Quantas cervejas para cair no bafômetro?

Perguntado por: egouveia9 . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Tomar um copo de cerveja, uma taça de vinho, uma dose de cachaça, uísque ou vodca já são suficientes para que o bafômetro detecte a presença de álcool no organismo.

No entanto, existe um limite mínimo, para fins legais, que é de até 0,33 mg de álcool por litro de ar expedido nos pulmões. Até esse limite, o motorista está “apenas” cometendo uma infração de trânsito; a partir disso, já é considerado crime.

O álcool é metabolizado pelo fígado a uma taxa de cerca de 0,15 g/100mL/hora, ou seja, quase um quarto de cerveja por hora, dependendo da quantidade ingerida, pode levar de 30 minutos a 3 horas para ser completamente eliminado do organismo.

12 horas

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), alguns testes de alcoolemia podem detectar rastros de álcool até 12 horas após a ingestão. Por isso, o recomendado é aguardar 12 horas para assumir o volante. Estudos indicam que cerca de 90% do álcool consumido é absorvido na primeira hora.

Mas afinal, quantos gramas de álcool têm em uma lata de cerveja? Pesquisas realizadas nas bebidas nacionais apontam que uma lata de cerveja ou um caneco de chope com 350 ml podem apresentar de 14 a 17 gramas de álcool e teor alcoólico de 5%.

Até 0,04 mg/L = condutor liberado; Entre 0,05 mg/L a 0,33 mg/L = infração gravíssima; Igual ou superior a 0,34 mg/L = crime de trânsito.

Beba bastante água.
Hidrate-se ao longo do dia antes de começar a consumir álcool. Além disso, intercale ambas as bebidas.

Alguns testes de alcoolemia utilizados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) podem detectar traços de álcool até 12 horas depois do consumo. Mas esse período pode ser maior, chegando a 24 horas, a depender da quantidade consumida de bebida alcoólica.

Não, ingerir esses alimentos não corta o efeito. O álcool exige do nosso corpo um tempo para fazer a metabolização (que ocorre no fígado) e o doce ou o café não irão interferir nesse processo.

Tente beber um copo d'água para cada bebida alcoólica ingerida. É difícil fazer isso, e você vai fazer bastante xixi, mas tente. A hidratação é fundamental para manter as funções cerebrais adequadas.

Beba água ou café.
O consumo de café e de água pode ajudar a reduzir o bafo de álcool. A água repõe a hidratação perdida pelo consumo de bebida alcoólica e estimula a salivação, que diminui o cheiro alcoólico em seu hálito. O café tem um aroma forte, que pode disfarçar o cheiro desagradável da bebida.

Como podemos ver, enganar o bafômetro é totalmente impossível. Isso ocorre pois o álcool presente no sangue vira vapor em seus pulmões, e os aparelhos são sensíveis a ponto de identificar pequenas quantidades de bebida alcoólica. A melhor forma de “enganar” o bafômetro é só uma: não beba antes de dirigir.

A resposta para essa pergunta é: não! Não existe limite no bafômetro, uma vez que a política adotada no Brasil é de tolerância zero. O que confunde grande parte das pessoas é a existência de uma margem de erro de 0,04 mg/L relativa à aferição do equipamento utilizado para medir a concentração de álcool no organismo.

Cada lata de cerveja possui aproximadamente 10g de álcool, ou seja, o limite de consumo seria 1,8 lata por dia. Porém, a comunidade médica considera como limite diário 6g de álcool.

Teor Alcoólico: 5,0 % vol. Heineken possui coloração dourada, sabor frutado, intenso, marcante e refrescante. Puro Malte e única sem conservantes no Brasil. Produzida com ingredientes 100% naturais e importados.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que homens devam consumir, no máximo, 700 mililitros de cerveja por dia, o que equivale a duas latinhas de cerveja. Já as mulheres, o recomendado são 350 mililitros de cerveja por dia, o equivalente a uma latinha por dia.