Quando usamos o sufixo ISA?

Perguntado por: isilva2 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

REGRA: O sufixo 'isa' é formador de substantivos femininos.

Um sufixo é um elemento formador de palavras que se coloca depois do radical de uma palavra primitiva, alterando o seu sentido e classe gramatical. Através do uso de sufixos são formados substantivos, adjetivos, verbos e advérbios. Assim, classificam-se em sufixos nominais, sufixos verbais e sufixos adverbiais.

Isa é formado pelo diminutivo de nomes como Isabel ou Isadora, de origem hebraica e grega, respectivamente. Isa, no entanto, é também a variante árabe do nome Jesus, sendo considerado um nome masculino em alguns países.

A terminação -izar verifica-se quando se acrescenta ao substantivo o sufixo verbal -izar (canal + -izar = canalizar) ou quando se junta o sufixo -ar a substantivos terminados em -za, -ze ou -z (baliza > balizar, deslize > deslizar e matiz > matizar).

Verbos que derivam de palavras que já possuem a letra s, permanecerão grafados com s na palavra derivada e acrescentará o sufixo ar. Exemplos: preciso - precisar; análise – analisar; paralisia – paralisar. Verbos que derivam de palavras primitivas que não possuem a letra s, serão grafados com o sufixo izar.

A resposta parece simples a partir do momento em que constatamos que os verbos terminados em –isar são formados por palavras cujo radical termina em “s”. Logo, “ar” não representa um sufixo, mas sim a terminação verbal referente à primeira conjugação, uma vez agregada a este radical.

Usa-se o sufixo “IZAR” quando a palavra primitiva não tem “S” na última sílaba. Usa-se “ISAR” quando a palavra primitiva tem “S” na última sílaba.

O termo padaria vem «de pada + -aria», e pada, por sua vez, vem «do latim panata-, de pane-, "pão"».

Esta palavra é formada por um único constituinte morfológico, que é um radical (caminh-) para além do constituinte temático (-o) e do(s) sufixo(s) de flexão.

Este sufixo significa "filho de". Igual ao "De" ou "Di" na Itália, onde são comuns os De Rossi, Di Giovanni ou Di Carlo. Os sobrenomes que usam essa fórmula são denominados de "patronímicos".

A ISA - Sociedade Internacional de Automação (International Society of Automation, em inglês), anteriormente conhecida como Sociedade de Instrumentação, Sistemas e Automação (The Instrumentation, Systems, and Automation Society), é uma organização profissional sem fins lucrativos para engenheiros, técnicos, empresários ...

Podemos conhecê-lo apenas como diminutivo mas Isa é também nome próprio e é precisamente sobre esse facto que se debruça esta publicação.

a) os verbos terminados em ISAR são os que têm, no final de seus nomes correspondentes, o grupo is + vogal. Eis alguns exemplares: alisar / liso; catalisar / catálise; frisar / friso; avisar / aviso; paralisar / paralisia; revisar / revisão; visar / visão; guisar / guisado; pisar / piso; alisar / liso etc.

Sugestão: as palavras terminadas em -esa são adjetivos pátrios e títulos de nobreza no feminino. As terminadas em -eza são substantivos derivados de adjetivos.

O grafema s representa principalmente o som s. Contudo, assume a pronúncia z quando aparece no meio das palavras entre duas vogais: casa, mesa, liso, desânimo.

Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"

Sufixos. Os sufixos são afixos que formam palavras a partir de um morfema que sucede o radical. Assim, eles modificam o seu sentido e, principalmente, alteram a classe gramatical a qual pertencem. Os sufixos podem ser nominais, verbais e adverbiais.

Sufixo – O que é
Em gramática, sufixo é um afixo que se adiciona ao final de um morfema ou palavra. Opõe-se a prefixo. O sufixo é o responsável pela criação de outras palavras, as chamadas palavras derivadas. O Sufixo é a parte que vem depois do radical.

Continuar lendo Onde Isa Morais mora?