1. 1 – Para criar pausas no texto. ...
  2. 2 – Para separar duas frases. ...
  3. 3 – Para destacar modo, lugar ou tempo. ...
  4. 4 – Para criar listas. ...
  5. 5 – Para explicar algo no meio de uma oração. ...
  6. 6 – Para adicionar um vocativo. ...
  7. 7 – Para evitar redundância na frase. ...
  8. 8 – Para dar consequência à ação da frase.