Porque o bebê acorda várias vezes à noite?

Perguntado por: rbarros . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Os primeiros meses do bebê são muito importantes para garantir que as crianças desenvolvam bons hábitos de sono à noite. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que bebês não sabem dormir sozinhos, por isso o bebê acorda chorando várias vezes à noite.

Ele vai acordar a cada três horas, mas caso não acorde sozinho, a mãe deve intervir. É importante destacar que as mamadas ocorram, pelo menos, de 8 a 12 vezes durante as 24 horas do dia. Normalmente, após os 6 meses, quando a criança está com bom desenvolvimento, já não há mais a necessidade das mamadas noturnas.

Algumas formas de criar uma rotina para dormir são:

  1. Fazer uma massagem relaxante;
  2. Dar um banho antes de dormir;
  3. Amamentar à meia-luz;
  4. Reduzir a luz do quarto;
  5. Ligar o ruído branco;
  6. Cantar uma canção de ninar;
  7. Contar uma historinha.

Os despertares noturnos acontecem por vários motivos , desde a falta de rotina , fome , frio / calor , dentição , doença , cólicas , refluxo , associação negativa seja pela necessidade de dormir sendo amamentado através do aleitamento materno ou mamadeira, sendo ninado ou até acostumado a dormir no colo .

Felizmente, a partir dos três meses de idade, seu filho começará a dormir melhor e a tirar menos sonecas durante o dia. A maioria dos recém-nascidos precisa de cerca de 16 horas de sono por dia, mas os horários variam muito.

Algumas ervas, como camomila, valeriana (erva-dos-gatos) e erva-cidreira, além de servirem para chá, podem ser usadas para fazer um travesseiro de ervas e também serem incluídas no banho, para ajudar o bebê a relaxar e dormir melhor.

Em vários casos, o desconforto físico é o causador do problema. Um quarto muito quente ou frio, por exemplo, faz o corpinho despertar e chamar por ajuda. O mesmo acontece com a fralda que vaza, como a famosa e indesejável explosiva. Cólicas e até uma gripe ou virose levam a um bebê que não dorme a noite inteira.

Use os chamados barulhos brancos (white noises), ou outras músicas de ninar, e movimentos como um balanço suave para o bebê embalar no sono, ou emendar um ciclo de sono em outro, sem despertar completamente.

O melhor horário para o bebê dormir à noite é entre 20h e 21h. Ao pegar no sono nesse período, a criança terá mais chances de atingir todas as fases do ciclo circadiano e se desenvolver melhor. Além disso, a probabilidade do bebê dormir a noite toda é maior.

O bebé deve tomar banho todos os dias e a hora ideal para o fazer é ao final do dia. Isto porque o banho tem normalmente um efeito calmante e é a altura do dia em que é mais provável estarem presentes a mãe e o pai. Se, pelo contrário, o banho tem um efeito excitante no seu bebé, prefira fazê-lo durante a manhã.

Com 6 meses aos 9 meses o bebê começa a formular palavras bilabiais como “dada”, “gugu” e a partir de 1 ano podem estar falando palavras como mamãe, vovô entre outras mais simples.

Outras estratégias para relaxar o bebê antes de dormir incluem:

  1. Com uma bola de Pilates. Essa atividade pode ser utilizada em bebês com mais de 3 meses de vida, que é quando ele já consegue segurar melhor o pescoço. ...
  2. Dar um banho. ...
  3. Fazer uma massagem. ...
  4. Colocar músicas calmas. ...
  5. Barulho contínuo.

A gente sabe que a vida do bebê dentro da barriga da mãe é a maior mordomia. O neném não sente frio, nem fome, não precisa tomar banho, não tem que trocar fralda e nada de trabalho. No entanto, se engana quem acredita que ele está ali de férias, só aproveitando a folga. Nada disso.

Tempo de Sono por Idade
Mas existe uma media esperada e adequada do sono do bebê, que é considerado saudável para seu desenvolvimento e crescimento. 1º mês – O Bebê recém-nascido dorme em torno de 16 a 20 horas por dia. Diminuindo para 16 a 18 horas por dia no primeiro mês.

6 dicas para dar um banho relaxante no bebê

  1. Deixe tudo pronto antes. ...
  2. Deixe o bebê enrolado em uma fralda de pano. ...
  3. Faça massagens antes do banho. ...
  4. Atenção à temperatura da água. ...
  5. Experimente aromatizar o ambiente. ...
  6. Tente manter o corpinho dele embaixo d'água.

Calmantes não são indicados para bebês menores de 1 ano de vida, mas a partir dessa idade, os remédios homeopáticos, conhecidos também como florais, podem ser recomendados para o bebê que seja muito agitado e que as técnicas não funcionam.

Camomila: Além do efeito calmante, essa erva ajuda na saúde digestiva e da pele. Manjericão: Para relaxar e aliviar as cólicas. Hortelã: Contra resfriados e vias aéreas congestionadas.