Quando surgiu a primeira fábrica de chocolate no Brasil?

Perguntado por: ofigueiroa6 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Em 17 de setembro de 1891, os irmãos Franz e Max Neugebauer, junto com Fritz Gerhardt, fundaram, em Porto Alegre, a primeira fábrica de chocolates do Brasil: a Neugebauer Irmãos & Gerhardt.

Fábrica Bhering

Trata-se da Fábrica Bhering, no bairro do Santo Cristo, zona portuária do Rio. A Bhering era uma indústria alimentícia, fundada em 1880, a primeira fábrica de chocolates do país.

Em 1819 François-Louis Cailler instala, em Corsier-sur-Vevey, Suíça, uma das primeiras manufaturas de chocolate mecanizadas, criando assim a marca de chocolate mais antiga entre as que sobreviveram até os dias atuais.

Em 17 de setembro de 1891, os irmãos Franz e Max Neugebauer, junto com Fritz Gerhardt, fundaram, em Porto Alegre, a primeira fábrica de chocolates do Brasil: a Neugebauer Irmãos & Gerhardt.

Os primeiros imigrantes europeus trouxeram ao Brasil a receita do verdadeiro chocolate. E foi com essa receita que foi criado, em 1891, o chocolate Neugebauer.

Separamos cinco fábricas de chocolate pelo Brasil para que você tenha uma experiência doce do incio ao fim.

  1. Cacau Show – Itapevi, SP. ...
  2. Chocolate artesanal – Ilhéus, BA. ...
  3. Chocolate Araucária – Campos do Jordão, SP. ...
  4. Garoto – Vila Velha, ES. ...
  5. Lugano – Gramado, RS.

Em 17 de setembro de 1891, tradicional fábrica de chocolate era fundada por Franz Neugebauer, em parceria com seu irmão Max e com o sócio Fritz Gerhardt. Em 1887, Franz Neugebauer desembarcou em Porto Alegre.

Na trama, Willy Wonka, vivido por Gene Wilder, é o excêntrico dono da fábrica de chocolate guardada a sete chaves. Ele lança um concurso mundial para escolher cinco crianças para visitar a produção. Cinco bilhetes dourados são colocados em cinco barras de chocolate.

Mas a primeira barra de chocolate só nasceu em 1847, quando a empresa J.S. Fry & Sons misturou manteiga de cacau, cacau em pó e açúcar. Mais tarde, em 1875, o suíço Daniel Peter adicionou ao chocolate o leite condensado criado por Heinrich Nestlé (o nosso famoso Leite Moça hehehe).

Ernesto Neugebauer, 63 anos, sempre viveu do cacau. Começou aos 17 anos, como classificador das amêndoas na empresa fundada pelo bisavô — a Neugebauer, primeira fábrica de chocolate do Brasil, inaugurada em Porto Alegre em 1891.

Lançado em 1962, o Laka foi o primeiro chocolate branco do Brasil e logo tornou-se bastante popular, principalmente entre as mulheres.

Quantas empresas de Chocolate existem no Brasil? Existem 13.354 empresas ativas.

A Alemanha se tornou o país que mais produz chocolate em 2020. A exportação nesse ano foi de US$ 4.96 bilhões, ou cerca de 17% da exportação mundial total. A cidade de Colônia é frequentemente vista como a capital do chocolate no país.

Os 4000 anos de história do chocolate começaram na Mesoamérica antiga, o atual México. Foi aqui que as primeiras plantas de cacau foram encontradas. Os Olmecas, uma das primeiras civilizações da América Latina, foram os primeiros a transformar a planta de cacau em chocolate.

A empresa de maior destaque é a gigante Nestlé, segundo a Candy Industry. Em 2009, a receita líquida somou 11,393 bilhões de dólares. Com isso, a Nestlé ocupou o segundo lugar no ranking dos maiores produtores mundiais de chocolate e doces.

Avaliação sobre Chocolates Prawer Gramado. Descrição: Somos o primeiro chocolate artesanal do Brasil! Desde 1975 dedicados à arte de produzir chocolates com alto padrão de qualidade, feitos com arte, amor e atenção em cada detalhe.

A produtora suíça de chocolate Barry Callebaut interrompeu a produção em sua fábrica em Wieze, na Bélgica, no começo da semana, informou a empresa em comunicado na última quinta-feira (30). A fábrica de Wieze é a maior fábrica de chocolate do mundo, de acordo com o site de turismo do governo Visit Flanders.

Lacta é preferência nacional
De acordo com a pesquisa da Betway, a Lacta é a marca de chocolate mais consumida pelos brasileiros (37%). O segundo lugar é ocupado pela Nestlé (27%), seguida pela Hershey's (13%).

Entre 2020 e 2021, o consumo de chocolate pelos brasileiros só aumentou, sobretudo em casa. As pessoas estão comprando mais, e a Lacta é a marca que mais ganha com isso, pois o Bis continua sendo o produto mais comprado pelos amantes de doce neste formato.