Quanto mais grosso o fio maior a corrente?

Perguntado por: erebelo8 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 13 votos

Dependendo da intensidade da corrente conduzida, os fios devem ter uma espessura apropriada: maior corrente significa a necessidade de usar fios mais grossos. Um fio mais fino também significa uma dificuldade maior para a corrente passar, ou seja, uma certa resistência.

Quanto maior a espessura, maior a capacidade de isolamento da tensão elétrica. Os cabos elétricos também podem ter diferentes graus de flexibilidade conforme a área transversal do condutor.

Caso se tente passar uma corrente elétrica maior do que o cabo suporta, haverá perda de energia e aquecimento, o que pode ser perigoso. É por esta razão, por exemplo, que o fio do chuveiro elétrico é mais grosso que o fio que se utiliza para a ligação de luminárias.

Nesse caso, um fio de 6mm é indicado para circuitos com corrente máxima de 36 Ampères (A). Os cabos elétricos são utilizados para instalações onde há uma carga elétrica maior, como prédios ou restaurantes.

Quanto mais fino for o fio condutor, maior será a sua resistividade.

Sendo assim, fios mais grossos poderiam ser utilizados para diminuir a perda de energia, fato esse que não ocorre em razão do alto custo e também pela grande quantidade de material que seria utilizado.

O cabo azul claro é utilizado para condutores neutros.
Isso é o que faz a corrente elétrica fluir e estabelece a referência para circuitos de 127V. Fio azul na instalação elétrica.

Além de servir de referência para criar uma tensão de 127V, o fio neutro tem a função de fechar o circuito elétrico. Portanto, a corrente que vem da rede elétrica pelo fio fase passa pelo aparelho e retorna pelo neutro.

Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².

O cabo de 4,0mm² chega a suportar 32A dependendo do método de instalação.

Para isso você deve utilizar a seguinte fórmula: Iz = Ic x Fc.

  1. Iz – (o valor da corrente de condução do condutor corrigida), ou seja, o valor que queremos encontrar.
  2. Ic – (o valor da corrente de condução do condutor na tabela), ou seja, 24A.
  3. Fc – (fator de correção), ou seja, 0,65.

Um fio de seção nominal maior possuirá menor resistência a passagem de corrente, esquentará menos e consequentemente consumirá menos energia.

Um cabo 10mm é indicado para circuitos com corrente máxima de 50 Ampères (A).

O cabo de 16mm é muito utilizado para entrada de quadros de energia elétrica, por ter a bitola necessária para a instalação, dando o suporte na variação da potência na corrente elétrica.

Fio 6mm. Esse é um fio mais resistente e por isso é indicado para o uso daqueles equipamentos que precisam de mais potência, como é o caso do chuveiro elétrico.

Quando um circuito é composto de cargas unicamente trifásicas, como motores por exemplo, tende a existir um equilíbrio e o neutro vai ter corrente sempre próxima a zero e neste caso, o cabo de neutro pode ser mais fino que o cabo de fase, afinal só vai ter corrente no neutro em casos de pequenos desequilíbrios de fase.

prata

O elemento mais eletricamente condutor é a prata , seguido pelo cobre e ouro. A prata também tem a maior condutividade térmica de qualquer elemento e a maior refletância de luz.