Quanto tempo a Contracep começa a fazer efeito?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

O tempo médio da concepção (para pacientes com capacidade para tal) após a suspensão do medicamento é de 10 meses, com uma variação de 4 a 31 meses, independentemente da duração do uso. Pacientes em terapia com Contracep® 150 mg apresentaram tendência de aumento de peso durante o tratamento.

Quanto tempo o anticoncepcional injetável faz efeito no organismo? De um a três meses, dependendo do método escolhido7. Já a volta dos períodos e da fertilidade pode levar até um ano após parar de tomar as injeções, dependendo do tipo de contraceptivo injetável e podendo também variar de mulher para mulher7.

LEVA APENAS ALGUNS MINUTOS
A injeção funciona da mesma forma que outros métodos anticoncepcionais hormonais, como a pilula, exceto pelo fato de ter um efeito de um a três meses, dependendo do tipo.

Contraceptivo injetável
Contando da data da primeira injeção não tomada: 23% a 35% das pessoas engravidam em 3 meses.

4 substâncias que cortam o efeito do anticoncepcional

  1. Alguns antibióticos. Embora muitas pessoas pensem que os antibióticos interferem na eficácia da pílula anticoncepcional, a verdade é que a maioria dos antibióticos não interfere. ...
  2. Anticonvulsivantes. ...
  3. Barbitúricos. ...
  4. Álcool.

Na maioria das mulheres que utilizam Contracep® 150 mg, observa-se uma modificação do seu padrão de sangramento menstrual (por ex.: sangramento irregular ou imprevisível, raramente, sangramento contínuo ou abundante). No início do tratamento pode ocorrer hemorragia ou sangramentos pequenos entre as menstruações.

Contracep 150 mg é um anticoncepcional injetável de ação prolongada, que deve ser administrado em intervalos de 12 a 13 semanas, sendo no máximo a cada 13 semanas (91 dias). O uso de Contracep 150 mg é eficaz para prevenir a gravidez em 99,7% dos casos, tendo uma taxa falha de 0,3%.

O primeiro ciclo, tanto com a pílula oral como com injetáveis, deve ser preservado por haver ainda o risco de gravidez. À partir do segundo ciclo com uso contínuo, a mulher já estaria protegida de engravidar.

Na maioria das mulheres que utilizam Contracep®150 mg, observa-se uma modificação do seu padrão de sangramento menstrual (por ex.: sangramento irregular ou imprevisível, raramente, sangramento contínuo ou abundante). No início do tratamento pode ocorrer hemorragia ou sangramentos pequenos entre as menstruações.

A injeção trimestral é administrada a cada três meses, ou seja, a cada 90 dias. Também necessita de receita médica e só pode ser administrada em farmácias. No caso da injeção anticoncepcional trimestral, ela é composta apenas de hormônio progesterona, podendo ser utilizada até por mulheres lactantes.

Segundo a dra. Rebeca Gerhardt, o único método contraceptivo que pode provocar ganho de peso a longo prazo, segundo comprovação científica, é a injeção trimestral.

olá, sim, existe a possibilidade de gravidez.

Como usar o Contracep? A ampola de Contracep® 150 mg deve ser vigorosamente agitada por 15 segundos antes do uso para garantir que a dose a ser administrada represente uma suspensão uniforme. Recomenda-se o uso da agulha 30x7 ou 30x8. O local da aplicação não deve ser massageado após a aplicação.

Esse sangramento geralmente dura apenas um ou dois dias e ocorre aproximadamente uma semana após a ovulação, a qual acontece cerca de duas semanas antes do período menstrual.

Então, sim, é possível engravidar tomando pílula anticoncepcional. Inclusive porque existem diversos fatores que podem diminuir a sua eficácia e, às vezes, resultar em uma gravidez indesejada.

Muitas pessoas têm dúvidas em relação à existência de período fértil em pessoas que recorram a anticoncepcional oral, mas a resposta é não, quem toma pílula anticoncepcional de maneira regular não tem período fértil, dado que não há ovulação e, por conseguinte, não há óvulo para ser fecundado.

Amoxicilina não interfere com o efeito do anticoncepcional.

Quando as mulheres continuam a usar Contracep® 150 mg, poucas apresentam sangramento irregular e muitas apresentam amenorreia (ausência da menstruação) por até 18 meses ou até por períodos mais longos, sem necessitar de outra terapia.

Para ter a maior certeza possível de que não haverá risco de gravidez, o ideal é que a primeira pílula seja ingerida no primeiro dia de menstruação.

Saiba que, caso o uso da injeção anticoncepcional tenha sido feito durante as primeiras semanas da gestação, normalmente não há riscos para o bebê.