Quantas mandíbulas temos?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.2 / 5 10 votos

A estrutura responsável pela abertura da boca divide-se em duas partes: a maxila (maxilar superior) e a mandíbula (maxilar inferior). Esses ossos vitais trabalham em sincronia para ajudar você a comer, falar e fazer expressões faciais. A mandíbula é o único osso móvel do crânio.

Nos vertebrados, a mandíbula é o componente móvel (se movimenta nos três planos: sagital, frontal e transversal) do crânio que forma a parte inferior da cabeça. Em zoologia, por vezes, usa-se a palavra maxilar (por exemplo, maxilar inferior, nos mamíferos) para designar também a mandíbula.

A estrutura responsável pela abertura da boca divide-se em duas partes: a maxila (maxilar superior) e a mandíbula (maxilar inferior). Esses ossos vitais trabalham em sincronia para ajudar você a comer, falar e fazer expressões faciais. A mandíbula é o único osso móvel do crânio.

O estalo que acontece no maxilar está relacionado com a articulação temporomandibular (ATM), que pode caracterizar um sinal de dano ao disco articular ou nos ligamentos da ATM. O disco articular impede que os ossos tenham contato direto, amortecendo o impacto da mandíbula, enquanto falamos, mastigamos e bocejamos.

Crocodilo-do-nilo

1 – Crocodilo-do-nilo
Como dissemos anteriormente, o crocodilo-do-nilo lidera o ranking da mordida mais forte do mundo. Porém, por incrível que pareça, este animal não tem forças para mastigar. Então, ele leva a presa para a água e gira o próprio corpo até rasgar os pedaços de carne e engoli-los inteiros.

O crocodilo marinho é uma das espécies mais ferozes e perigosas de todo o reino animal. De acordo com alguns estudos, este réptil é o dono da mordida mais poderosa que existe. Sua mandíbula é a mais potente do mundo, com uma capacidade comprovada de 541,3 quilos por centímetro quadrado de força.

A força média da mordida humana é cerca de 30 kg por polegada quadrada, na região dos molares.

Fêmur: osso mais longo do corpo humano. É responsável por formar a coxa. Patela: osso que forma o joelho.

O osso frontal é o único osso que forma a testa.

Os zigomáticos são os ossos que formam as proeminências das bochechas, ou malares.

O deslocamento da mandíbula é causado ocasionalmente por uma lesão, mas normalmente é causado pela abertura excessiva da boca (por exemplo, ao bocejar, morder um sanduíche grande, vomitar ou durante um procedimento dentário).

Como é a dor na mandíbula de infarto? A dor na mandíbula associada ao infarto é acompanhada por uma sensação de sufocamento que irradia do tórax para a região do pescoço. Ela também pode afetar o lado interno do braço esquerdo, ambos os lados da mandíbula e o maxilar.

Ás vezes, a mandíbula pode voltar ao lugar sem que seja necessário tratamento, no entanto, se isso não acontecer, pode ser necessária a intervenção de um dentista, ou outro médico, que vai colocar a mandíbula de volta no local, puxando-a para baixo e inclinando o queixo para cima, de forma a reposicionar o côndilo.

O dentista é o principal especialista indicado para avaliar e diagnosticar estalos na mandíbula ou maxilar, que muitas vezes são sinal de disfunção temporomandibular (DTM). Existem ainda dentistas especializados em DTM e dor orofacial, que podem realizar um tratamento mais individualizado.

Sintomas do Deslocamento

  1. Dor na mandíbula;
  2. Sensibilidade;
  3. Dificuldade em engolir e ao falar;
  4. Endurecimento e inchaço no maxilar;
  5. Dormência na face e incapacidade de fechar a boca;
  6. O paciente pode ainda ter a sensação de que os dentes não estão alinhados de forma adequada;

Sim! O tratamento para a disfunção temporo mandibular (DTM) pode exigir o uso de aparelho fixo sim, mas também de placas miorrelaxantes e até mesmo cirurgias. Alguns casos requerem também atuação de outras áreas, como fisioterapia e fonoaudiologia.

As mordidas humanas são feridas potencialmente perigosas e constituem uma importante causa de morbidade devido à natureza polimicrobiana da saliva humana inoculada na ferida e o risco que representa para a transmissão de doenças infecciosas.

Com seus 42 dentes e uma força descomunal, o pet pode alcançar uma potência total de 200 quilos. Ou seja, a mordida dele pode ser comparada a uma pressão de 200 quilos nos poucos segundos em que sua boca fecha no membro de uma eventual vítima.