Quando tá gripado pode fazer cirurgia?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

No geral, um resfriado, tosse, dor de garganta, ou qualquer problema respiratório podem sim levar ao atraso ou cancelamento de um procedimento. As cirurgias que necessitam de anestesia geral apresentam maior risco de desencadear dificuldades respiratórias no pós operatório.

Recomendações: Comunicar-se com seu cirurgião, até a véspera da cirurgia, em caso de gripe, resfriado, coriza ou quaisquer sintomas que afetem a boca, o nariz ou a garganta. Evitar o uso de anticoagulantes dez dias antes da cirurgia, como por exemplo: ácido acetíl salicílico (AAS, Aspirina…) e ainda Ginko Biloba.

Em geral, recomenda-se a suspensão três dias antes do procedimento. Exemplos: AAS, ibuprofeno, naproxeno, diclofenado, meloxicam, piroxicam, celecoxibe etc.

Atualmente os materiais utilizados são muito resistentes, assegurando o fechamento nesse período crítico. É importante, contudo, entender que movimentos abruptos, como tossir, espirrar, levantar-se subitamente, abaixar para pegar objetos, por exemplo, exigem uma integridade da aponeurose e a resistência dos fios.

A combinação do cirúrgico com o clínico é a melhor opção às pessoas que sofrem de rinite alérgica.” Entre as possibilidades cirúrgicas estão a septoplastia – cirurgia realizada para corrigir o desvio de septo – e a turbinectomia – retirada parcial dos cornetos.

- Evitar todo e qualquer medicamento à base de ácido acetil-salicílico (AAS, Aspirina, Melhoral, Bufferin) ou qualquer medicação contendo ervas (Arnica, Ginko Biloba, etc.), com efeito, anticoagulante pelo menos 15 dias antes da cirurgia. Evitar também o uso de antiinflamatórios.

É até recomendado para evitar impurezas, contaminações e bactérias. Tome um banho tranquilo tanto no dia anterior à cirurgia. Se possível, tome outro banho horas antes do procedimento.

Em geral, uma gripe pode durar em média de 7 a 10 dias, com um período de incubação do vírus de até 4 dias, ou seja, o tempo entre contrair a doença e manifestar os sintomas. Para comparação, o período de incubação do novo coronavírus é de 5 a 14 dias.

A maioria dos resfriados costuma durar pelo menos quatro dias, mas essa média pode variar entre apenas dois ou até sete dias até que o corpo se recupere da infecção.

Os maiores riscos são os cardiovasculares e respiratórios. Sua incidência está diretamente relacionada ao estado de saúde prévio do paciente. Muitas dessas complicações podem ser previsíveis e prevenidas através da entrevista pré-anestésica.

Evite bebidas alcoólicas e cigarro
Por isso, o ideal é não fumar ou ingerir bebidas alcoólicas cerca de duas semanas antes da cirurgia.

Amoxicilina (500 mg) - 4 cápsulas (Via Oral: Tomar 2g uma hora antes do procedimento) Tomar 4 cápsulas uma hora antes do procedimento odontológico. Uso interno Azitromicina (500 mg) – 1 comp. Tomar 1 comp. 1 hora antes do procedimento.

Como no resfriado, na gripe a presença de secreções nasais e espirros é comum. Resfriado: É causado na maioria das vezes por rinovírus. Seus primeiros sinais costumam ser coceira no nariz ou irritação na garganta, os quais são seguidos após algumas horas por espirros e secreções nasais.

Alimentos gordurosos e difíceis de digerir
Em contrapartida, alimentos gordurosos e alguns grãos podem piorar a gripe por terem estruturas difíceis de serem quebradas e digeridas corretamente. Por conta disso, é recomendado evitar frituras, alimentos ricos em gorduras saturadas e carnes muito gordurosas.

8 dicas de como tirar catarro da garganta

  1. Gargarejo com água morna e sal. ...
  2. Aumento da ingestão de líquidos. ...
  3. Inalação de vapor e nebulização. ...
  4. Lavagem nasal. ...
  5. Cuidados com a alimentação. ...
  6. Uso de umidificadores de ambiente. ...
  7. Chás. ...
  8. Medicamentos com ação expectorante.

Você pode tossir, espirrar, ir ao banheiro. Isso não romperá os pontos.

5 alimentos que ajudam na cicatrização pós-cirúrgica

  • Água. Indispensável para qualquer condição, a água garante o bom funcionamento dos órgãos, principalmente dos rins, que acabam sendo sobrecarregados devido aos anti-inflamatórios usados durante a recuperação. ...
  • Sucos naturais. ...
  • Carnes leves. ...
  • Cenoura. ...
  • Folhosos verdes.

São ricos em açúcares, sódio, gordura hidrogenada, gordura trans, conservantes, corantes e adoçantes artificiais que também inflamam e prejudicam a cicatrização. Entre eles, estão salgadinhos, bolachas, macarrões instantâneos, sucos em pó ou néctares, refrigerantes, sorvetes, congelados e margarinas.