Qual a fábrica de chocolate mais famosa do mundo?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

A empresa de maior destaque é a gigante Nestlé, segundo a Candy Industry. Em 2009, a receita líquida somou 11,393 bilhões de dólares. Com isso, a Nestlé ocupou o segundo lugar no ranking dos maiores produtores mundiais de chocolate e doces. Naquele ano, a companhia contava com 283.000 funcionários.

1. Alemanha. A Alemanha se tornou o país que mais produz chocolate em 2020. A exportação nesse ano foi de US$ 4.96 bilhões, ou cerca de 17% da exportação mundial total.

Maior empresa de alimentos do mundo, a suíça Nestlé lidera a primeira posição do ranking com uma participação de 44,1% no mercado de chocolates, segundo a Euromonitor.

Costa do Marfim e Gana são os dois maiores produtores de cacau, respondendo por cerca de 50% do cacau mundial, segundo o último levantamento da Statista. A Costa do Marfim é um país localizado no litoral ocidental do continente africano.

Equador

Equador. Embora a Bélgica possa reivindicar o posto de melhor chocolate do mundo, é o Equador quem reivindica os melhores grãos de cacau do mundo. Isso se baseia no que chamamos de rótulo 'Fine Aroma', que apenas 5% do cacau do mundo pode ser certificado.

A produtora suíça de chocolate Barry Callebaut interrompeu a produção em sua fábrica em Wieze, na Bélgica, no começo da semana, informou a empresa em comunicado na última quinta-feira (30). A fábrica de Wieze é a maior fábrica de chocolate do mundo, de acordo com o site de turismo do governo Visit Flanders.

FERRERO | Bombom Ferrero Rocher
Não por acaso é um dos bombons mais vendidos do mundo!

Os 4000 anos de história do chocolate começaram na Mesoamérica antiga, o atual México. Foi aqui que as primeiras plantas de cacau foram encontradas. Os Olmecas, uma das primeiras civilizações da América Latina, foram os primeiros a transformar a planta de cacau em chocolate.

Por que a Bélgica é considerada altamente rigorosa no controle de qualidade de seus chocolates. E esse controle de qualidade acontece desde meados de 1884, a fim de evitar que o sabor da iguaria seja adulterado pela adição excessiva de gorduras que não sejam provenientes do cacau.

Tem ovo de chocolate nos EUA? Sim, porém não como no Brasil. Nos Estados Unidos é comum encontrarmos ovos de chocolate bem pequenos, do tamanho do de uma galinha — além de outros doces tradicionais do país.

O chocolate mais caro do mundo é o Le Chocolate Box, de Simon Jewelers. Custando US$ 1,5 milhões, o doce é uma mistura de sobremesa e jóias.

Glorius

Chama-se Glorius, é feito em Leiria e custa 7.728 euros. No Dia dos Namorados, a Manhã da Renascença teve muito romantismo. Chama-se Glorius, é feito em Leiria, na fábrica da Daniel's Chocolate, tem a forma de um diamante e se o comer vai ficar mesmo a chorar por mais… é que custa 7.728 euros.

O chocolate Laka é o chocolate branco mais famoso da Lacta. Por ser puro, é ideal para quem curte apreciar bem o seu sabor, que é bastante intenso e adocicado. Além disso, chocolate branco Lacta possui um leve toque de castanha-de-caju, já que possui o ingrediente em sua composição.

São Paulo, São Paulo

Nesse contexto, segundo a Statista em 2021, a Suíça é maior consumidor de chocolate do mundo, com um consumo per capita anual de 11,6 kg. Não é à toa que esse país também é produtor de um dos melhores do mercado mundial.

Quem inventou o chocolate em pó e, depois, em barra foi o inventor Coenrad Van Houten em 1825. Ele criou uma prensa que permitia separar o licor da manteiga de cacau, assim, foi possível fazer um chocolate em pó mais saboroso que, junto com a manteiga, se tornava uma barra.

As primeiras fábricas de chocolate foram abertas na Espanha e na França no fim do século 16, época em que o chocolate era feito apenas com cacau e açúcar.