Qual alimento transmite Salmonella?

Perguntado por: oqueiroz . Última atualização: 6 de janeiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

A Salmonella está dispersa no meio ambiente e pode ser ingerida por meio de alimentos contaminados com fezes de animais, o que acontece, por exemplo, ao se comer carnes e ovos crus ou mal passados ou quando não se lava as mãos antes de cozinhar ou manipular alimentos.

A carne de animais de consumo, o leite e os ovos são os principais veículos de transmissão de Salmonella. Estes alimentos, quando insuficientemente cozinhados, permitem a sobrevivência da bactéria.

Por isso, a única forma de saber que os sintomas são devido à infecção pela bactéria é por meio de exames laboratoriais, em que é feito o isolamento da bactéria no vômito, fezes ou no alimento que foi consumido.

A contaminação dos ovos por salmonela se dá, inicialmente e na maioria das vezes, através da casca. Tempo e temperatura de armazenagem são fatores fundamentais para que as salmonelas passem da superfície da casca para as estruturas internas do ovo (Staldeman, 1986; Silva, 1995).

De acordo com nutricionistas, para eliminar o risco da salmonela, os ovos devem passar por um processo de cozimento - fritos por três minutos de um lado e dois minutos de outro, a 120°C; ou cozidos por sete minutos em água fervente.

Os dois surtos da bactéria E.
...
Veja abaixo:

  1. Leite e sucos sem pasteurização. THINKSTOCK. ...
  2. Brotos ou germinados (de soja, feijão, alfafa etc) crus. ...
  3. Carne malpassada (inclusive hambúrguer) ...
  4. Frutas e vegetais que se vendem lavados ou cortados, "prontos" para comer. ...
  5. Ovos crus ou semicrus. ...
  6. Ostras e outros moluscos crus.

Os produtos de cacau não são os únicos ingredientes que podem introduzir Salmonella no chocolate. Como foi apresentado por Morasi et al. (2022), amêndoas, manteiga de cacau e o próprio chocolate (produto final), podem estar contaminados com diferentes sorotipos de Salmonella.

A carne bovina é um alimento que pode ser responsável pela transmissão de bactérias patogênicas como as que pertencem ao gênero Salmonella, um dos microrganismos mais freqüentemente envolvidos em casos e surtos de enfermidades de origem alimentar.

Higienize vegetais deixando-os mergulhados em um litro de água com hipoclorito de sódio ou uma colher de chá de água sanitária. Ovos e carnes - especialmente as de aves, mais sujeitas à contaminação - devem ser bem cozidos ou assados. Prefira consumir leite pasteurizado ou fervido ao invés de leite cru.

Cuidados para evitar a Salmonella
Lave sempre as mãos, antes, durante e depois de manipular ou consumir alimentos. Lave bem os alimentos antes de consumir, especialmente frutas e verduras. A carne deve ser bem cozida ou assada. Os ovos devem ser bem cozidos.

Para prevenir a transmissão da salmonela, a estratégia mais comum é consumir a carne de frango depois de um cozimento a pelo menos 70°C, temperatura capaz de matar a bactéria.

Leite e produtos lácteos têm sido associados a casos e surtos de salmonelose em vários países. No Brasil, há muitos relatos sobre a ocorrência de Salmonella spp. em queijos, principalmente frescais, como o Minas frescal, e artesanais, como o de coalho e o colonial.

Além disso, antes de utilizar o ovo, confira se a casca está intacta. Caso ela esteja com rachaduras, o melhor a se fazer é jogar fora. Isso porque a casca rachada pode ser um sinal de que o alimento está contaminado com o vírus da salmonella.

O ovo é um alimento especial, riquíssimo em nutrientes essenciais para a saúde, versátil e seguro. A maioria dos ovos não é contaminada por Salmonella spp. ou outros microrganismos, mas seu alto consumo, por vezes associado ao cozimento insuficiente, tornaram este alimento uma recorrente preocupação de saúde pública.

“As pessoas acreditam que a salmonela costuma aparecer apenas em determinada parte do ovo, o que não é verdade. Ela pode aparecer na casca, na clara e na gema. Não se deve comer ovo cru nem utilizá-lo desta forma.”

Claras em neve, perfeitas!
Esse aquecimento elimina a contaminação por salmonela e outras bactérias que fazem mal à saúde. Tudo isso, sem cozinhar e sem perder todos os benefícios contidos na clara in natura.

A aparência viscosa, alteração da cor e o cheiro forte são indicativos de que a comida ou sobremesa está estragada, o que pode acontecer mesmo dentro da geladeira.

Para facilitar a compreensão do assunto, o post foi dividido em três tópicos principais:

  • Contaminação Biológica;
  • Contaminação Química;
  • Contaminação Física.

Quais são os principais tipos de contaminação? Embora existam muitos cenários que possam ocasionar a contaminação de alimentos, a maioria se enquadra nas seguintes categorias: biológica, química, física ou cruzada.

No dia 14, a Anvisa proibiu a comercialização, distribuição, importação e o uso dos produtos da marca Kinder, que são alvo de alerta e recolhimento internacionais. A medida vale para os lotes fabricados na Bélgica pela empresa Ferrero.