Quantas figuras de som existem?

Perguntado por: rmorais2 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

A Figuras de Som pode ser classificada em quatro tipos: aliteração, assonância, onomatopeia e paronomásia.

As figuras de som ou harmonia são aquelas que utilizam a reprodução, repetição ou imitação de vogais e consoantes para intensificar a expressividade do texto. Esse tipo de figura de linguagem enfatiza os fonemas – sons elementares produzidos pelos nativos de determinada língua durante a formação de palavras.

A Figuras de Som pode ser classificada em quatro tipos: aliteração, assonância, onomatopeia e paronomásia.

É por meio da altura que podemos distinguir um som agudo (fininho, alto), de um grave (grosso, baixo). A altura de um som musical depende do número de vibrações. As vibrações rápidas produzem sons agudos e os lentos sons graves.

A altura é a qualidade que nos permite diferenciar os sons agudos dos sons graves: o som alto é um som agudo e o som baixo é um som grave.

São cinco os elementos formadores do som, e são articulando esses cinco elementos que se criam músicas: timbre, intensidade, altura, densidade, duração.

São exemplos os fonemas que expressam, por exemplo, o som do riso: hahahaha, kkkkkk, rsrsrs. Do grego, o termo “onomatopeia” (onomatopoiía) é formado pelos vocábulos “onoma” (nome) e “poiein” (fazer”), que significa “criar ou fazer um nome”.

Na concepção de César (2009), os elementos sonoros dividem-se em: palavra, música, efeitos sonoros e silêncio.

As principais Figuras de Linguagem são Metáfora, Símile, Analogia, Metonímia, Perífrase, Sinestesia, Hipérbole, Elipse (ou Zeugma), Silepse, Hipérbato (ou Inversão), Polissíndeto, Antítese, Paradoxo, Gradação (ou Clímax) e Personificação (ou Prosopopeia).

Elas são classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística. Cada uma desempenha um papel relacionado com os elementos presentes na comunicação: emissor, receptor, mensagem, código, canal e contexto.

Sons altos são aqueles que apresentam grandes frequências, também chamados de sons agudos. Os sons baixos, por sua vez, são aqueles que apresentam baixas frequências, tratando-se, portanto, de sons graves. Intensidade: A intensidade do som diz respeito à quantidade de energia que a onda sonora transmite.

Onomatopeias são palavras que procuram imitar aproximadamente sons e ruídos gerados por alguma ação ou aqueles emitidos por objetos, animais e fenômenos da natureza.

Quando a onomatopeia imita algum som como “atchim” (espirro), “cof, cof” (tosse), “trim trim” (telefone), “tic-tac” (relógio) e “toc-toc” (batida na porta), diz-se que ela é uma onomatopeia pura.

As Notas Musicais são sete: DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI. Representadas por monossílabos, elas são utilizadas na composição de músicas. Como um alfabeto musical, permitem agregar as frequências dos sons, viabilizando a composição musical ou, em outras palavras, uma combinação que gera melodia.

Podemos dizer que um som é do tipo agudo, grave ou médio dependendo da sua frequência. A frequência de sons é medida em hertz(Hz), número de vibrações da onda por segundo.

Dentre eles se acham: ritmo, melodia, harmonia, timbre, textura e forma.

O Globo, 10-03-05 “Groan!”é onomatopeia de um gemido. Na TQ, o humor se deve à representação icônica de um grande e sonoro gemido, observável pelo tamanho dos tipos gráficos e a repetição do fonema /O/.

Sensação e bem-estar e relaxamento
Um beijo apaixonado faz muito bem para o cérebro, pois estimula a produção de substâncias químicas capazes de aumentar os batimentos cardíacos, para em seguida trazer a grata sensação de prazer, tranquilidade e bem-estar, causando um relaxamento positivo do corpo e da mente.

chomp — nhac (mordida); hey — ei (oi); wow — uau (admiração);

Conheça as 4 Caracteristicas do Som: Volume, Altura, Duração e Timbre

  • Volume. O volume é a medida da intensidade do som, ou seja, o quão alto ou baixo ele é percebido. ...
  • Altura. A altura é a característica do som que nos permite distinguir entre sons graves e agudos. ...
  • Duração. ...
  • Timbre.

onda mecânica

O som é classificado como uma onda mecânica (precisa de um meio de propagação), longitudinal (possui a propagação paralela à vibração) e tridimensional (propaga-se em todas as dimensões).