Quando tomar a vacina da leptospirose?

Perguntado por: iagostinho . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

A cada 6 meses: apesar da leptospirose fazer parte da vacina V10, a frequência ideal de imunização apenas contra esta doença é a cada 6 meses, então, nos intervalos de sua vacinação com V10, não se esqueça da vacinação contra leptospirose (Recombitek 4 Lepto).

No caso da leptospirose, devido ao número elevado de sorovares da bactéria causadora da doença, ter anticorpos contra uma variedade de L. interrogans não confere, necessariamente, proteção contra as demais formas do patógeno.

A forma direta se dá pelo contato direto com sangue, órgãos ou urina de animais infectados; enquanto a forma indireta ocorre pelo contato com água ou solo úmido contaminados com a urina dos animais infectados.

Indicada para vacinação de bovinos e suínos sadios, como um auxiliar na prevenção da Leptospirose nestas espécies. CONSULTE CONDIÇÕES DE ENTREGA. 12x de R$ 7,11 mais juros no pagseguro.

Colocar o lixo pouco antes da coleta realizada pelo Serviço de Limpeza Urbana. Fechar buracos e vãos nas paredes e rodapés para evitar a entrada de roedores nas casas. Manter ralos e vasos sanitários tampados com tampa pesada. águas da enchente ou do esgoto, procure imediatamente o Centro de Saúde mais próximo.

Como a leptospirose é transmitida? O contágio da bactéria se dá pelo contato com o animal ou a urina contaminada (de ratos, gambás, guaxinins) ou com secreções de um pet infectado.

São parecidos com os de outras doenças como gripe, febre amarela, dengue, malária, hantavirose e hepatites. Os principais são: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas (batata-da-perna).

Caso isso ocorra, corra para algum hospital especializado (ex: Emílio Ribas). Em geral os casos são leves sem grandes comprometimentos, sem precisar tomar medicamento algum, no entanto em alguns casos, a leptospirose pode ser fatal.

Considerando este período, o estado de São Paulo confirmou o maior número de casos confirmados ( 8.054), porém o estado do Acre apresentou o mai- or risco de adoecimento por leptospirose com incidência de 445,7casos/100.000 habitantes (Mapa 1).

Os resultados revelaram que, no período, foram registrados 42.310 casos confirmados de leptospirose no País, com média anual de 3.846 casos e prevalência de 1,9 a cada 100 mil habitantes.

O contato com água ou lama de esgoto, lagoas ou rios contaminados e terrenos baldios com a presença de ratos também podem facilitar a transmissão da leptospirose. Veterinários e tratadores de animais podem adquirir a doença pelo contato com a urina de animais doentes ou convalescentes.

5 – Ratos tem bexiga muito pequena. Sim, isso faz com que eles urinem em média 80 vezes por dia. Dois terços dos ratos transportam na urina o parasita causador da toxoplasmose.

Primeiro desinfete o local usando uma solução de água sanitária a 10% (uma parte de água sanitária para 9 partes de água) e pulverize todos os locais e objetos contaminados.

O período de incubação, ou seja, intervalo de tempo entre a transmissão da infecção até o início das manifestações dos sinais e sintomas, pode variar de 1 a 30 dias e normalmente ocorre entre 7 a 14 dias após a exposição a situações de risco.

Existem também algumas vacinas da rede privada que são exclusivas, ou seja, você só vai encontrar em clínicas particulares:

  • Dengue.
  • Herpes Zóster.
  • Febre Tifóide.
  • Meningocócica B.
  • Gripe Tetravalente.
  • Hexavalente Acelular.
  • Pentavalente Acelular.
  • Rotavírus Pentavalente.