Quantas espigas de milho tem um pé?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 5 votos

Quantas espigas produz um pé de milho? Todo nó da planta tem potencial para produzir uma espiga, exceto os últimos seis a oito abaixo do pendão ( conjunto de ramos, cheios de pequenas flores, que aparece no alto do pé de milho).

O tempo de colheita do milho é curto, entre 120 a 180 dias após o plantio, sendo que as espigas já estão maduras cerca de 50 dias após a floração, quando ficam secas e os cabelos ficam amarronzados.

Logo, fica evidente que o número de espigas para compor um saco de milho pode variar em função da cultivar, entretanto, normalmente valores próximos a 350 espigas são necessárias para compor um saco de 60 Kg de grãos de milho.

Atualmente utiliza-se despendoar (retirar o pendão) a fêmea para possibilitar a polinização cruzada e assim colher essas linhas para semente que serão F1 (Figura 3).

Espaçamento e densidade
Uma prática comum no cultivo do milho tem sido o espaçamento reduzido entre as plantas na lavoura e entre as linhas de semeadura. A distância entre as linhas do milho passou de 80 para 45 a 50cm na última década.

O valor da saca do milho está cotado hoje em R$ 58,69.

O negócio é rentável, e para plantar milho, dependendo do seu objetivo, nem é necessário uma grande propriedade. Muitos pequenos e médios agricultores investem no cultivo e vendem a produção local, ou regionalmente. Outra realidade é a das grandes lavouras, que produzem esta cultura destinada também à exportação.

Os produtores podem produzir até três safras de milho no Brasil por ano. Isso torna o país o único entre os grandes produtores a colher três safras e produzir milho o ano todo. A primeira safra é considerada uma cultura de verão e, geralmente, é mais produtiva e rentável.

Após o plantio do milho deve-se cultivar uma espécie aproveitadora de resíduos como: amendoim, soja ou centeio. Após a colheita das plantas aproveitadoras, devem-se cultivar plantas recuperadoras de solo como: adubação verde, feijão de corda e batata doce.

Em pleno desenvolvimento, o consumo médio de água é em torno de 5 a 6mm/dia, o que corresponde a um quantitativo de 50 a 60 mil litros de água por hectare/dia.

Irrigação. A produtividade do milho verde é diretamente afetada pela falta de água, resultando em queda na produção e espigas de tamanho pequeno. O agricultor deve considerar o uso de irrigação para garantir uma produção de milho verde o ano todo, sem se preocupar com o período de escassez de água.

De acordo com a Conab, a produtividade média de milho no Brasil foi de 4.366 kg/ha na safra 2020/2021.

Todo nó da planta tem potencial para produzir uma espiga, exceto os últimos 6 a 8 nós abaixo do pendão. Assim, uma planta de milho teria potencial para produzir várias espigas, porém apenas uma ou duas (caráter prolífico) espigas conseguem completar o crescimento.

Pressupõe-se de 4 a 7 espigas por kg de milho. Obviamente, quanto mais grãos por espiga e/ou mais pesado cada grão, menos espigas seriam necessárias para alcançar o peso de 1kg.

Quanto tempo o milho leva para soltar o pendão? A emissão do pendão acontece dois a quatro dias antes da exposição dos “cabelos”. De 10 a 12 dias após o aparecimento do pendão, cerca de 70% das espigas apresentam exposição dos cabelos. O período de liberação do pólen estende-se por uma a duas semanas.

90 dias

O milho verde pode ser considerado uma hortaliça, em virtude do tempo de sua permanência no campo até o momento da colheita, que é de aproximadamente 90 dias no verão e de 100 dias no inverno.