Quantas vezes podemos sonhar em uma noite?

Perguntado por: rgoulart . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

Pesquisas com exames de eletroencefalograma mostram que temos de cinco a seis ciclos de sono e cada ciclo passa pelas fases 1, 2, 3 e REM. Quando atingimos a fase REM, sempre temos pelo menos um sonho. Dessa forma, em média, sonhamos de cinco a seis vezes por noite.

O ser humano sonha todas as noites e várias vezes, mas só consegue se lembrar se acordar durante o sono REM, ou melhor, a fase do sono em que a maioria dos sonhos ocorre. O sono é composto por quatro principais ciclos por noite: a fase de sonolência, o sono leve, o profundo e o REM.

Cada sonho pode durar de alguns segundos até uma hora. Os sonhos ocorrem durante o período chamado de REM (rapid eye movements), chamado de “rápido movimento dos olhos”. Um sonho normal, em média, dura cerca de 10 a 40 minutos. O enredo de um sonho está vinculado com os nossos medos, preocupações, desejos, etc.

Sonhos premonitórios são aqueles que são concretizados na vida real. Você já sonhou com alguma situação e depois ela realmente aconteceu? Então, se você já passou por isso é porque você teve a experiência de um sonho premonitório, que também podem ser chamado de precognitivo.

Drauzio – Existem pessoas que não sonham? Flávio Alóe – A não ser que estejam sob medicação ou tenham alguma doença orgânica, todas as pessoas sonham de quatro a seis vezes numa noite normal de sono. Os antidepressivos podem inibir o sono REM no início do tratamento, mas aos poucos ele vai sendo recuperado.

Somente quando acordamos durante ou logo após o sono REM é que a memória de um sonho ainda se mantém. Há evidência de que certos neurónios que estão ativos durante o sono REM podem suprimir ativamente as memórias dos sonhos. Esses neurónios produzem a hormona concentradora de melanina, que ajuda a regular o sono.

Sonhos lúcidos são aqueles em que você está consciente de que está sonhando. Diferentemente dos sonhos comuns, nos quais você age de forma automática e não questiona a realidade ao seu redor, nos sonhos lúcidos você possui a capacidade de reconhecer que está em um mundo onírico e pode exercer controle sobre ele.

Quando sonhamos, nosso cérebro tenta resolver os problemas que nos ocupam durante o dia. Dormir pode ser a solução para um problema que não conseguimos resolver. Além disso, um sonho pode ser um reflexo fiel ou, na maioria dos casos, simbólico do que ocupa a nossa mente, de nossos medos e de nossos desejos.

Como nossos sonhos normalmente não se repetem, basta sonhar a mesma coisa duas ou mais vezes para que seja considerado recorrente, disse Barrett. Eles são mais comuns na infância, mas podem durar até a idade adulta.

Quem nunca viveu uma situação inusitada enquanto dormia? Até aí, ok. O problema mesmo é lembrar dos sonhos. Nem todas as manhãs nós acordamos lembrando do que sonhamos e isso é completamente normal.

Os sonhos são uma maneira excelente por meio da qual Deus derrama profecias pelo mundo. Ouvi bem – disse ele – o que vou dizer: Se há entre vós um profeta, eu lhe aparecerei em visão; eu, o Senhor, é em sonho que lhe falarei (Números 12,6).

Nos sonhos, ler e escrever é quase impossível
Como estamos em sono profundo no momento do sonho, várias partes do cérebro não estão tão ativas, impossibilitando esse tipo de ação tão corriqueira. Por isso, muitas pessoas falam que, para descobrir se você está sonhando, deve tentar ler alguma coisa.

Durante o sono REM, o corpo está paralizado mas a atividade cerebral é bem próxima àquela de quando estamos acordados. Devido a essa atividade intensa, o sonho pode nos assustar a ponto de nos acordar. Em outras palavras: a emoção é tão grande, que acaba despertando o seu corpo.

- O quarto é mais raro, são os chamados de 'grandes sonhos'. Eles servem de orientação para toda uma fase da vida da pessoa e incluem os sonhos de infância e também os decisivos. Na opinião da psicanalista, eles não são comuns, mas são bem possíveis.

O especialista explica que nosso cérebro tenta nos proteger de alguns sentimentos considerados perigosos, deixando-os “presos” no inconsciente. Enquanto dormimos, a “porta” que divide a parte consciente da inconsciente se abre e, é a partir desse encontro que os sonhos e pesadelos são formados.

De acordo com os especialistas em interpretação de sonhos, sonhar com a pessoa amada pode ter vários significados. Em alguns casos, esses sonhos podem representar o desejo de estar perto dessa pessoa novamente ou de reviver um momento especial que foi compartilhado.

Quando você deita para descansar após um dia corrido e começa a rolar de um lado para o outro na cama por vários minutos, você já sabe: mais uma noite sem dormir direito.

O REM é o último estágio do ciclo do sono, que dura cerca de 20 minutos cada e é nele que os sonhos acontecem. Nesse momento nosso batimento cardíaco acelera e ocorrem as chamadas “paralisias do sono”, pois o cérebro bloqueia os neurônios motores para que o corpo não reproduza os movimentos ocorridos nos sonhos.

De acordo com os cientistas, o problema ocorreu porque, atualmente, os hábitos de sono não são bons. Quando dormimos pouco, por exemplo, o sono REM pode nem chegar a acontecer; já itens que interrompem a noite de sono, como despertadores, atrapalham e até impedem os sonhos.

Sonhar com ex-namorado no geral pode significar que há assuntos pendentes entre vocês dois, que ainda há algo para vocês resolverem. Esse sonho pode ser um sinal para que você não cometa os mesmos erros do seu passado novamente. Muitas vezes um namoro acaba, mas sentimentos continuam.